Como promover treinamento para instrutores em sua escola profissionalizante?

5 dicas de como treinar instrutores para sua escola profissionalizante

desenvolvimento de negócios

Veja agora dicas de como treinar instrutores para sua escola profissionalizante

Os instrutores de cursos profissionalizantes, hoje, são responsáveis pela capacitação de diversos alunos e profissionais que irão para o mercado de trabalho colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Não apenas por isso o treinamento para instrutores e sua constante atualização é muito importante, mas também porque o sucesso de uma escola profissionalizante depende muito da capacidade de seus profissionais de reter a atenção desses alunos.

Ao promover o treinamento, capacitação e reciclagem desses profissionais, alguns aspectos muito relevantes devem ser levados em conta. Veja abaixo as melhores dicas para um treinamento de qualidade para os instrutores da sua escola profissionalizante:

Conscientize o instrutor para entender os alunos da escola individualmente

Muitas vezes, o instrutor não entende o porquê de um determinado aluno ficar disperso enquanto outro está ativo e participando da aula. Para resolver esse problema, é preciso conhecer os diferentes perfis de alunos existentes e saber lidar com cada um deles. Um treinamento com foco nesse tipo de questão de ordem psicológica e de aprendizado vai melhorar sensivelmente o aproveitamento em sala de aula. Além de evitar que o instrutor se desdobre excessivamente para prender a atenção de uma sala inteira.

como treinar instrutores

Ofereça oportunidades de aprimoramento

Diferente do que acontece nas escolas de ensino regular, a grade de conteúdo de cursos profissionalizantes está em constante mudança. Afinal, eles formam pessoas para o mercado de trabalho. Por esse motivo, o instrutor deve estar atualizado e ainda ter experiência suficiente para prever mudanças nesse mercado. Além, claro, da capacidade de compartilhar o conhecimento de forma clara.

Ser capaz de promover a discussão, a reflexão e a pesquisa também é uma qualidade mais que desejável. Leve isso em conta, ao pensar em um treinamento.

Deixe clara a importância do treinamento para instrutores

A escola deve deixar bem claro o que espera de cada profissional e de que forma o treinamento pode contribuir para que ele atinja esses resultados para si e para a instituição. Se essa comunicação de objetivos for bem feita, os instrutores terão mais facilidade em aceitar o treinamento como algo positivo. Além disso, é necessário que o treinamento reforce essas questões, de modo a mantê-lo interessado e ativo durante todo o processo.

5-dicas-de-como-treinar-instrutores-para-sua-escola-profissionalizanteReconheça quem trabalha bem

Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido, não é mesmo? Esse reconhecimento pode ser feito de diversas maneiras: com elogios em reuniões, premiações e outras. É muito importante que isso seja um fator motivador para o instrutor dedicado e que faça com que os demais queiram seguir o mesmo caminho. Se perceber empenho, elogie a força de vontade do profissional e seu esforço para se aperfeiçoar!

Quer montar uma equipe escolar excelente? Aqui, te mostramos como.

Invista em novos talentos

Buscar novos profissionais no mercado de trabalho pode ser uma boa solução para melhorar o ensino de sua escola. Procure por instrutores com uma boa formação, além de todas as outras características já descritas aqui. Ao lidar com um profissional melhor capacitado, poderá vir da sua própria equipe o interesse em participar do treinamento para instrutores. Um bom funcionário deve ser sempre um exemplo!

Não há como fugir de um fato: é impossível para uma escola profissionalizante garantir o sucesso dos alunos sem bons instrutores. Portanto, promover o treinamento para os mesmos não é só um diferencial, mas algo indispensável para tornar a escola reconhecida e assegurar uma boa procura pelos seus serviços.

Deixe uma resposta