Ambiente escolar: Como deve ser a infraestrutura da minha escola profissionalizante?

Ambiente escolar organizado, bonito, limpo e diferenciado é o primeiro passo para captar novos alunos. Afinal, na maioria dos casos, a primeira impressão é a que fica. Neste artigo, vamos ensinar tudo sobre ambiente escolar para que você deixe a sua escolha acolhedora.

Ambiente escolar: entenda qual a importância

Imagem: divulgação

Antes de mais nada, entenda que a escola é um ambiente social. Ou seja, mais do que proporcionar aprendizados, é onde alunos, instrutores, diretores e colaboradores criam laços.

Por isso, o ambiente escolar tem que permitir que as interações pessoais sejam o mais agradável possível.

Já parou para pensar que é na sua escola que os alunos desenvolvem habilidades, capacidades e adquirem conhecimento de forma autônoma?

É nela também que os seus colaboradores passam boa parte de seus tempos. Se a infraestrutura da sua escola não for adequada, tanto o processo de aprendizagem do aluno, como a convivência entre funcionários serão prejudicados.

O ambiente escolar engloba três vertentes: infraestrutura da escola, design e a convivência interpessoal. Todos esses elementos compõe o ambiente escolar e podem ou não proporcionar ao aluno e à equipe escolar uma ótima experiência de ensino e trabalho.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou um estudo que analisou a relação entre a infraestrutura da escola com a aprendizagem dos alunos, na América Latina. Ele revelou que a falta de estrutura na escola prejudica a aprendizagem.

Dentre os 200 mil alunos observados em 16 países, a constatação foi óbvia: alunos com acesso à escola cujas estruturas são melhores possuem um desempenho maior em relação àqueles que estudam em locais com estrutura comprometida.

Como projetar um ambiente escolar adequado aos alunos

Imagem: divulgação

Aconchegante: os ambientes da sua escola devem ser aconchegantes, de forma que os alunos se sintam concentrados nos momentos de aulas ou estudos.

Personalize os espaços de acordo com a faixa etária dos estudantes. Lembrando que toda a composição do ambiente escolar é importante, desde a cor das paredes, mobília e objetos decorativos.

Estimulante: sua escola deve ter um ambiente que estimule diversas habilidades nos alunos, inclusive a criatividade. Acrescente elementos visuais, como imagens e pinturas temáticas, para que os alunos se sintam mais estimulados aos novos aprendizados profissionais.

Móveis confortáveis: atente-se aos móveis com tamanhos inadequados e desconfortáveis. Eles atrapalham muito o rendimento dos alunos em sala de aula, deixando-os dispersos e com pouca concentração para aprender.

As mesas, por exemplo, devem ser amplas e ter uma altura adequada para que os estudantes tenham espaço e mantenham a postura correta.

Iluminado: a iluminação é um dos pontos fundamentais de um ambiente escolar. Primeiramente, é preciso aproveitar a iluminação natural, através de janelas amplas, cortinas claras e telhas transparentes.

Invista também em uma boa iluminação artificial, especialmente nos ambientes de estudos, como salas de aula e laboratórios.

Climatizado: assim como a iluminação, a ventilação e climatização também são pontos importante de um ambiente escolar. Um lugar fresco e arejado contribuí para o aconchego e concentração na hora dos estudos.

A ventilação natural também deve ser aproveitada fazendo com que os espaços internos permitam a circulação de ar. Além disso, planeje espaços externos que possam ser aproveitados para o aprendizado teórico ou prático.

Silencioso: Uma característica importante de um ambiente de estudo é o silêncio. Planeje corretamente as áreas de convívio e as de estudo, para que não fiquem próximas.

Para ajudar você a se organizar e começar ainda hoje as mudanças no ambiente da sua escola, fizemos este Checklist: Organize sua escola e retenha mais alunos totalmente gratuito:

Clique aqui e baixe o material!

Melhore ou invista em tecnologia escolar

Imagem: divulgação

O investimento com tecnologia também deve ser incluído no planejamento do ambiente escolar. A tecnologia ajuda a despertar o interesse dos alunos, aumentar o rendimento das aulas e melhorar o aprendizado.

É importante ter computadores modernos e versões de softwares atualizadas, bem como disponibilizar um serviço de internet de qualidade.

A tecnologia usada para as aulas também deve ser verificada, como o acesso a contas pagas de sites, aplicativos, jogos e outros conteúdos multimídias. Esses recursos são essenciais para tornar o aprendizado mais proveitoso, dinâmico e interativo.

Em contrapartida tenha a preocupação de não investir em programas, recursos ou equipamentos tecnológicos que não irão favorecer o aprendizado e rendimento dos alunos.

O ideal é pesquisar e avaliar antes o aproveitamento e os resultados que a tecnologia dará a escola e aos alunos, antes de investir.

Conclusão

Como vimos, o ambiente escolar é parte essencial de uma boa gestão e influencia diretamente na satisfação e rendimento dos alunos.

Portanto, é importantíssimo que as mudanças no ambiente escolar sejam estudadas, analisadas e priorizadas somente aquelas que irão trazer os melhores benefícios. Agora que você chegou aqui, aproveite para continuar aprendendo!


Saiba aqui como ter uma secretaria escolar que impacta positivamente no ambiente

Como o ambiente escolar impacta a retenção de alunos?

Uma resposta para “Ambiente escolar: Como deve ser a infraestrutura da minha escola profissionalizante?”

  1. Enedir Terezinha de Almeida Gomes disse:

    Boa tarde…
    Preciso urgentemente de um modelo de projeto pronto sobre organização do ambiente escolar, “escola plena” para desenvolver com os alunos. Será que é possível disponibilizar pelo meu E-mail

    agradeço antecipadamente desde já

Deixe uma resposta