Método de Ensino: As vantagens de investir no método para sua escola

desenvolvimento de escolas

Com o crescimento da demanda por profissionais mais qualificados no mercado de trabalho, tem se tornado cada vez mais importante para as escolas profissionalizantes investir em um método de ensino eficiente para suprir essa necessidade.

Existe, hoje, uma gama de tecnologias e métodos de ensino que auxiliam tanto a qualidade quanto a eficiência do aprendizado. Por isso, as diferentes metodologias de ensino vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente nas escolas livres e nos cursos profissionalizantes.

Neste artigo, você conhecerá algumas dessas metodologias, bem como suas vantagens — e entenderá porque deve investir nelas. Vamos lá!

Do modelo de educação tradicional às novas necessidades dos alunos

Nas décadas passadas, o modelo educacional absoluto era o seguinte: os alunos vão para escola no mesmo dia e horário, aprendem o mesmo conteúdo e no mesmo ritmo.

No entanto, novas necessidades surgiram, e esse modelo precisou ser aprimorado, dando lugar aos novos métodos de ensino. O método tradicional gerava problemas, como:

  • dificuldade de assimilar o conteúdo;
  • dificuldade de seguir o ritmo de estudos preestabelecido;
  • incompatibilidade entre o tempo livre e os horários de aula, entre outros questionamentos.

Isso fez com que a evasão aumentasse bastante nos últimos anos. Ao perceber que as aulas não geram resultados positivos, o aluno tende a abandonar o curso.

Veja também: Quais são os cursos profissionalizantes mais valorizados?

Das novas necessidades dos alunos às novas soluções educacionais

O avanço da tecnologia causou um grande impacto nos costumes culturais das pessoas. Elas têm utilizado cada vez mais os aparelhos eletrônicos para o consumo de multimídia, por exemplo.

O impacto na educação foi grande: houve um grande crescimento do uso da tecnologia em favor do estudante, resultando no desenvolvimento de novos métodos de ensino que otimizam o processo de aprendizagem dessa nova geração de alunos.

Confira aqui um infográfico exclusivo comparando o método interativo e o tradicional.

Atualmente, já existem diversos softwares capazes de ajudar tanto a escola quanto o aluno. Vejamos, a seguir, algumas das metodologias utilizadas na educação:

Gamificação

Esta é uma metodologia que utiliza jogos no processo de aprendizagem, fazendo com que o aluno assimile o conteúdo pelo prazer de estar envolvido com o jogo.

Método Interativo

Um bom exemplo é o método interativo de ensino, que se baseia no aprendizado mais individualizado do aluno, a partir de recursos multimídia que ajudam tanto na assimilação quanto na apresentação do conteúdo.

Esse método é uma ótima solução para escolas que trabalham com ensino profissionalizante e cursos livres, por exemplo, expandindo a sala de aula e aumentando a interação dos estudantes.

Falando um pouco mais sobre o método de ensino interativo: consiste na interação do aluno com o computador, por meio da qual ele tem total liberdade e flexibilidade para administrar seus estudos, podendo escolher seus próprios horários de aula e consumir o conteúdo no ritmo que for conveniente. No próximo item, explicarei com mais detalhes esse sistema de ensino revolucionário.

Método de ensino interativo

É interessante mostrar que muitas escolas livres e profissionalizantes aderiram ao método interativo, justamente pelo fato de ele oferecer toda essa comodidade aos alunos e ser uma nova opção para solucionar problemas bem conhecidos, como a evasão e a captação de alunos.

:::::Conheça tudo sobre o sistema interativo de ensino profissionalizante aqui.:::::

A metodologia educacional interativa preza pelo ensino individualizado, para melhor assimilação das matérias . Em vista disso, utiliza uma mescla entre conteúdo e tecnologia, contando com o suporte de computadores e equipamentos eletrônicos.

Assim, o estudante consegue seguir com o aprendizado de acordo com sua disponibilidade, tempo de assimilação e níveis de estudo, acompanhando as aulas a partir de novos acessos que sempre retomam o conteúdo anterior.

Com isso, além de não se preocupar em estar sempre na sala, o estudante consegue:

  • fixar melhor o conteúdo, pois retoma a matéria de acordo com sua necessidade;
  • tirar dúvidas de maneira mais calma;
  • aprender no seu nível, sem grandes pressões, e, logo, motivar-se.

Diferenciais Método de ensino interativo

Com isso, elas têm conseguido diminuir o número de evasão e até mesmo aumentar a captação de novos alunos, por conta dos benefícios oferecidos pelos métodos de ensino mais modernos.

Apoio Direcionado como Diferencial Metodológico

Mesmo com uso da tecnologia e estudo mais individualizado, o aluno possui total apoio no método interativo. Para isso, instrutores e monitores ficam disponíveis para tirar possíveis dúvidas no decorrer das aulas, que podem ser voltadas a diversas categorias, de acordo com o curso escolhido, e não a apenas uma matéria.

Assim, além de maior atenção para seu questionamento, o estudante acompanha o raciocínio e a explicação sem se expor, um ótimo recurso para que as pessoas mais tímidas não guardem dúvidas.

Flexibilidade na Rotina de Estudos

Como o método interativo vai além do dia a dia na sala de aula, a flexibilidade é grande, tanto para o acompanhamento do conteúdo (como já foi falado) quanto em relação aos horários.

Afinal, não importa se a disponibilidade varia de acordo com os dias da semana, independentemente dos horários, pois a aula posterior sempre retomará assuntos passados e poderá ser acessada quando necessário, ajudando o aluno a montar uma rotina de estudos conforme seus compromissos e tarefas diárias. Esse formato elimina a preocupação com faltas, uma questão muito complicada no ensino tradicional.

Ferramentas Interativas e Modernas

Diferentemente de aulas padronizadas, que trabalham com exposição, lousa e eventuais slides, essa nova opção de ensino oferece textos, imagens, vídeos, áudios, animações e projeções que contribuem para o interesse do aluno e sua assimilação lógica, facilitando os exemplos e a linha de pensamento crítico.

Além disso, ao ter contato com essas ferramentas de ensino, o estudante desenvolve habilidades com diferentes programas e arquivos, criando uma familiaridade que, mais para frente, será um diferencial no mercado de trabalho.

Atração Contínua de Alunos pela Estrutura do Método

Atração Contínua de Alunos pela Estrutura do Método

Atração Contínua de Alunos pela Estrutura do Método de Ensino

A matrícula em escolas tradicionais geralmente é direcionada para o fim ou o início do ano. Porém, se o estudante opta pelo ensino individualizado e interativo, não há motivos para limitar o ingresso, considerando que as turmas não seguem o mesmo ritmo e que cada aluno monta o modelo de grade que mais lhe convém.

Assim, a escola que opta por essa metodologia educacional pode trabalhar com adesões contínuas, inclusive em épocas menos comuns, como férias de meio do ano, gerando maior fluxo de alunos sem depender de meses específicos para fechar turmas.

O método interativo de educação chega para revolucionar a sala de aula e a recepção do aluno, considerando muito mais o aprendizado do estudante e sua individualidade se comparado ao estudo tradicional. Essa alternativa de ensino equilibra recursos modernos com conteúdo de qualidade, ajudando na formação e na qualificação de jovens e adultos.

Conclusão

Sendo assim, pode-se concluir que, por conta das vantagens citadas acima, tornou-se extremamente importante investir em uma metodologia de ensino inovadora, a fim de suprir as necessidades e dificuldades dos alunos, aumentando sua satisfação e diminuindo a evasão escolar.

Você tinha ideia da importância de uma metodologia de ensino? Já conhecia o método interativo? Bom, siga-nos no Facebook e fique por dentro de novos conteúdos que o ajudarão a entender melhor essa questão!

Deixe uma resposta