Fidelização de alunos: 10 dicas infalíveis para retê-los na sua escola

Mais que captar, a fidelização de alunos representa um dos principais diferenciais para escolas profissionalizantes que desejam um sólido e real crescimento.

Descubra aqui algumas dicas para aumentar a fidelização de alunos, investindo na sua retenção escolar e garantindo melhores condições de sucesso em seu empreendimento.

1. Valorize a sua equipe

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Equipes de trabalho engajadas e satisfeitas prestam um serviço com mais qualidade ao cliente, o que aumenta as chances de fidelização dos mesmos.

Assim, valorizar os esforços e beneficiar bons resultados conquistados pela equipe é uma das formas de garantir a retenção de alunos em sua escola.

Aqui, separamos as melhores práticas para você encontrar a equipe ideal para sua escola.

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2. Invista em marketing

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Escolas profissionalizantes devem investir em marketing, de forma a aumentar o índice de alunos captados para, a partir daí, investir continuamente em sua fidelização.

Estabeleça um planejamento de marketing adequado com a sua proposta e não deixe de divulgar os serviços da sua empresa.

Para te ajudar, separamos 7 dicas para você se sair bem no marketing digital.

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3. Ressalte seus diferenciais competitivos

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A divulgação da sua marca deve estar atrelada aos diferenciais que ela pode oferecer aos alunos.

  • A sua escola é reconhecida nacionalmente?
  • Ela oferece cursos profissionalizantes de destaque?
  • Possui instrutores com capacitação de destaque?
  • A sua escola possui muito tempo de experiência?
  • Existem benefícios exclusivos para os alunos?
  • A escola trabalha com tecnologias diferenciadas?
  • Ela tem um formato de ensino inovador?

Escolas que têm algo mais a oferecer conquistam clientes e conseguem mantê-los fidelizados, uma vez que os alunos sabem que os recursos investidos proporcionarão maiores chances de crescimento na carreira.

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4. Desenvolva uma rede de clientes

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Quando os seus alunos ficam satisfeitos com o serviço prestado, eles disseminam feedbacks positivos que irão constituir uma rede de possíveis alunos.

Em outras palavras, clientes engajados são capazes de atrair muito mais alunos e, dessa forma, fortificar a entrada dos mesmos.

Fidelizá-los, nesse caso, torna-se muito mais fácil.

5. Divulgue os resultados

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Mostrar os resultados positivos a partir de dados sólidos e disponíveis de forma transparente aos alunos é uma maneira de motivá-los a permanecer na instituição, uma vez que desenvolverão maior confiança e valorização pela escola.

Por isso, não deixe de apresentar dados sobre:

  • Conquistas profissionais de alunos egressos;
  • Reconhecimento acadêmico da instituição;
  • Conquistas de alunos em concursos;
  • Resultados de pesquisas de satisfação;
  • Destaques no mercado de trabalho.

Você pode conferir aqui um case de sucesso de uma escola parceira, para tomar como exemplo.

6. Mantenha-se em contato com alunos ausentes

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É interessante manter o contato com alunos ausentes, que suspenderam suas matrículas e também com ex-alunos, de forma a fazê-los lembrar da sua marca e possibilitar futuros retornos.

7. Invista em promoções exclusivas

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Uma forma de fidelizar mais alunos é oferecer promoções exclusivas para que eles se sintam especiais, ou até mesmo para extinguir situações – dificuldades financeiras, pessoais e profissionais – que possam fazê-los desistir do curso.

8. Saiba gerir alunos interessados

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Desenvolver um sistema para administrar o relacionamento com alunos interessados (o chamado CRM) é crucial para manter a comunicação com possíveis clientes.

Este sistema permitirá uma interação com o cliente de maneira mais eficiente (seja por correspondência, e-mail, telefone ou outros meios de comunicação), otimizando o acesso do cliente à sua instituição, e vice-versa.

Diversas atitudes podem promover a fidelização de alunos em sua instituição. Faça um planejamento adequado dessas ações, implemente-as de forma contínua em sua escola, garanta maiores índices de retenção e melhores resultados, a longo prazo, para sua instituição.

9 – Utilize programas de indicação

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Programas de Indicação são uma ótima dica que soluciona dois problemas: captar alunos e fidelizá-los. Pois, o intuito dessas estratégias é que você ofereça prêmios ou bonificações aos seus alunos que trouxerem novos alunos matriculados para a sua escola, por meio de indicações.

O principal objetivo é estimular alunos e responsáveis a participarem ativamente do processo de inscrição, indicando novos alunos em troca de benefícios, que podem ser desde descontos na matrícula até sorteios de prêmios.

Antes de começar, é preciso definir bem quem será o seu público-alvo e quem poderá recomendar a sua escola; elaborar um canal para essas ações, definir o tempo para o tratamento da indicação e decidir como serão recompensadas as que forem bem-sucedidas.

Fizemos um artigo que ensina, passo a passo, como traçar um programa de indicação completo. Clique aqui e aprenda!

10 – Evite a saída do aluno

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Muitas situações adversas podem acontecer e interferir na decisão de permanência do aluno na sua escola. Algumas, como questões pessoais, não podem ser evitadas. Outras, porém, são evitáveis. E cabe a você, gestor, tomar medidas necessárias para que a evasão não ocorra.

Por exemplo, procure saber como está a situação escolar dos seus alunos. Converse com os instrutores e entenda se há algum indício de desistência por questões pedagógicas. Caso isso ocorra, marque uma reunião com o aluno e seus responsáveis para reverter o quadro.

Nos casos de possíveis desistências por questões financeiras, avalie a possibilidade de oferecer bolsas, descontos ou, em alguns casos, o refinanciamento das dívidas (caso o aluno seja inadimplente).

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3 respostas para “Fidelização de alunos: 10 dicas infalíveis para retê-los na sua escola”

  1. Bruno Olympio disse:

    Interessante falar sobre fidelização, talvez seja um ponto que podemos melhorar.

  2. Liliane Da Silva Alves disse:

    Gostei muito das dicas.

    1. Evolua disse:

      Que bom, Liliane! Já se inscreveu na nossa newsletter?

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