Entenda mais sobre o sistema de ensino interativo

Quer entender de vez como funciona e qual é a importância do sistema de ensino interativo? Então, nós vamos ajudar você!

A educação como um todo vem se desenvolvendo ao longo dos anos, uma vez que é preciso se modernizar e explorar novos métodos de ensino.

Considerando os diversos avanços das últimas décadas, fica em evidência que temos muitos recursos diferentes do passado e os alunos precisam de algo a mais do que a tradição escolar para se motivarem.

Com isso, surge o sistema de ensino interativo, que pode trazer inúmeras vantagens para o processo de aprendizado e desenvolvimento da lógica do aluno.

Isso acontece por meio da utilização de multimídias, como recursos de vídeo, som, áudio e até jogos interativos, que vão despertar a atenção dos alunos e tornar as aulas mais atrativas.

Mas, você sabe o que é esse novo método de ensino? Já ouviu falar? Então, acompanhe abaixo mais detalhes e conheça as suas principais características e benefícios!

Como funciona o sistema de ensino interativo?

O sistema de ensino interativo é uma metodologia educacional que surge com a ascensão da tecnologia e colabora com a formação de alunos em diversos níveis escolares.

A aprendizagem acontece na interação entre aluno e computador. Isso faz com que o estudante possa aprender de forma mais individualizada, o que o permite avançar no curso, dentro de suas especificidades e de seu ritmo.

O interessante é que esse não é apenas um método para flexibilizar a vida dos alunos, mas também proporciona uma maior facilidade na assimilação de conteúdos e no processo de aprendizagem.

Em outras palavras, essa é uma metodologia que foca seus processos na assimilação rápida e eficaz de conteúdo, sendo, assim, um sistema que proporciona a interação entre conteúdos e meios de comunicação multimídias, com o objetivo de permitir que os alunos disponham de uma nova forma de aprender e adquirir conhecimento.

Você pode conferir aqui técnicas eficazes de captação de alunos que, juntas com o método interativo, farão você deslanchar.

Quais as principais vantagens e diferenças desse sistema?

Para termos ideia de como o sistema de ensino interativo é importante e vantajoso, podemos fazer algumas comparações dessa metodologia em relação ao ensino tradicional, que, por sua vez, parte de abordagens mais convencionais. Então, confira abaixo as principais diferenças:

Ensino tradicional

  • Tem horários fixos de aula, o que pode aborrecer os alunos que estão cada vez mais acostumados com flexibilidade;
  • Exige que o aluno acompanhe o ritmo de toda a turma, o que pode ser bem ruim para quem aprende com mais facilidade e pior ainda para quem tem dificuldades;
  • Determina o período de aulas, sem possibilitar a livre escolha dos alunos;
  • Impede a reposição de faltas, fazendo com que o aluno perca diversos conteúdos de extrema importância.

Sistema de ensino interativo

  • Flexibiliza os horários de aula, o que permite aos alunos selecionar os horários mais adequados à sua rotina;
  • Adapta-se às necessidades e possibilidades do aluno —- isso, em tempos de excesso de informação, é importante para que as aulas e conteúdos sejam personalizados e direcionados às características de cada um;
  • Não precisa de período fixo para matrículas e início das aulas, permitindo que  os alunos decidam a melhor época para começar;
  • Permite a definição, pelo aluno, do tempo de estudos, evitando, assim, que o estudante se canse e acabe perdendo ou deixando de assimilar parte do conteúdo;
  • Não é prejudicado por faltas, pois o conteúdo acompanha a presença nas aulas;
  • Personaliza o ensino de acordo com a área de estudo: estudantes de exatas e humanas têm diferentes preferências, que podem ser adequadas de acordo com o curso escolhido;
  • Tira dúvidas de forma mais pessoal e individual, por meio de contato direto com instrutores e professores e sem que os colegas precisarem saber — o que proporciona mais liberdade e aumenta o aprendizado;
  • Dispões de instrutores  preparados para atender a demanda de diferentes categorias, atendendo o estudante independentemente da sua área e proporção da sua dúvida.

Como o aprendizado desperta o raciocínio lógico?

Desenvolver o raciocínio do aluno envolve mais que passar um conteúdo e esperar que ele assimile aquilo que está sendo oferecido. Além disso, é preciso trabalhar a capacidade deles de entenderem os assuntos e realmente apresentarem resultados de aprendizado.

Nesse sentido, o processo de desenvolvimento de aprendizagem precisa de métodos nos quais seus conhecimentos sejam testados a todo momento. Por exemplo, o que foi ensinado em uma aula anterior deve ser retomado de forma mais sucinta na aula seguinte, para o bom prosseguimento dos cursos.

Dessa maneira, o sistema de ensino interativo é uma oportunidade de otimizar o aprendizado de conteúdos complexos, pois reduz o tempo de assimilação por meio da lógica, da utilização de recursos audiovisuais, brincadeiras e jogos que vão prender a atenção dos alunos e fazer com que eles memorizem o assunto com maior facilidade e em menor tempo.

Assim, podemos dizer que, ao focar na lógica, o sistema de ensino interativo é mais eficaz e gera mais fixação do conteúdo.

Qual o papel do computador na educação?

O ensino interativo tem, em seu método, uma base que integra tecnologia e conteúdo. O aprendizado é estimulado por meio de multimídias que trazem, para o ambiente escolar, recursos que tornam as aulas mais interessantes.

Textos, áudios, imagens e animações são projetados de forma interativa, proporcionando à instituição uma maior adaptação dos alunos com formas mais divertidas e eficazes de aprendizado.

Dessa maneira, o computador tem um papel muito importante no sistema de ensino interativo, pois, além de proporcionar uma adesão da instituição às vantagens do uso da tecnologia, ele também é uma ferramenta que faz com que os conteúdos para o ensino possam ser desenvolvidos de maneira a solucionar diferentes problemas do setor educacional.

Além disso, em um mundo cada vez mais conectado — no qual as crianças e adolescentes têm contato direto com computadores, tablets e smartphones desde cedo —, tornou-se imprescindível levar essas tecnologias para a sala de aula, já que elas fazem parte da realidade dessa nova geração.

Dessa forma, o ensino interativo acompanha essa tendência e proporciona o aprendizado por meio de recursos que são de grande interesse desse novo público.

 

Entenda sistema interativo

 

Deixe uma resposta