A história do ensino interativo no brasil

A história do ensino profissionalizante no Brasil

Contar a expansão do ensino profissionalizante no Brasil é contar a própria história da Evolua Educação.

Historicamente, o ensino profissionalizante teve seu nascimento com a Rede de Ensino Técnico-Profissional, originada na Primeira República, passando por diversos altos e baixos, até ter sua valorização acentuada na década de 1960, tendo a mão-de-obra formada nas Escolas Técnicas Federais absorvida pelas grandes empresas privadas ou estatais.

Chegando à década de 1980, a educação profissional foi consolidada em torno das mudanças de rumos para a educação brasileira, com diversas correntes de pensamento educacional e concepções de políticas educacionais.

É nesse cenário que a história da Evolua Educação passa a relacionar-se com a evolução do ensino profissionalizante: com o crescimento da informática e a propagação da Internet no Brasil, mais especificamente em 1988.

Inaugurada nessa época, a primeira escola de cursos profissionalizantes dos sócios da Evolua que conhecemos hoje ainda tinha o nome de Primeiro Plano e tinha como objetivo preparar as pessoas para dominar a nova tecnologia que consolidava oportunidades para o mercado de trabalho em todos os setores da economia.

Ensino profissionalizante

Primeira escola de ensino profissionalizante da Evolua Educação

Passado algum tempo, em 1996, a educação profissionalizante passou a integrar as diferentes formas de educação e trabalho à ciência e à tecnologia, com o objetivo de atender o aluno matriculado, o egresso do ensino básico ao superior, além de trabalhadores em geral.

Neste momento, a Primeiro Plano já havia crescido bastante, tornando-se um sucesso. Pensando em promover uma melhor forma de ensinar e aprender, a escola preparou-se para desenvolver um sistema interativo voltado à educação. Esta era a diretriz principal do novo planejamento estratégico da empresa e para isso, foi preciso fundar uma nova empresa. Assim nasceu a Visual Mídia, em 1998.

Daí para frente, a empresa decolou, junto com o setor da educação. Com o tempo, a Visual Mídia atraiu escolas parceiras, adquiriu uma posição de relevância no mercado e consolidou sua marca.

Nos anos 2000, a educação profissional e tecnológica passou a assumir um valor estratégico para o desenvolvimento nacional, então, consequentemente, a empresa passou por um processo de transformação, adotando um caminho também estratégico, enquanto que a educação profissionalizante tornava-se cada vez mais democrática.

Com um desenvolvimento tão rápido e inovação constante, o nome Visual Mídia foi destoando de sua área de atuação, o que culminou na mudança de sua marca. Uma nova marca surgiu: a Evolua Educação.

Ensino profissionalizante

Nova marca de Ensino Profissionalizante

A evolução do Ensino Profissionalizante

Hoje a empresa é a principal fornecedora de Sistema de Ensino Interativo para escolas livres do país, com método baseado na integração multimídia ao conteúdo a ser ensinado, de modo que os objetivos pedagógicos e o ambiente de estudo criem situações que estimulem o aprendizado, utilizando recursos interativos como textos, áudios, imagens e animações.

Já atendeu mais de 6 milhões de alunos e hoje conta com  cerca de 1.500 escolas licenciadas e mais de 150 mil alunos ativos distribuídos por todos os Estados do Brasil, além de países como Angola e Japão.

Gostaria de conhecer mais sobre como crescemos tanto e quais são os nossos planos para os próximos anos? Então converse com um dos nossos especialistas e cresça conosco!

 

Ensino profissionalizante

Evolua Santa Rita do Passa Quatro

Fonte: http://www.uepg.br/formped/disciplinas/PoliticaEducacional/CANALI.pdf

 

 

Deixe uma resposta