6 dicas de como ser um gestor escolar líder e de sucesso

6 dicas de como ser um gestor escolar líder e de sucesso

Atrás de uma grande escola de sucesso, há sempre um grande gestor escolar líder.

A liderança, sem dúvida, é um ponto importante e estratégico para alcançar o sucesso da sua escola profissionalizante. Neste artigo, vamos mostrar 6 dicas para você ser líder, gestor e bem-sucedido.

 

Ser líder passa por delegar tarefas

Um gestor líder deve se cercar de uma equipe que possa confiar e delegar tarefas. Portanto, se você executa atividades que podem ser realizadas por outros funcionários capacitados, delegue-as.

Essa transferência de responsabilidade trará vantagens para sua gestão, aumentando o seu tempo livre para executar novas atividades de melhorias e crescimento à escola, bem como para o seu próprio bem-estar diário.

Foque somente em atividades de sua responsabilidade, ocupando seus esforços e habilidades nas ações, soluções e decisões importantes que necessitam da cautela e firmeza de um gestor.

Além de aliviar suas preocupações, o gestor estará também mostrando confiança e oferecendo crescimento profissional aos membros da equipe.

Conforme os colaboradores corresponderem às suas expectativas, delegue novas atividades sem sobrecarregá-los e os recompense.

 

Planeje e execute projetos

Um gestor líder precisa desenvolver projetos que visem aumentar o faturamento da sua escola profissionalizante, além de proporcionar melhorias nas condições de trabalho de toda a equipe escolar.

Basicamente, o gestor precisa conhecer todas as necessidades da escola, planejar antecipadamente as mudanças e calcular o grau de investimento que irá efetuar.

Para realizar um novo projeto, precisa-se antes verificar se a escola tem estrutura para comportar a mudança, principalmente nas questões financeira, operacional e corporativa.

Fique atento aos investimentos 

O gestor sempre deverá estar atento se o investimento valerá a pena pelo retorno que será alcançado.

Veja também: Como calcular os rendimentos da minha escola pelo ROI?

Procure desenvolver ações ou eventos destinados à comunidade externa, no intuito de aproximá-la mais da escola. Busque também promover algumas campanhas e palestras em instituições privadas/públicas, com o objetivo de captar novos alunos.

A participação em eventos e feiras externas também exige toda uma programação e planejamento para avaliar o retorno financeiro e o quanto sua marca se destacará.

 

Descubra novas habilidades

Para ser líder, é preciso desenvolver as habilidades essenciais de liderança. Poucos têm essas habilidades naturalmente, mas isso não impede que você as desenvolva.

Conheça-as: inovador; resiliente; determinado; organizador; proativo; transparente; atencioso; agregador; participativo; concentrado; equilibrado; coordenador e disseminador.

O gestor líder permite que seus colaboradores ajam em benefício da escola por ter a consciência que não alcançará o sucesso sozinho. Também deve inspirar uma visão compartilhada clara e simples, para que sua a equipe possa buscar o mesmo objetivo final.

Durante todo o relacionamento profissional o gestor precisa estar disponível para tirar dúvidas e treinar os colaboradores em outras atividades para futuramente designa-las como novas responsabilidades.

Por fim, trate todos os membros da sua equipe com respeito, confiança e atenção. Além também de incentivar, motivar, valorizar e reconhecer os acertos e as iniciativas por meio de gestos, palavras ou benefícios.

 

Monitore todos os setores

Como dissemos anteriormente, o perfil de um gestor líder não é centralizador, mas acessível e flexível que acompanha de forma firme e tranquila o funcionamento de todos os setores da sua escola profissionalizante.

Podemos definir que as responsabilidades do gestor em cada setor da escola são:

Setor financeiro: Acompanhar os movimentos das contas a receber e a pagar, bem como verificar a margem da inadimplência e a cobrança das mensalidades em atraso. Definir a quantidade de bolsas de estudo a serem disponibilizadas aos futuros alunos.

É preciso orientar na redução de custos e monitorar todos os pagamentos relacionados a salários e gratificações. Além disso, é importante acompanhar os vencimentos e pagamentos dos tributos governamentais junto com o seu contador.

Setor pedagógico: Nessa área deve monitorar as tendências de ensino, disponibilizar ferramentas e recursos para aumentar a qualidade do trabalho da equipe. Orientar seus instrutores para se atualizarem na prospecção dos cursos de profissionalizantes a fim de conhecerem novas práticas e ajudarem na diminuição da evasão escolar.

Observe a evolução das turmas e pedir novas ideias e sugestões aos instrutores e alunos buscando melhorias e crescimento da escola.

Setor administrativo: Disponibilizar para a equipe uma estrutura adequada de mobília e equipamentos de informática para armazenar a documentação de alunos e funcionários. Acompanhe e monitore o registro de cadastro dos alunos e a entrega de declarações e certificados solicitados, para não haver reclamações.

O gestor também deve acompanhar e monitorar a organização de documentos relacionados à escola, como contratos, projetos e comprovantes de pagamentos de prestadores de serviços e fornecedores. Verificar e agendar treinamentos para a equipe nos casos de atualização do sistema de gestão escolar.

Comercial e marketing andam juntos

Setor comercial e atendimento: Acompanhar o nível de retorno das promoções e campanhas geradas pelo setor para captação de novos alunos.

Ouvir as solicitações da equipe como pedidos de treinamento para venda de novos cursos, técnicas de venda e de atendimento ao público. Se for necessário, veja a possibilidade de contratação de novos consultores de vendas e atendentes. Verifique se as acomodações estão adequadas aos visitantes e alunos, se precisar análise a troca de mobiliário ou equipamentos para melhor atendimento.

Setor Marketing: Desenvolver com esse setor novas promoções e campanhas para captar novos alunos por meio do marketing digital e outros canais de comunicação. Acompanhar também o desenvolvimento de ações, como participações em eventos externos ou palestras em outras instituições de ensino para a divulgação da escola e cursos.

Dentro desse processo é preciso monitorar o empenho da equipe responsável pelas técnicas do marketing digital, mensurando o alcance e sucesso das divulgações da escola nas redes sociais, sites e blogs especializados, além dos próprios canais institucionais.

 

Esteja sempre antenado as novidades

Para ser um gestor líder bem-sucedido é preciso viver além da sua escola profissionalizante. Isso significa não se limitar apenas no seu ambiente de trabalho, mas sim pesquisar e estudar o que as escolas concorrentes estão fazendo para se destacar no mercado e captar novos alunos.

O gestor precisa estar sempre se qualificando e buscando aprender novas formas de gestão que possibilitam aperfeiçoar o seu trabalho e aumentar o faturamento da sua escola. Participar de congressos, convenções, feiras e simpósios do setor contribui para agregar novos conhecimentos.

Nessas ocasiões existe uma grande concentração de empresas que apresentam em seus stands as novidades sobre gestão escolar. Dependendo do segmento do evento procure levar com você os responsáveis pelos setores de marketing e comercial para dividirem ideias e desenvolverem novas ações de melhorias na escola.

Sempre que possível participar das palestras oferecidas nesses eventos, pois grande parte dos palestrantes convidados são personalidades conceituadas no mercado educacional e com alto nível de conhecimento para estimular sua liderança e sucesso na gestão escolar.

Use a tecnologia a seu favor

É importante estar atento também aos lançamentos de novas tecnologias e aplicativos desenvolvidos para gestão escolar com funcionalidades que aperfeiçoem o seu trabalho, bem como o de toda escola.

Busque implementar aplicativos de usabilidade simples, mas que ao mesmo tempo seja eficiente e seguro para o armazenamento de informações importantes relacionadas aos cursos, alunos, setores e funcionários.

Os aplicativos são bons aliados para a comunicação interna, como por exemplo, a área financeira pode manter um canal com o setor comercial para conversarem sobre a prospecção de matrículas.

Com certeza após seguir essas dicas você estará pronto para se tornar um gestor escolar líder e de sucesso para sua escola profissionalizante.

 

2 respostas para “6 dicas de como ser um gestor escolar líder e de sucesso”

  1. Maria Filomena disse:

    Dizer que adorei as vossas dicas, pelo facto ter-me esclarecido bastante e aguardo para mais esclarecimentos obrigada.

Deixe uma resposta