7 dicas para diminuir a evasão de alunos nas escolas

Atualmente, um dos maiores desafios das escolas profissionalizantes é manter o estudante motivado nas aulas, como consequência evitar a evasão de alunos.

O problema pode ser comum e frequente devido a fatores internos e externos. É importante que os instrutores, gestores ou coordenadores chamem o aluno para conversar sobre faltas, problemas de aprendizagem, entre outros motivos pessoais ou não que podem acarretar na evasão de alunos. Além disso, problemas financeiros também podem fazer com que o estudante acabe optando por desistir dos estudos.

Conheça 7 dicas para diminuir a evasão de alunos da sua escola profissionalizante. Acompanhe!

5 dicas para diminuir a evasão de alunos

5 dicas para diminuir a evasão de alunos

1.  Investigue as causas da evasão de alunos

Primeiramente, é importante entender o motivo do aluno não ter a frequência escolar desejável. A melhor forma de descobrir é com um bate papo descontraído, sem causar desconforto ou parecer invasivo para o aluno.

Entenda se o problema é pessoal, financeiro, dificuldade no aprendizado, o ambiente escolar, o curso, instrutores ou método de ensino.

Os motivos que levem o aluno a desistir do curso podem ser vários. Portanto, é importante saber a origem do problema. Depois de diagnosticado, é necessário executar a solução.

Aproveitando este assunto, veja também quatro fatores que aumentam a retenção de alunos em sua escola profissionalizante.

2. Destaque seus cases de sucesso

Uma ótima estratégia é a divulgação dos cases de sucesso. Muitos alunos ficam motivados com o sucesso de outros que fizeram o mesmo curso e se inseriram no mercado de trabalho. O importante, nesta ação, é que o aluno fique motivado e veja o valor do seu investimento.

Divulgue os exemplos de alunos que tiverem bons resultados no mercado de trabalho após realizar o curso na sua escola profissionalizante e também invista em Atividades Extracurriculares para ajudar a reter mais alunos.

3. Motive seu aluno e o ajude nas dificuldades

Parte da evasão escolar está relacionada à falta de dinheiro para custear os estudos. No entanto, outra causa pode ser a dificuldade no aprendizado e também o entendimento aplicabilidade no futuro profissional.

Se o problema for financeiro, tente ajudá-lo com descontos nas mensalidades ou bolsas de estudo. No caso de dificuldades no aprendizado, é possível minimizar o problema com aulas extras e atividades diferenciadas.

Já no caso de aplicabilidade no futuro profissional, a melhor solução é mostrar a importância do investimento nas projeções de mercado e as vantagens de uma formação qualificada.

Faça mais do que ensinar, saiba motivar o aluno!

4.  Conheça o perfil dos alunos e acompanhe a frequência

Um bom gestor escolar não deve se aproximar de seus alunos apenas para resolver problemas pontuais, mas, sim, acompanhá-los diariamente no seu desempenho escolar.

Para isso, é muito importante conhecer o perfil dos alunos da sua escola profissionalizante para atendê-los da melhor forma e assim retê-los por mais tempo.

Essa ação ajuda a diminuir a evasão escolar, pois, assim, o gestor se aproxima dos alunos criando um vínculo de confiança e preocupação.

Realize visitas periódicas às salas de aula, acompanhe a frequência e fique atento aos alunos que costumam faltar mais para conversar pessoalmente com eles ou com os responsáveis. Descubra as causas e procure uma solução adequada para ambos os lados

Lembre-se sempre de passar a impressão de que sua escola está preocupada com o desenvolvimento intelectual do aluno e também com a sua satisfação em relação a todo o ambiente escolar.

Conheça o perfil dos alunos e acompanhe a frequência

Conheça o perfil dos alunos e acompanhe a frequência.

5.  Identifique se o problema está na escola

Uma escola é bem mais que uma sala de aula, principalmente para o aluno. Partindo desse ponto é necessário deixar sua escola preparada para atender todas as demandas e melhorias que surgirem.

Pode ser na gestão, organização do ambiente escolar, horários de aulas, material didático, metodologia, instrutores, entre outras insatisfações. Ainda, pode faltar apoio pedagógico ao aluno quando o currículo não está de acordo com o mercado atual de trabalho.

Então, analise a sua escola profissionalizante, pesquise entre os alunos e funcionários se é possível melhorar alguma questão ou apoio.

Com isso, além de reduzir a evasão de alunos, sua escola aumentará a satisfação deles e, consequentemente, resultará na indicação de novos.

Você pode ver como a gestão escolar influencia na captação e fidelização dos alunos na sua escola profissionalizante, lendo este artigo que trará grande dicas: Gestão escolar: porque ela é tão importante para a retenção de alunos?

 6.  Ressalte seus diferenciais competitivos

Para motivar mais seus alunos e gerar ainda mais valor e referência, é importante divulgar e destacar os diferenciais de estudar na sua escola profissionalizante como a metodologia de ensino, formação de qualidade, parcerias, entre outros.

As características únicas da sua escola podem ser consideradas diferenciais competitivos. Porém, elas devem ser percebidas de forma positiva pelo público. Logo, de nada adianta ter uma proposta de atuação apenas “diferente” se ela não é notada pelas pessoas como algo que agrega valor.

Às vezes, uma situação contrária também existe — ou seja, se a escola profissionalizante tem importantes vantagens competitivas, mas deixa de divulgá-las para um maior número de possíveis alunos. Nesse caso, até poderia haver pessoas interessadas no que a escola oferece, mas deixam de comprar devido à falta de conhecimento dos benefícios ofertados.

Saber apresentar seus diferenciais competitivos aos pais e alunos ajuda a motivá-los nos estudos e no interesse de aumentar as chances de colocação e recolocação no mercado de trabalho. Invista mais em campanhas para rematricular atuais e ex-alunos.

7. Elabore campanhas para rematrícula

Execute campanhas internas e externas de rematrícula para que alunos e ex-alunos continuem os estudos na sua escola profissionalizante e ampliem a formação profissional em outras áreas do mercado.

Ofereça benefícios e descontos para motiva-los a continuar os estudos e ainda para indicar novos alunos para escola como, por exemplo, campanha de indicação de amigos.

Agora que você aprendeu todas as dicas importantes é o momento certo para colocá-las em prática e reduzir significativamente a evasão de alunos na sua escola profissionalizante. Se ficou alguma dúvida, escreva abaixo nos comentários.

 

4 respostas para “7 dicas para diminuir a evasão de alunos nas escolas”

  1. Anônimo disse:

    4.5

  2. Anônimo disse:

    5

Deixe uma resposta