Como criar um blog para captar alunos?

Como criar um blog para captar alunos?

Grande parte das escolas profissionalizantes possui um site na internet ou uma fan page nas redes sociais. Veja como criar um blog, que é também uma estratégia do marketing digital, pode aumentar a captação de alunos na sua escola.

Ter um blog da sua escola profissionalizante é uma estratégia de marketing digital que, quando bem planejada e executada, pode gerar mais leads e potenciais clientes, além de fidelizar os atuais.

Pois, o objetivo dessa mídia digital é criar um relacionamento com o seu público-alvo oferecendo conteúdos de interesse e aprendizado.

Sendo assim, o blog funciona como um canal de comunicação e relacionamento entre os visitantes e sua escola, onde por meio de artigos relevantes desperta o interesse e o aprendizado dos leitores e ao mesmo tempo, os atrai para conhecer mais sobre a sua marcar.

Neste artigo, iremos explicar mais sobre como um ter blog pode ajudar na captação de alunos, além de como alcançar os melhores resultados com o engajamento do seu público-alvo usando  os recursos disponíveis na plataforma.

 

Como criar um blog e ter conteúdos de relevância 

Para ter relevância e atrair muitos leitores, os conteúdos produzidos para o blog devem seguir um padrão de qualidade.

Exemplos básicos: empregar corretamente as regras ortográficas e gramaticais da língua portuguesa, fazer uso de uma linguagem de fácil entendimento, além de expressar propriedade e coerência sobre o tema. Muitas vezes, uma linguagem menos técnica e mais pessoal agradam mais os leitores.

Essa condição cria uma comunicação direta, agradável e atrativa, gerando a sensação de empatia. Isto é, o leitor enxerga por meio do seu blog que você sabe o que ele está procurando, e o melhor tudo, que você sabe como ajudá-lo.

Portanto, ao criar um blog tenha a consciência da importância em estar sempre produzindo um conteúdo rico de informações e que gerem credibilidade ao seu público-alvo.

Os conteúdos do blog podem oferecer dicas, boas práticas, passo a passo, dados de pesquisas e notícias do mercado educacional profissionalizante. É importante sempre diversificar os temas e as abordagens, mas claro, permanecendo sempre dentro do mesmo segmento.

A missão ao desenvolver conteúdos para um blog é despertar no seu potencial aluno a sensação de estar conversando com alguém que entende sobre as suas principais dores e dúvidas do mercado educacional, profissional, qualificação, entre outros assuntos relacionados.

Se você cumprir corretamente essa tarefa, seu blog cumprirá o objetivo principal de fazer seus visitantes passarem a leads e posteriormente se converterem para clientes.

 

Aprimore o relacionamento com seus clientes

Ter um blog também pode ser útil como um canal de comunicação com os alunos matriculados e seus pais. Porém para esse público, os conteúdo podem ser mais direcionados e com o propósito de fidelização.

Por meio de artigos informativos, você pode divulgar eventos educacionais e culturais, bem como lançamentos de cursos ou atividades extracurriculares, dicas de estudos, notícias sobre ensino profissionalizante, mercado de trabalho, áreas mais valorizadas, entre outras. É possível acrescentar vídeos e fotos ao conteúdo publicado.

Os blogs ainda possuem o recurso de comentários que aumentam a interatividade com o leitor. Nesse espaço, os visitantes podem tirar dúvidas, fazer sugestões e debater sobre os temas publicados.

 

Entenda como criar um blog  investindo em Marketing de Conteúdo

Como já dissemos anteriormente, para se criar um blog é preciso ter em mente a tarefa de produzir de conteúdos relevantes que despertem o interesse do seu público-alvo. Então até aqui  tudo certo, ok? Então agora você precisa saber como produzir conteúdos relevantes que realmente terão o resultado desejado!

Para seu blog ser mais assertivo você deve adotar a técnica do marketing de conteúdo, que é a criação de artigos com determinadas características  e estratégias que irão atrair, envolver e gerar valor para os atuais ou futuros clientes. Além disso, quando bem empregado, o marketing de conteúdo fortalece marca, gerando assim mais visibilidade e matrículas para sua escola.

O marketing de conteúdo contribui ainda para que a relevância do seu conteúdo se destaque e seja ranqueado nos navegadores de buscas, como o do Google, aumentando o alcance do público-alvo e a sua autoridade no meio digital.

Atualmente existem diversas empresas e prestadores de serviços especializados em marketing de Conteúdo. Porém, é possível buscar cursos e certificações onlines e gratuitos para aprender as técnicas necessárias e produzir você mesmo conteúdos de relevância para o seu blog.

 

O que é SEO? E como ter sucesso nos sites de busca?

Uma das grandes vantagens de ter um blog em comparação às redes sociais é a possibilidade de otimização para mecanismos de busca, chamada também de SEO, e pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam mensurar as buscas orgânicas que geram tráfego e autoridade para um site ou blog.

Desta forma, as chances de se destacar na internet e sair na frente da concorrência aumentam, e muito! Já que o processo de compra de muitos clientes começa com pesquisas na internet.

Pensando nisso, veja também esse post: Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo. 

Quando o conteúdo é personalizado corretamente, o SEO faz com que os buscadores entendam que o seu conteúdo tem relevância e autoridade de conhecimento. Desta forma, quanto mais busca, mais autoridade seu assunto terá e ficará entre os primeiros resultados, aumentando a visibilidade e tráfego no seu blog.

Existe a alternativa de optar pelos anúncios pagos para aparecer nos primeiros resultados das páginas. Porém, ter um blog otimizado é muito mais vantajoso, pois as vezes os visitantes podem ter algum bloqueio com anúncios e ignorar o links patrocinados.

 

Conclusão

Agora que você viu quais as vantagens em criar um blog, por que não passar a investir nessa estratégia? Você pode começar aos poucos para aprender a usar todos os recursos e ir aprimorando seus conteúdos para mensurar os primeiros resultados de atração de leads à conversão para clientes.

Para melhorar os resultados some os conteúdos relevantes a estratégia das redes sociais, para fortalecer mais a sua marca e, consequentemente, aumentar as possibilidades de matrículas na sua escola.

Agora que você já entendeu como criar um blog pode ser tão eficiente para a captação de alunos na sua escola profissionalizante, que tal ler um pouco mais sobre outras boas prática para vender mais com o método de ensino interativo! Confira nosso conteúdo e coloque em prática todas as nossas dicas!

 

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