Sobre evasão escolar: conheça os principais erros cometidos na gestão

Sobre evasão escolar: conheça os principais erros cometidos na gestão

Aposto que, se você é gestor, certamente ouviu falar sobre evasão escolar e tem como uma preocupação diária. Infelizmente, trata-se de uma realidade presente em muitas escolas livres e profissionalizantes em Brasil.

Pensando nisso, criamos esse artigo a fim de esclarecer suas principais dúvidas e incentivar uma tomada de decisão para mudar ou colocar em prática uma estratégia bem mais assertiva. Para começar, vamos entender um pouco sobre evasão e alguns erros cometidos por gestores.

Prontos para descobrir? Então, vamos lá!

Entenda o que é evasão escolar

Agora é o momento de entender um pouco mais sobre evasão escolar, basicamente, acontece quando alguns alunos deixam de frequentar a instituição, assim, caracterizando o abandono do curso profissionalizante.

Assim, existem vários fatores que podem ocasioná-la como o ensino ultrapassado com metodologias inadequadas, professores, instrutores e gestores mal preparados, barreiras financeiras, sociais e intelectuais, entre outros.

Mas, atualmente, um dos grandes desafios das escolas de formação profissionalizante consiste em manter a atenção e o interesse do aluno. E em grande parte dos casos, o desinteresse vem da falta de identificação dos alunos com a metodologia de ensino da escola. Para esse assunto tenho um artigo muito interessante que recomendo a leitura. Confira: Método de Ensino: As vantagens de investir no método para sua escola.

Entretanto, outro desafio a se enfrentar para combater a evasão é a inadimplência que se atingir grandes proporções, corre o risco de comprometer a saúde financeira da empresa. Assim, toda atenção é necessária para evitar esse problema tome proporções catastróficas na sua escola.

É essencial que você, como gestor, acompanhe de perto os índices de inadimplentes da escola para prevenir o descumprimento do contrato. Para identificar e entender tudo sobre evasão escolar.

Sobre evasão escolar: Como identificar o problema e evitar os erros na gestão

Uma boa gestão escolar é essencial para o sucesso de qualquer instituição de ensino. Entretanto, sabemos que administrar uma escola significa trabalho duro e exige muita organização. Portanto, atenção redobrada, uma vez que aumenta a probabilidade de surgirem os erros na gestão que podem causar a evasão de alunos e, consequentemente, a falência da escola.

Assim, para que sua instituição não entre nessas estatísticas, o recomendado é que haja um sistema de administração escolar de qualidade e eficiente, e para isso necessita-se de uma reflexão ampla do gestor sobre os fatores que contribuem para a satisfação dos alunos. Lembre-se, você precisa identificar os acertos da sua gestão e considerar também os erros para otimizar todos os processos de retenção.

Por esses motivos, selecionamos algumas falhas que contribuem para o processo.

Continue a leitura e saiba mais sobre evasão escolar.

Conheça os principais “erros” cometidos

Incapacidade de lidar com inadimplência – A inadimplência é um dos principais desafios na gestão escolar. Principalmente, pelo cenário instável da economia brasileira, com índice alto de desemprego e queda na renda das famílias. Por isso, é preciso redobrar a atenção, porque um cenário como esse pode comprometer a saúde financeira e os resultados do seu negócio.  Não saber lidar com esse problema contribui para o crescimento da inadimplência escolar. Nesse momento, vale tudo para ajudar a manter os alunos na instituição e evitar evasão.

Falta de Planejamento Escolar – Em todas as áreas, uma boa gestão começa pelo planejamento escolar. Para gerar resultados satisfatórios em cada setor do seu negócio, você precisa desenvolver um planejamento estratégico. A ausência de uma análise auxilia para práticas equivocadas e ineficazes. Assim, o resultado pode levar a perda de tempo, de recursos, insucesso dos processos e muito mais.

Por isso, olha esse artigo que traz grandes dicas para uma administração estratégica nota 10. Confira: Planejamento Estratégico: Administração estratégica para escolas

Acompanhamento do desempenho dos alunos – Parece óbvio, mas vários gestores se esquecem, ou melhor, não dão atenção necessária ao tópico. Acompanhar de perto a frequência e o desempenho dos alunos é fundamental para manter a saúde da escola. Essa análise poderá servir de base para estudo sobre o comportamento dos alunos. Uma vez que você desenvolve estratégias interventivas rápidas e efetivas, consegue evitar o abandono escolar.

Falta de Campanhas de Fidelização – Um dos grandes erros dos gestores é não criar campanhas de fidelização ou indicação de alunos. A fidelização é um conjunto de ações que, quando executadas corretamente, fazem com que seus alunos mantenham-se adquirindo os serviços e/ou produtos e resistindo às ofertas da concorrência.

Portanto, eles lembrarão de você sempre que precisarem, sem considerar apenas o preço. Olharão para a qualidade e a experiência incrível de pós-venda. Por isso, é importante investir em campanhas, que podem ser promoções e ofertas pontuais, entre outras.

Mas, infelizmente, muitas vezes essas falhas passam despercebidas durante o processo de execução do plano de ensino das escolas. Entenda a seguir, como criar ações preventivas à evasão escolar.

Como desenvolver uma ação preventiva para a evasão escolar?

No tópico acima, vimos que os erros na gestão escolar podem ser comprometedores e implicar à falência. Mas, nem tudo está perdido. É possível evitá-los facilmente com um bom planejamento e medidas preventivas que devem envolver todo o ambiente escolar.

Inicialmente, propõe-se o desenvolvimento de um documento com orientação para o combate à evasão. O material incluirá um diagnóstico de alunos matriculados com propensão ao abandono do curso profissionalizante, além de identificar as causas do problema.

Conclusão

Agora já sabe um pouco mais sobre evasão escolar e quais são os principais erros cometidos durante a administração escolar. E aí, curtiu as nossas dicas? O próximo passo é só colocar em prática.

Esperamos que esse post tenha contribuído para o crescimento do seu negócio. Se você gostou e quer se aprofundar no assunto, vá até o nosso Blog Interativo e aproveite para ler também o conteúdo que fizemos a respeito: Como engajar sua equipe escolar para diminuir a evasão escolar?

Veja como essa solução pode contribuir para melhorar os resultados da sua marca. Leia o nosso material rico e saiba tudo a respeito do tema! Está imperdível!

Deixe uma resposta