Saiba como as atividades extracurriculares podem ajudar a sua escola a reter mais alunos!
A evasão escolar é um dos grandes problemas que instituições de ensino do país inteiro precisam driblar.
Mas é possível diminuir esse problema com algumas atitudes, já que a evasão escolar não é um ato repentino, mas fruto de um processo lento de desengajamento do estudante na escola.
Por isso, investir em atividades extracurriculares pode mudar completamente este cenário, retendo muitos alunos! Confira:
Falta de Interesse
Um dos maiores inimigos da retenção escolar é a falta de interesse, muitas vezes provocado pela estagnação do modo de ensinar.
Isso porque com uma geração de estudantes tão conectada, ativa e impaciente, ensinar de modo passivo é um erro que deve ser consertado.
O novo estudante brasileiro não quer apenas olhar para a lousa, ouvir o professor e decorar informações. Hoje em dia é preciso inovar.
Entenda mais sobre o sistema de ensino interativo aqui.
Estimular novas ideias aumenta o engajamento dos alunos na caminhada até a conclusão do curso. Por isso, oferecer atividades extracurriculares com a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e privilegiar a complementação da formação social e profissional deixou de ser um plus para se tornar cada vez mais necessário ao processo educacional.
A seguir destacaremos alguns exemplos de atividades extracurriculares que, quando utilizadas estrategicamente, podem se tornar poderosas aliadas do educador que pretende reter mais alunos.
Participação em eventos públicos
O apoio à participação do aluno em simpósios, congressos, palestras, workshops, seminários e conferências é um exemplo de atividade extracurricular que pode contribuir para o desenvolvimento do aluno.
Além disso, ao participar de eventos, os alunos passam a se motivar mutuamente e melhoram o clima no ambiente educacional.
#Dica: reserve um dia da semana na sua escola para a apresentação de palestras! Monte um circuito de palestras com os seus professores e traga mais engajamento para a sua escola!
Oficinas e debates internos
Realizar oficinas e debates no ambiente educacional pode dar a oportunidade para o aluno demonstrar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Isso aprimora sua capacidade de raciocínio, reflexão e desenvolve uma postura crítica em relação aos conceitos aprendidos de forma individual e coletiva.
Ao ser mais estimulado a pensar por si próprio, o aluno tende a ser mais engajado no ambiente escolar, o que aumenta as chances de o mesmo continuar por mais tempo na sua instituição.
Formação cidadã
Investir no desenvolvimento de atividades extracurriculares que auxiliem na educação moral e civil do estudante é mais uma forma de reter mais alunos, evitando a evasão.
Isso porque tais atividades servem para integrar a instituição de ensino com a comunidade e, em alguns casos, servem como uma ótima ação de marketing.
Além disso, tornam o aluno mais consciente de seu papel na sociedade e intensificam o aprendizado, transportando-o para além da sala de aula.
#Dica: invista no desenvolvimento de palestras, seminários e projetos que auxiliem na educação civil e moral dos seus alunos de todos os cursos ou em turmas separadas.
De uma forma geral, as atividades extracurriculares possuem ótimas medidas para o educador que pretende transformar sua instituição de ensino.
O resultado da aplicação de estratégias de atividades extracurriculares é o aumento do interesse dos alunos, seu engajamento na instituição e o aumento significativo da retenção escolar.
Deseja saber mais sobre retenção escolar? Então acesse este artigo: