Grande parte das escolas profissionalizantes possui um site na internet ou uma fan page nas redes sociais. Veja como criar um blog, que é também uma estratégia do marketing digital, pode aumentar a captação de alunos na sua escola.

Ter um blog da sua escola profissionalizante é uma estratégia de marketing digital que, quando bem planejada e executada, pode gerar mais leads e potenciais clientes, além de fidelizar os atuais.

Pois, o objetivo dessa mídia digital é criar um relacionamento com o seu público-alvo oferecendo conteúdos de interesse e aprendizado.

Sendo assim, o blog funciona como um canal de comunicação e relacionamento entre os visitantes e sua escola, onde por meio de artigos relevantes desperta o interesse e o aprendizado dos leitores e ao mesmo tempo, os atrai para conhecer mais sobre a sua marcar.

Neste artigo, iremos explicar mais sobre como um ter blog pode ajudar na captação de alunos, além de como alcançar os melhores resultados com o engajamento do seu público-alvo usando  os recursos disponíveis na plataforma.

 

Como criar um blog e ter conteúdos de relevância 

Para ter relevância e atrair muitos leitores, os conteúdos produzidos para o blog devem seguir um padrão de qualidade.

Exemplos básicos: empregar corretamente as regras ortográficas e gramaticais da língua portuguesa, fazer uso de uma linguagem de fácil entendimento, além de expressar propriedade e coerência sobre o tema. Muitas vezes, uma linguagem menos técnica e mais pessoal agradam mais os leitores.

Essa condição cria uma comunicação direta, agradável e atrativa, gerando a sensação de empatia. Isto é, o leitor enxerga por meio do seu blog que você sabe o que ele está procurando, e o melhor tudo, que você sabe como ajudá-lo.

Portanto, ao criar um blog tenha a consciência da importância em estar sempre produzindo um conteúdo rico de informações e que gerem credibilidade ao seu público-alvo.

Os conteúdos do blog podem oferecer dicas, boas práticas, passo a passo, dados de pesquisas e notícias do mercado educacional profissionalizante. É importante sempre diversificar os temas e as abordagens, mas claro, permanecendo sempre dentro do mesmo segmento.

A missão ao desenvolver conteúdos para um blog é despertar no seu potencial aluno a sensação de estar conversando com alguém que entende sobre as suas principais dores e dúvidas do mercado educacional, profissional, qualificação, entre outros assuntos relacionados.

Se você cumprir corretamente essa tarefa, seu blog cumprirá o objetivo principal de fazer seus visitantes passarem a leads e posteriormente se converterem para clientes.

 

Aprimore o relacionamento com seus clientes

Ter um blog também pode ser útil como um canal de comunicação com os alunos matriculados e seus pais. Porém para esse público, os conteúdo podem ser mais direcionados e com o propósito de fidelização.

Por meio de artigos informativos, você pode divulgar eventos educacionais e culturais, bem como lançamentos de cursos ou atividades extracurriculares, dicas de estudos, notícias sobre ensino profissionalizante, mercado de trabalho, áreas mais valorizadas, entre outras. É possível acrescentar vídeos e fotos ao conteúdo publicado.

Os blogs ainda possuem o recurso de comentários que aumentam a interatividade com o leitor. Nesse espaço, os visitantes podem tirar dúvidas, fazer sugestões e debater sobre os temas publicados.

 

Entenda como criar um blog  investindo em Marketing de Conteúdo

Como já dissemos anteriormente, para se criar um blog é preciso ter em mente a tarefa de produzir de conteúdos relevantes que despertem o interesse do seu público-alvo. Então até aqui  tudo certo, ok? Então agora você precisa saber como produzir conteúdos relevantes que realmente terão o resultado desejado!

Para seu blog ser mais assertivo você deve adotar a técnica do marketing de conteúdo, que é a criação de artigos com determinadas características  e estratégias que irão atrair, envolver e gerar valor para os atuais ou futuros clientes. Além disso, quando bem empregado, o marketing de conteúdo fortalece marca, gerando assim mais visibilidade e matrículas para sua escola.

O marketing de conteúdo contribui ainda para que a relevância do seu conteúdo se destaque e seja ranqueado nos navegadores de buscas, como o do Google, aumentando o alcance do público-alvo e a sua autoridade no meio digital.

Atualmente existem diversas empresas e prestadores de serviços especializados em marketing de Conteúdo. Porém, é possível buscar cursos e certificações onlines e gratuitos para aprender as técnicas necessárias e produzir você mesmo conteúdos de relevância para o seu blog.

 

O que é SEO? E como ter sucesso nos sites de busca?

Uma das grandes vantagens de ter um blog em comparação às redes sociais é a possibilidade de otimização para mecanismos de busca, chamada também de SEO, e pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam mensurar as buscas orgânicas que geram tráfego e autoridade para um site ou blog.

Desta forma, as chances de se destacar na internet e sair na frente da concorrência aumentam, e muito! Já que o processo de compra de muitos clientes começa com pesquisas na internet.

Pensando nisso, veja também esse post: Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo. 

Quando o conteúdo é personalizado corretamente, o SEO faz com que os buscadores entendam que o seu conteúdo tem relevância e autoridade de conhecimento. Desta forma, quanto mais busca, mais autoridade seu assunto terá e ficará entre os primeiros resultados, aumentando a visibilidade e tráfego no seu blog.

Existe a alternativa de optar pelos anúncios pagos para aparecer nos primeiros resultados das páginas. Porém, ter um blog otimizado é muito mais vantajoso, pois as vezes os visitantes podem ter algum bloqueio com anúncios e ignorar o links patrocinados.

 

Conclusão

Agora que você viu quais as vantagens em criar um blog, por que não passar a investir nessa estratégia? Você pode começar aos poucos para aprender a usar todos os recursos e ir aprimorando seus conteúdos para mensurar os primeiros resultados de atração de leads à conversão para clientes.

Para melhorar os resultados some os conteúdos relevantes a estratégia das redes sociais, para fortalecer mais a sua marca e, consequentemente, aumentar as possibilidades de matrículas na sua escola.

Agora que você já entendeu como criar um blog pode ser tão eficiente para a captação de alunos na sua escola profissionalizante, que tal ler um pouco mais sobre outras boas prática para vender mais com o método de ensino interativo! Confira nosso conteúdo e coloque em prática todas as nossas dicas!

 

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