Captar alunos envolve um conjunto de estratégias com a finalidade de atrair leads e transformá-los em matriculados. Se chegou até aqui, provavelmente, já aprendeu o beabá sobre gestão escolar e também já entendeu a importância de um ambiente escolar atrativo.
Agora, é hora de colocar a mão na massa e começar a vender! Para que isso ocorra, algumas técnicas são necessárias. Neste texto, reunimos 9 delas para você.
Captar alunos: 9 técnicas eficazes
1- Invista em uma escola completa
Acredite, o simples fato de oferecer um ambiente moderno, colaboradores atenciosos e qualificados, grande oferta de cursos, conteúdo programático de alta qualidade com níveis do iniciante ao avançado; ajuda a captar alunos.
Entenda que quando o futuro aluno procura uma escola profissionalizante não está apenas atrás de qualificação para o mercado de trabalho, ele também almeja vivenciar experiências que possam aprimorar o seu conhecimento e o transforme em um profissional mais completo e diferenciado.
Portanto, o gestor escolar precisa inovar sempre na sua escola. Principalmente na atualização de cursos conforme a demanda do mercado. Além disso, é importante disponibilizar um constante treinamento para a equipe escolar, a fim de manter uma estrutura moderna, conservada, receptiva e um atendimento excelente.
2-Forneça bolsas de estudo e descontos
Oferecer aos futuros alunos benefícios de bolsas de estudo e descontos atraentes são estratégias eficazes para despertar o interesse dos que estão em busca de cursos profissionalizantes de qualidade, mas com preços acessíveis.
O gestor pode oferecer as bolsas por meio de sorteios ou campanhas limitadas. Já os descontos, podem ser oferecidos em promoções sazonais ou para os pagamentos realizados até o vencimento da fatura, demonstrando uma oportunidade exclusiva para novos alunos.
Lembre-se, os benefícios são estratégias para a captação de novos alunos e, consequentemente, mais lucros. Portanto, o gestor precisa estar atento ao controle financeiro para calcular corretamente a quantidade de bolsas e o percentual de descontos a oferecer para não descompensar no faturamento e as contas a pagar.
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3-Busque convênios de estágios e emprego
A escola profissionalizante pode buscar parcerias com empresas públicas e privadas, que disponibilizem aos seus alunos estágios remunerados na área em que estão sendo qualificados.
O gestor pode buscar também oportunidades de emprego nas empresas parceiras priorizando a participação de seus alunos nos processos seletivos abertos. Lembre-se que uma boa captação depende dos benefícios de valor que você pode oferecer.
Vale ressaltar que essas parcerias devem ser feitas com empresas que atuam em áreas compatíveis às dos cursos profissionalizantes oferecidos na escola e com referências no mercado de trabalho.
4- Ofereça benefícios exclusivos em empresas parceiras
Outra dica para atrair novos alunos é firmar parcerias ou convênios com empresas parceiras para oferecer descontos e benefícios exclusivos aos matriculados da sua escola profissionalizante.
Nessa ação você estará fidelizando seus antigos alunos e também captando novos. Veja um exemplo: sua escola pode aderir um convênio com uma academia próxima, oferecendo ao seu aluno vantagens como isenção de matrícula ou desconto nas mensalidades durante o período vigente de contrato.
Outros convênios podem ser feitos em restaurantes, farmácias, lojas, livrarias, cinemas, teatros, locadoras, entre outros estabelecimentos.
5-Atividades extras
Oferecer atividades extras ajuda tanto na fidelização dos alunos veteranos, como na captação de novas matrículas. Promover ciclos de palestras com temas atuais ministradas por especialistas da escola profissionalizante é um exemplo de atividade extra que atrai muitos participantes.
Além disso, realizar eventos na própria escola como workshops e cursos gratuitos pode ser uma oportunidade de promover sorteios de bolsas de estudo e descontos em mensalidades no caso do participante efetivar sua matrícula em algum curso profissionalizante.
No final das palestras e eventos extracurriculares, é interessante pedir a participação do público para sugerir novos temas para os próximos eventos e também fornecer alguns dados pessoais para um contato futuro.
6- Cases de sucesso
Reúna depoimentos de ex-alunos e dos atuais que relatem como o curso profissionalizante da sua escola foi importante para sua formação profissional e como ajudou para se destacar em sua profissão.
Histórias de sucesso sempre incentivam novos alunos, principalmente quando apontam conquistas de cargos importantes ou de carreiras bem-sucedidas após a formação na escola profissionalizante.
Os depoimentos podem ser divulgados em diversos canais de comunicação como jornais, revistas e mídias digitais por meio de campanhas de curta duração para evitar o desgaste da publicidade.
Ressaltando que, para qualquer divulgação de imagem de aluno é necessário a prévia autorização por escrito dando ciência e autorizando a veiculação sua imagem para os devidos fins.
7-Forme uma equipe de vendas eficiente
Uma equipe comercial bem treinada e acolhedora tem o poder de transformar visitantes em alunos matriculados. Porém, para isso, o gestor precisa investir em treinamentos de técnicas de vendas, prospecção e atendimento, equipamentos e material de divulgação adequados, para que o primeiro contato resulte em uma nova matrícula para a escola.
Monte uma equipe com colaboradores que tenham facilidade em se comunicar com diversos públicos e por meio das redes sociais, além de terem persuasão em vendas e simpatia para cativar um potencial aluno.
Mesmo que o visitante não efetue de imediato sua matrícula, ele levará em consideração o atendimento acolhedor e atencioso que recebeu na sua escola, podendo retornar então futuramente após se decidir sobre sua qualificação.
8- Use o potencial do Inbound Marketing para captação
Usar a internet como aliada para captação de novos alunos proporcionará também ao gestor a oportunidade de consolidar a marca da instituição no mundo digital.
Por isso, não use o marketing digital para publicar apenas banners promocionais ou links sobre os cursos, pois desta forma você não estará estimulando e atraindo o futuro aluno para saber mais sobre sua escola profissionalizante.
Para um marketing mais eficaz e atrativo adote o Inbound Marketing que tem como propósito induzir o aluno a buscar mais informações sobre a escola profissionalizante, e não o fluxo contrário. Desta forma, o gestor irá fortalecer o nome da sua escola na internet de forma sutil e ao mesmo tempo marcante.
Como exemplo para você começar a usar o Inbound Marketing, crie e disponibilize nas redes sociais conteúdos motivacionais, divertidos e educativos, de forma que o visitante sinta-se estimulado e interessado por mais conteúdos que o faça decidir por um curso profissionalizante.
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9-Incentive a publicidade dos atuais alunos para captar mais
A publicidade feita pelos próprios alunos da escola é uma das técnicas de captação de novas matrículas mais eficientes. Não existe forma de impulsão melhor do que um aluno atual satisfeito com curso e com a escola profissionalizante.
De acordo com que o aluno matriculado for se familiarizando com a escola e se sentindo importante. Principalmente, acolhido, atualizado ao mercado de trabalho e contente com sua formação profissional. Com certeza, ele se tornará um fã da escola e passa indicá-la para os conhecidos.
Mesmo se aluno passar dificuldades durante o curso, ele ainda poderá falar positivamente da escola. Ao sentir-se amparado pela gestão escolar que se preocupou em resolver seu problema.
Portanto, seja qual for a situação, a escola precisa cuidar dos seus alunos com atenção e dedicação. Com isso, eles não deixarão de reconhecer suas qualidades e valores e recomendarão com uma instituição de excelência.
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8 comentários
Muito bom, ótimo conteúdo!
Parabéns pelo material, boas dicas.
Ficamos felizes em ajudar, Jorge! Não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro do universo do ensino interativo e da gestão escolar. 😃
Olá, quero montar uma empresa que capta alunos para escolas profissionalizantes, faculdades e outros. Quais dicas vocês tem para me passar, pois, amei as suas dicas e meu Parabéns!
Oi, Caio. Tudo bem?
Adoramos que você gostou do conteúdo.
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Gostei muito do conteúdo!!! Temos uma escola técnica aqui na Baixada Fluminense e as dicas foram de grande valia!
Ficamos felizes em ter ajudado, Idalia. Já conhece nossa metodologia de ensino? Preencha seus dados e um dos nossos licenciados pode apresentar a Evolua a você: http://sejalicenciado.evoluaeducacao.com.br/
Parabéns gostei do conteúdo.
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Realmente hoje no marketing digital temos que ficar
sempre antenados as novidades do mercado,
acompanhando tudo que aparece para somar em nossas
estratégias.
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Vou ficar acompanhando o site para mais notícias como
essa.
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Abraços.