Força de Vendas: Como montar uma equipe comercial que venda mais?

Força de Vendas: Como montar uma equipe comercial que venda mais?

A força de vendas é responsável por desenvolver estratégias e ações direcionadas ao seu público alvo para ajudar nas vendas e no aumento do faturamento da escola profissionalizante.

Nesse caso, o gestor escolar não deve delegar à equipe do setor administrativo a responsabilidade de desenvolver ações para captação de  novos alunos. Esse trabalho não condiz com suas habilidades e o processo de captação pode não ter o alcance e resultados esperados. É essencial, também, montar uma equipe escolar ideal.

Então, para não cometer erros e ficar à frente da concorrência é importante que o gestor saiba como montar uma força de vendas eficiente para cumprir metas na captação de novos alunos. Conheça agora um guia passo-a-passo para montar uma equipe comercial eficiente:

 

1.Contratar profissionais engajados para a sua força de vendas

Cabe ao gestor buscar profissionais de vendas que sejam responsáveis, comprometidos e com experiência de captação de clientes. Não é interessante restringir a busca por profissionais apenas experientes em vendas de cursos do método de ensino tradicional, pois existem novos modelos. O ensino interativo, por exemplo, requer outro perfil de força de vendas.

Portanto, o melhor é buscar profissionais seguros, que transmitam confiança ao cliente e que estejam dispostos a se destacarem nesse novo formato de comercialização.

 

2.Definir metas e ética

Infelizmente, existem profissionais de vendas que oferecem inverdades com o objetivo exclusivo de captar novos alunos e cumprir suas metas.

Por isso, é essencial que o gestor exija uma postura ética e idônea perante os futuros alunos, para que, após o ingresso, não ocorram transtornos e divergências nas informações.

É essencial para o monitoramento de produtividade e vendas definir metas diárias, semanais, quinzenais ou mensais para a equipe comercial. Como incentivo, estipule gratificações para a força de vendas sempre que atingirem as metas. Isso os estimulará a vender sempre mais.

3.Criar um material de vendas atraente

Para ser um aliado, o material de vendas precisa ser apresentável e bem escrito, com uma linguagem atraente. O recomendado é procurar uma agência de publicidade para elaborar um material de qualidade e profissional, criando uma imagem positiva para a escola profissionalizante.

Desta forma, a sua força de vendas terá uma ferramenta de divulgação eficaz para os futuros alunos que, somada à argumentação de vendas, dará resultados satisfatórios. Consequentemente, você realizará a efetivação de novas matrículas.

4.Disponibilize suporte tecnológico moderno

O gestor deve disponibilizar para a sua força de vendas um software de gerenciamento de contatos dos potenciais alunos.

A CRM é muito usada para acompanhar o andamento de cada processo de pré-venda e apresentar detalhadamente o que falta para concluir o processo de captação e efetivação da matrícula.

Normalmente, grande parte dos softwares de gestão escolar possui a CRM para o monitoramento de vendas, possibilitando ao gestor da escola também acompanhar o atendimento de cada consultor de vendas e avaliar o seu desempenho.

Além disso, é preciso disponibilizar a equipe comercial outras ferramentas digitais como perfis em mídias sociais e e-mails personalizados para a captação de alunos.

5.Forneça treinamento contínuo para a sua força de vendas

A equipe de vendas deve ser treinada constantemente com novas técnicas, estratégias de abordagem e de atendimento personalizado, com o intuito de aprimorar mais o processo de vendas da escola profissionalizante.

Atualmente, existem bons cursos de qualificação, de baixo custo. É importante o gestor compreender que o investimento faz parte do processo de captação de alunos. Para vender mais, é necessário investir.

6.Monitore o desenvolvimento da equipe

Cabe ao gestor acompanhar de perto o desenvolvimento da equipe para saber se expectativas estão sendo atingidas e se preparar para possíveis mudanças de estratégia, no objetivo de alavancar a captação de alunos.

Se algum colaborador da força de vendas não estiver atingindo as metas, o gestor deve analisar qual o possível problema e, se necessário, oferecer novos treinamentos ou novas ferramentas de trabalho.

Caso o problema persista, pode ser o momento de fazer uma re-análise de perfil e buscar um novo consultor de vendas, no intuito de atingir as metas definidas.

Seguindo essas dicas, o gestor conseguirá montar uma força de vendas engajada e eficiente para melhorar as vendas e o faturamento da escola.

Conhece a importância da modernização para o desenvolvimento da sua escola?

 

Uma resposta para “Força de Vendas: Como montar uma equipe comercial que venda mais?”

  1. Evolua disse:

    4.5

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