Geração Y na escola: como revolucionar sua gestão diante do ensino tradicional?

Geração Y na escola:

Tecnologia, hiperativismo e multiplicidade são as palavras-chaves para se entender a nova geração do milênio, também chamada de Geração Y. Cada tópico já provoca uma significativa mudança na forma de ensino, imagine, então, os três simultaneamente?

Em conjunto, essas características trazem uma série de desafios tanto para as escolas quanto para os professores que encontram esse novo perfil de alunos em sala de aula. Como gerenciar a Geração Y na escola? É a essa pergunta que pretendemos responder.

No post de hoje, falaremos sobre como revolucionar sua gestão diante do ensino tradicional a partir das novas demandas do mundo moderno.

Antes de tudo, precisamos definir o que é essa geração para, então, explicar como como atraí-los para uma escola.

O que é a Geração Y?

A Geração Y, também chamada de Geração da Internet, é formada por pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2000 (ou, conforme alguns estudos, por pessoas nascidas após 1978), oposta, portanto, à considerada Geração X (e/ou Z), grupo que, após a Segunda Guerra Mundial, teria enfrentado o mundo de forma hostil devido aos danos (materiais e emocionais) da guerra.

Já a Geração Y cresceu em um mundo mais estável economicamente no pleno vapor do desenvolvimento tecnológico. Como resultado, eles desenvolveram uma personalidade típica. Possuem autoestima elevada e querem ocupar seu espaço no mundo. Não pretendem ficar a vida inteira em uma empresa ocupando a mesma posição. São multitarefas, impacientes e determinados.

Geração Y

A Geração Y na escola

A busca contínua por conhecimento e capacitação dessa geração é um ponto importante para o ambiente empresarial, visto que este perfil não tem medo de voltar à escola (seja com qual idade estiver) para investir no crescimento profissional por meio de cursos, sobretudo, os profissionalizantes.

O desafio, portanto, para escolas e empresas é como atender a essa demanda diferenciada, que está sempre buscando soluções imediatistas e inovadoras. Quer fisgar esse nicho? Então entenda como funciona o perfil dessa geração e seu impacto educacional:

Individualidade e competitividade

Os indivíduos que cresceram nesse período querem alcançar o topo da carreira o mais rápido possível e se distinguir dos outros, não medindo esforços para isso. Por quererem resultados rápidos, a Geração Y se adapta melhor a cursos individualizados, com número reduzido de alunos, nos quais eles possam progredir de acordo com seu próprio ritmo, não precisando acompanhar uma turma inteira, que pode não ter a mesma disponibilidade ou mesmo comprometimento.

Necessidade de desafios constantes

Se há algo que a Geração Y abomina é a rotina e a previsibilidade. Eles não pensam duas vezes antes de aceitar um novo trabalho e não se prendem a atividades que, em longo prazo, não fazem sentido ou não contribuem para a realização pessoal. Cursos repetitivos fazem com que o estudante permaneça no Facebook durante as aulas, no fundo da sala. É necessário que a gestão priorize interação, elementos visuais e multimídia.

Imediatismo

Um indivíduo da Geração Y quer recompensa imediata. Por que aguardar meses ou até anos por uma formação quando ele pode criar seu próprio ritmo e ter o resultado a curto prazo? Esse é um dos motivos de evasão do sistema de ensino tradicional, ao qual dificilmente conseguem se adaptar. Para manter os alunos conectados, um caminho é o uso de jogos digitais ou qualquer outra forma de ensino interativo como parte da metodologia do curso.

Como aumentar a captação de alunos na sua escola

Sistema cognitivo diferenciado

Por terem crescidos cercados por televisões, computadores e meios de comunicação rápida, sua mente funciona diferente. O fato de que a convivência com ferramentas virtuais proporciona o desenvolvimento de um sistema cognitivo diferente é comprovado por pesquisas.

Portanto, para fisgar essa geração, é necessário ter um modelo de ensino pautado prioritariamente em ferramentas tecnológicas e interativas. Elas permitem que eles estudem em seu próprio ritmo, através de meios visuais dinâmicos, com feedback rápido. Essa é a fórmula perfeita para quem quer alcançar o sucesso na velocidade da luz.

Para quem não tem medo de inovar, eles são o público perfeito: motivados, determinados, rápidos e eficientes. Afinal, em sua busca pelo sucesso, eles podem alavancar o seu também!

Preparado para receber a Geração Y na escola? Saiba mais sobre como garantir o sucesso de sua instituição de ensino!

 

2 respostas para “Geração Y na escola: como revolucionar sua gestão diante do ensino tradicional?”

Deixe uma resposta