Gestão escolar: 10 Habilidades de um verdadeiro líder

Uma escola bem-sucedida é resultado das habilidades do gestor escolar. Confira neste post como se tornar um verdadeiro líder na sua instituição.

A boa gestão escolar traz muitos frutos para qualquer instituição, principalmente se o seu responsável tiver um perfil de liderança, que influencia de forma positiva colaboradores, alunos e parceiros.

Mas, para um gestor escolar ser reconhecido como um líder, é preciso ter algumas habilidades importantes. Neste artigo vamos destacar dez delas. Confira:

1ª habilidade: Mediador

O fato de saber ouvir o posicionamento de outras pessoas, ter a capacidade de analisar opiniões imparcialmente, e conduzi-las de forma conclusiva no objetivo de buscar solução para um questionamento, mostra que o gestor escolar tem o poder de mediação.

E essa habilidade se reflete, principalmente, quando o gestor utiliza esta aptidão para gerar diálogos dentro de vários grupos que estão dentro e fora da escola.

Ao trabalhar sua habilidade de mediação, o gestor pode interagir de forma positiva dentro destes grupos, com o objetivo de buscar soluções que possam gerar o crescimento da sua escola. Assim como também pode ajudar no desenvolvimento da comunidade.

2ª Habilidade: Planejador

Definindo estratégias que tenham etapas possíveis de serem executadas, o gestor escolar trabalha a capacidade de planejamento.

Isso inclui atividades como: calcular prazos, delegar tarefas, monitorar e prever as consequências destas ações, por exemplo.

Tal aptidão é essencial para o funcionamento de qualquer escola, principalmente quando influi no aprimoramento e desenvolvimento de processos. Se feito corretamente, o planejamento da escola tem como resultado o sucesso da instituição!

Por isso, o gestor escolar deve usar com sabedoria essa habilidade se quiser alcançar suas metas e objetivos.

3ª Habilidade: Motivador

A motivação deve estar presente dentro da escola. Cabe ao gestor escolar disseminar este sentimento, tanto entre os membros de sua equipe, como também entre os seus alunos.

Uma equipe motivada resulta em uma produtividade maior, principalmente em setores envolvidos diretamente no atendimento ao aluno, como o pedagógico ou acadêmico.

Por exemplo: professores estimulados e um conteúdo programático enriquecedor, fazem com que o aluno também se motive a estudar, divulgando para as pessoas do seu convívio os benefícios do seu curso e o seu bom atendimento.

Ao fazer isso, você conquistará novos embaixadores da sua marca, aumentando o seu reconhecimento na comunidade e atraindo mais alunos.

4ª Habilidade: Transparente

Posicionar-se, mostrando a sua responsabilidade por ações e decisões, é trabalhar a capacidade de ser transparente e ético perante a sua equipe e a comunidade.

Fazendo isso, o gestor escolar afasta os sentimentos de desconfiança e de incerteza de sua equipe, que podem prejudicar seriamente o progresso da escola.

Além disso, ser transparente estimula a boa comunicação entre os setores, fazendo com que a escola desenvolva um perfil conciliador, onde o aluno terá a certeza que a sua evolução será conduzida de forma séria e produtiva.

5ª Habilidade: Inovador

Estar presente em congressos e feiras do segmento, com o objetivo de conhecer novidades e tendências, é sinal que o gestor escolar tem a habilidade de ser inovador.

Ele vive em busca constante de atualizar seus conhecimentos, o modelo de negócios, marketing e ambiente escolar, a fim de proporcionar maior conforto e suporte para a equipe e para os alunos.

Além disso, o gestor escolar com essa habilidade acompanha as novidades do mercado, procurando transformar a sua escola em um ambiente atualizado, que atenda todas as necessidades do aluno.

6ª Habilidade: Antenado

O gestor escolar antenado tem a consciência de que pode alavancar o seu gerenciamento, utilizando ferramentas para monitorar todo o funcionamento da instituição. Ele sabe que isso é de extrema importância para o seu negócio.

Ele procura alternativas tecnológicas que possam ajudar em diversos setores da escola, tornando a execução de tarefas mais eficiente.

Auxilia, também, a armazenar informações que ajudam no bom atendimento ao aluno e na produtividade do seu setor.

Ter a facilidade de monitorar todos os setores, apresentando dados como: a evolução do aluno e do faturamento da instituição. As informações trazem ao gestor escolar a base necessária para planejar de forma consistente novos projetos para o crescimento da instituição.

Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar a sua vida aqui.

7ª Habilidade: Realista

O responsável pela gestão escolar tem que conhecer plenamente, tanto a realidade da sua escola, como também a da comunidade que está em volta da instituição.

Ter esse conhecimento significa conseguir definir passos concretos para conduzir a sua instituição de forma sábia.

Por exemplo: entender o contexto da comunidade é necessário, pois alguns problemas que ocorrem nela podem influenciar no funcionamento da escola.

Ao se tornar um gestor participativo, ele tem o conhecimento de possíveis problemas que podem ocorrer dentro da instituição, tomando atitudes para saná-las rapidamente, antes que afetem o bom funcionamento da escola.

8ª Habilidade: Determinado

Tomar ações que afetem diretamente o funcionamento da escola, com o objetivo de alavancar o seu desenvolvimento, faz parte do perfil da gestão escolar bem-sucedida.

Ter uma postura positiva, além de incentivar outros setores a tomarem decisões que favorecem o crescimento da instituição, dá abertura para opiniões e sugestões produtivas por parte dos membros da equipe.

E saiba que os melhores e mais inesperados insights podem vir de situações assim.

 

9ª Habilidade: Estudioso

O responsável pela gestão escolar que tem esta habilidade vive em busca por conteúdo, principalmente de assuntos que envolvam diretamente o funcionamento de escolas.

Ele busca ter o aprimoramento em assuntos administrativos, financeiros, acadêmicos, pedagógicos, comerciais, técnicos e legislativos, para que possa se precaver de possíveis mudanças negativas ou positivas.

Ele passa a conhecer novidades que podem ser aplicadas nos mais diversos setores, focando na melhoria da produtividade e na excelência do atendimento aos alunos, além de buscar novos alunos para a instituição.

Aplicar novos treinamentos com membros da equipe, buscar alternativas para redução de gastos desnecessários e aprimorar o conteúdo programático dos cursos ministrados são outras medidas positivas que surgem quando o gestor escolar estuda a área em que trabalha.

 

10ª Habilidade: Humilde

Trabalhar a capacidade de ouvir críticas e elogios que partam de membros da equipe escolar, alunos, ou pessoas da comunidade, é essencial para qualquer gestor escolar.

Isso porque, saber analisar a crítica e revertê-la de forma positiva para as suas ações, mostra que a pessoa tem humildade para buscar o aprimoramento pessoal.

Além disso, ter a aptidão de reconhecer que precisa de ajuda, ou que está errado em alguma situação, evidencia que o gestor procura a evolução contínua, corrigindo as suas deficiências.

Trabalhar nas habilidades citadas é a melhor forma de caminhar para se tornar um bom gestor escolar, afinal, este é um profissional que precisa ter muito jogo de cintura para lidar com diversas responsabilidades ao mesmo tempo.

gestao escolar

2 respostas para “Gestão escolar: 10 Habilidades de um verdadeiro líder”

  1. Anônimo disse:

    4.5

  2. Anônimo disse:

    5

Deixe uma resposta