Como captar alunos pelas redes sociais: veja dicas infalíveis!

Redes sociais podem ser uma ótima forma de captação de alunos. Basta definir a estratégia correta e conhecer muito bem o seu público-alvo. Neste artigo, você vai aprender muito sobre o tema e conhecer algumas dicas infalíveis.

Redes sociais nos dias atuais

As empresas We Are Social e Hootsuite divulgaram, recentemente, a pesquisa Digital in 2018: The Americas, a qual mostra que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Dentro dessa quantidade, 60% acessam mais o YouTube, 59% estão no Facebook, 56% prefere o WhatsApp e 40% o Instagram.

Outro dado importante mostrado no estudo é que 37% das pessoas ainda compram produtos por terem visto na TV, enquanto que 29% consome por causa das redes sociais. E a tendência é que essa última porcentagem aumente cada vez mais devido às ações de marketing digital.

Por isso, ter presença no meio digital e construir sua autoridade é indispensável enquanto marca. Mas, você sabe fazer isso de uma forma certeira?

Captação de alunos pelas redes sociais: dicas infalíveis

Tenha em mente que as campanhas nas redes sociais são baratas. Elas não exigem investimentos altíssimos para gerar um retorno considerável.

Dependem da forma como você definirá cada estratégia de campanha: por localização, idade, assunto e interesses.

#1 – Identificar e entender o seu público alvo

A primeira coisa a ser levada em conta é o público-alvo. Uma escola profissionalizante, normalmente, se comunica com os alunos, pais ou responsáveis.

Mas, cada um desses grupos apresenta características diferentes que os influenciam a consumir de formas independentes.

Você pode lançar pesquisas para traçar o perfil do seu público-alvo, tanto nos meios digitais como off-line.

Com esses resultados, ficará mais fácil de entender com quem você está falando e como devem ser as abordagens. Também é importante saber em quais redes sociais o público está mais presente.

#2 – Crie conteúdos de qualidade

Com os mesmos dados da sua pesquisa de público-alvo você conseguirá definir os melhores conteúdos para a sua rede social. Saber exatamente quais as melhores épocas para falar de matrículas, rematrículas, lançamentos de cursos e demais assuntos.

Para os estudantes, é importante mais conteúdos educativos e criativos, ofertas de novos cursos e apresentação de profissões que tenham a ver com os títulos que sua escola oferece.

Para os pais ou responsáveis, a linguagem pode ser outra: desde os benefícios de uma formação na educação da criança, até ofertas mais incisivas.

Outra dica de conteúdo são os posts de datas comemorativas. Dia do professor, Dia do profissional de marketing, Dia do atendente de farmácia. Tudo isso pode gerar conteúdos que mesclem curiosidades das carreiras e uma mensagem de felicitações.

#3 – Capital social

Nas redes sociais, o relacionamento contínuo e duradouro com seus clientes é a base das redes sociais. Conversão e retenção são sinônimos de continuidade de relacionamentos. A isso dá-se o nome de Capital Social. O fortalecimento desse Capital fará com que os conteúdos produzidos decorram naturalmente.

#4 – SAC 4.0

Responda a todos os comentários, dúvidas e perguntas. INTERAJA! Não adianta nada publicar conteúdos de qualidade se você não mantiver contato com o seu público.

Ser autoridade no meio digital implica também em dar atenção aos clientes. Afinal, as redes sociais têm se tornado uma espécie de SAC 4.0, onde os consumidores finais fazem reclamações, deixam dúvidas e sugestões.

#5 – Acompanhamento de resultados

Monitore os números. Publicações pagas ou gratuitas, é importante acompanhar os resultados que elas geram. Quantas pessoas curtiram, de onde são, quem compartilhou, quem reagiu de que forma. Com esses números você pode aprimorar cada vez mais suas estratégias.

#6 – Anúncios pagos

Tenha em mente qual a necessidade da sua escola naquele momento para que você possa montar a estratégia mais eficiente e alcançar os resultados desejados. O tema deste post é captação de leads via redes sociais, logo, nossas dicas serão voltadas a esse objetivo.

A primeira dica de ouro é: tenha paciência e faça o melhor para a sua escola NAQUELE MOMENTO. Em seguida, escolha em qual ou quais redes sociais você deseja obter esses resultados. Por isso, a pesquisa para conhecer o comportamento dos seus clientes é importante.

Saiba reconhecer em quais redes sociais seu público está mais interagindo e invista mais em anúncios específicos para aquele canal.

Como anunciar no Facebook?

O Facebook possui um Gerenciador próprio de anúncios, que é bastante intuitivo. Você escolhe qual objetivo com aquele anúncio (cliques no site, envolvimento na página, geração de leads, entre outros), depois escolhe o que vai querer anunciar, decide qual investimento fará e depois segmentar o público de acordo com a faixa etária, região e interesses.

Se você deseja um passo a passo mais detalhado sobre anúncios no Facebook, baixe nosso material gratuito e monte sua estratégia ainda hoje!

Como anunciar no Instagram?

O Instagram também possui um gerenciador de anúncios próprios, que é bem parecido com o do Facebook. Afinal, as plataformas são integradas e, atualmente, pertencem à mesma companhia.

A diferença é que o Instagram é uma rede social totalmente voltada para os conteúdos imagéticos e audiovisuais. Portanto, abuse das imagens e dos vídeos curtos na hora de criar sua campanha para o Instagram.

Gostou das nossas dicas? Depois de aplicá-las na sua escola, volte aqui e nos conte os seus resultados.

Para entender tudo sobre marketing digital para escolas, faça o download gratuito do nosso e-book Marketing Digital para Escolas.

Facebook Ads: Como gerenciar anúncios no Facebook?

Passo a passo: como captar alunos no Instagram com perfil comercial

Capte alunos com anúncios no Facebook

Aprenda a atrair alunos pelas mídias sociais! Veja 9 dicas sensacionais

Como fazer com que a sua escola ganhe autoridade no meio digital

Deixe uma resposta