4 fatores que aumentam sua retenção de alunos

desenvolvimento de escolas

Tão importante quanto a captação, a retenção de alunos é um fator que demanda atenção de qualquer instituição de ensino.

Confira alguns fatores para a desistência escolar e aprenda a corrigi-los para aumentar a retenção de alunos. Afinal, diminuir a desistência e o abandono escolar é essencial para reter mais estudantes e aumentar os rendimentos do seu negócio.

Bom rendimento escolar

Dificuldades de aprendizado e problemas na metodologia de ensino podem provocar notas baixas, uma das principais razões para a baixa retenção de alunos.

Por isso, é fundamental ter uma estatística atualizada sobre as notas dos alunos e um mapa das dificuldades e problemas encontrados pelos mesmos.

Você pode fazer esse mapa ao questionar seus alunos sobre o método, as aulas, dificuldades e sua escola de modo geral.

Assim você conseguirá ver quais pontos que mais são observados e podem ser otimizados para satisfazer os seus alunos da melhor forma.

Por exemplo, se sua metodologia não tem agradado alunos, procurar um novo sistema de ensino pode ser uma boa opção.

Apenas assim será possível obter as métricas exatas do progresso de cada aluno também do nível de aprendizagem.

Essas métricas são as melhores ferramentas para apontar falhas no ensino e assim reduzir significativamente a evasão escolar.

 Situação econômica do aluno

Muitas vezes o aluno se programa para pagar a escola com um orçamento limitado e qualquer problema que surja tem um impacto forte.

Para contornar este problema, é necessário equilibrar o valor das mensalidades para que não se tornem um “peso” para a maioria dos alunos.

Mas para realizar este equilíbrio de valores cobrados é fundamental ter uma boa gestão financeira na sua escola.

Além disso, a redução de gastos supérfluos pode ajudar a reduzir os valores das mensalidades, aumentando a retenção de alunos.

Localização da instituição

A localização da escola em bairros de difícil acesso para transportes públicos também é um fator que desencadeia o abandono escolar.

Isso porque a dificuldade de locomoção para a escola pode ser um ponto-chave no momento da decisão do aluno em se matricular.

De certa forma, o local é muito importante não apenas na retenção de alunos como também na conquista de novos clientes.

Portanto, priorize uma boa localização para a sua escola a fim de ter uma melhor acessibilidade para todos alunos atuais e futuros.

Situação empregatícia

O nível de empregabilidade da região também é um fator de destaque para a retenção de alunos.

Portanto, ajudar o seu estudante a encontrar um emprego é uma forma de melhorar a situação financeira dele e diminuir o seu abandono escolar.

Para fazer isso é preciso ter parcerias com empresas de diversos setores ou com empresas de recrutamento, mostrando a qualidade da formação profissional que você oferece.

Fazendo isso, seus alunos terão mais oportunidades profissionais e sua escola aumentará as taxas de retenção.

Além disso, alunos e empresas passarão a indicar a sua instituição de ensino para novos clientes.

 

Deixe uma resposta