O que são atividades extracurriculares e como usá-las para atrair alunos?

Muitos gestores escolares sabem o quanto é importante unir esforços para aumentar a captação de alunos. Nesse sentindo, as atividades extracurriculares são uma estratégia interessante que pode dar bons resultados.

Esse formato de aula complementar não é só aplicável para escolas profissionalizantes, mas também para as regulares. O problema é que grande parte dos gestores escolares ainda foca apenas na grade comum de disciplinas por falta de conhecimento ou por não verem benefícios.

As atividades extracurriculares são bastante eficientes para educar, agregar e fixar conhecimentos. Além disso, podem influenciar outros aprendizados que não ocorrem em sala de aula e não estão disponíveis na grade curricular.

Se você administra uma escola, esta é a oportunidade para entender como as atividades extracurriculares podem ajudar a aumentar na captação e retenção de alunos.

Neste artigo vamos explicar como a estratégia funciona, além de grandes ideias para colocar em prática na sua escola.

Por que as atividades extracurriculares ajudam a aumentar a captação de alunos?

Como já falamos anteriormente, as atividades extracurriculares são muito eficientes para captação de alunos. Um dos motivos para isso é que ter um aprendizado continuado na mesma escola desperta mais interesse dos alunos, por otimizar o tempo de estudo e locomoção.

As aulas são diversificadas e mais divertidas. Além disso, os estudantes ficam mais motivados com o desenvolvimento de habilidades. O aprendizado vai além de passar longas horas na sala de aula. Além disso, ajudam a trabalhar habilidades individuais, gerar sociabilização e aumentar o autoconhecimento. Tudo isso faz com que o aluno interaja mais, ganhe autoconfiança e até mesmo descubra sua vocação.

No entanto, se você pensa que as atividades extracurriculares servem apenas para motivar os alunos, está enganado! Na realidade, quando esse tipo de atividade é executado acaba acontecendo uma sequência de reações positivas.

A seguir, vamos conhecer algumas das opções mais procuradas por alunos de diversas faixas etárias:

Dicas de atividades extracurriculares que você pode oferecer na sua escola:

1. Cursos de informática

O que são atividades extracurriculares e como usá-las para atrair alunos?

O que são atividades extracurriculares e como usá-las para atrair alunos?

Em plena era da tecnologia, oferecer conhecimento básico ou domínio de alguns softwares, hardwares e ferramentas da internet é fundamental para fortalecer a política de inclusão digital e também para preparar o aluno para um futuro profissional.

Dessa forma, você pode oferecer, por exemplo, cursos que abordem o sistema operacional Windows, Pacote Office e Internet Explore,  nos níveis básico, intermediário e avançado. Programas como Word, Excel e Power Point são bastantes úteis para os alunos nos trabalhos escolares e também em atividades profissionais, por isso são muito procurados.

Os cursos de informática conseguem obter um bom índice de engajamento dos alunos, pois o aprendizado acontece, na maior parte do tempo, na prática. Se a metodologia for por meio do ensino interativo, o aprendizado fica ainda mais individualizado, inteligente, dinâmico e lúdico.

2. Curso de matemática

Para os apaixonados ou não por matemática, ter um curso extracurricular é sempre interessante e proveitoso. Estudar a disciplina além das aulas regulares contribui muito para reforçar o conhecimento ou eliminar dúvidas.

Oferecer um curso de ensino interativo facilitará e aumentará muito mais o aprendizado em matemática. Porque nesse tipo de metodologia o aluno exercita seus conhecimentos cumprindo desafios que exigem raciocínio e emprego das principais operações matemáticas.

Procure implantar uma atividade extracurricular em matemática que motive e divirta o aluno enquanto ele aprende e pratica a disciplina. A escolha certa da metodologia irá influenciar muito na adesão dos alunos.

3. Cursos profissionalizantes

 

Cursos Profissionalizantes são ótimas opções de atividades extracurriculares.

Cursos Profissionalizantes são ótimas opções de atividades extracurriculares.

Com a reforma no Ensino Médio, o estudante poderá optar por uma formação profissional dentro da carga horária do ensino médio regular. Sendo assim, os cursos profissionalizantes passam a ser uma ótima opção para escolas regulares oferecerem formação profissional a seus alunos no contraturno.

É importante fazer um levantamento das profissões que estão em alta no mercado de trabalho antes de oferecer os cursos. Por exemplo, os cursos e certificações nas áreas de Tecnologia e Negócios são alguns dos mais demandados.

Para ajudar na adesão dos cursos pelos alunos, explique a eles a nova proposta do Ensino Médio, bem como a importância e os benefícios de começar desde jovem a se preparar para o futuro profissional.

4. Curso de idiomas

As escolas brasileiras, normalmente, possuem aulas de línguas estrangeiras como Inglês e Espanhol. Mas, reforçar o aprendizado e também oferecer outros idiomas por meio de atividades extracurriculares pode aumentar a captação de alunos.

Atualmente, as pessoas sabem a importância de falar um segundo idioma depois da língua nativa. Portanto, quando a escola disponibiliza aulas extras para aprender um idioma novo, consegue agregar mais valor e atrair os alunos para o aprendizado.

Mais uma vez, o ensino interativo se encaixa no melhor formato para você atrair seus alunos. Por meio dessa metodologia, seus alunos irão aprender o segundo idioma de uma maneira divertida, individualizada, dinâmica e autossuficiente.

Além isso, os ganhos pessoais para os próprios alunos são indiscutíveis: mais oportunidade de emprego, conhecimentos sobre uma nova cultura e maior habilidade na fala, escrita e leitura.

Esses são alguns exemplos de atividades extracurriculares que você pode implementar na sua escola e aumentar a captação de alunos. Para aumentar as chances de engajamento, faça uma pesquisa com os estudantes para saber quais cursos eles têm mais interesse em fazer. Desta forma, seus investimentos poderão ser mais assertivos.

Aproveite e baixe nosso material educativo para aprender a identificar o perfil do seu aluno, e assim, ter mais sucesso em matrículas o ano todo.

Deixe uma resposta