Facebook Ads: Como gerenciar anúncios no Facebook?

Fazer anúncios no Facebook é uma excelente ideia para obter melhores resultados em suas campanhas para captação de novos alunos. Essas campanhas são essenciais para o sucesso de uma escola profissionalizante. No entanto, a cada dia, novos concorrentes vão surgindo no mercado, aumentando a competitividade e tornando ainda mais árdua a tarefa de utilizar o Facebook Ads.

Por conta disso, mostraremos como fazer uma campanha para captar alunos utilizando essa poderosa ferramenta que certamente lhe ajudará a alcançar sucesso em suas campanhas. Confira!

Campanhas de captação eficientes

Primeiramente, é importante lembrar que as campanhas de captação de alunos devem sempre ser realizadas na escola e na internet. Não deixe de lado os folders e cartazes com informações sobre o seu estabelecimento, oferta de cursos e datas de matrículas. Esses meios tradicionais não estão obsoletos e podem ser complementados com as campanhas digitais.

Uma campanha de captação eficiente precisa juntar essas duas partes: o online e o offline. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias para criar anúncios melhores, a fim de conquistar e reter o maior número possível de alunos.

Nesse momento, as redes sociais devem entrar em cena para complementar a campanha tradicional devido ao alto número de pessoas cadastradas que acessam suas contas diariamente e a excelente possibilidade de segmentação de seu público-alvo.

Segmentação e mensuração das campanhas

Nas redes sociais, com poucos cliques é possível segmentar o público-alvo por idade, localização, gênero, entre outras características, direcionando, por exemplo, cada curso específico para pessoas que realmente têm interesse em determinada área. Também é possível ativar ou desativar campanhas a qualquer momento. Além disso, você pode mensurar os resultados com mais facilidade, analisando, por exemplo, as características das pessoas que mais clicaram em seus anúncios.

Essas ferramentas são ótimas para elaborar uma campanha bem focada no seu público-alvo e, com base nas mensurações, fazer os ajustes necessários para que o seu anúncio tenha sempre mais resultados.

faceads

Utilização do Facebook Ads para captar alunos

Considerada a rede social mais utilizada no mundo, o Facebook conta com quase 2 bilhões de usuários ativos. É acessado por milhões de pessoas diariamente por meio de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos. Devido a sua popularidade, a rede de Zuckerberg desenvolveu o Facebook Ads para usufruir deste incrível poder de propagação.

Basta criar uma página e ativar a conta de anúncios. Feito isso, você poderá aproveitar vários recursos em apenas uma plataforma! Confira alguns deles:

  • proximidade com o público-alvo: você estará mais próximo das pessoas que têm potencial de se matricular em algum curso. Isso lhe permite analisar e tomar decisões com base no comportamento delas;
  • segmentação do público-alvo: você poderá direcionar cada oferta específica para o grupo ideal de pessoas;
  • formato do anúncio: você poderá escolher quais formatos de anúncio serão melhores para cada tipo de pessoa: vídeos, imagens, textos, entre outros;
  • controle dos anúncios: você poderá ativar ou desativar uma campanha quando quiser;
  • menor custo de veiculação: é importante frisar que o valor gasto para obter todos esses benefícios é bem menor do que em mídias tradicionais (TV, banners, rádio etc).

Power Editor e planejamento da campanha

Power Editor é a ferramenta que você vai utilizar para criar suas campanhas. Após ter sua conta de anúncio ativada, você poderá criar e editar campanhas, conjunto de anúncios, anúncios, formatos dos anúncios, público-alvo e outras características.

Contudo, antes de acessá-lo e iniciar a criação dos anúncios, faça um planejamento da sua campanha. Dessa forma, você vai ter mais segurança na criação, além de otimizar o seu tempo de trabalho. Não se esqueça de incluir os seguintes pontos no seu planejamento:

  • objetivo da campanha;
  • formato do anúncio;
  • posicionamento do anúncio (feed móvel, feed desktop, coluna direita no desktop, Instagram);
  • público-alvo (localização, idade, gênero, etc);
  • URL da página de destino;
  • Imagem do anúncio;
  • Texto do anúncio.

Como fazer anúncios mais efetivos no Facebook

Um anúncio realmente efetivo no Facebook precisa ter, basicamente, dois elementos: relevância e desempenho. É preciso que o conteúdo produzido seja adequado aos interesses do público-alvo para gerar engajamento e que os resultados sejam satisfatórios. Para tanto, siga as dicas a seguir:

1. Seja específico

Por mais que seja interessante atingir o máximo possível de pessoas, não queira abraçar o mundo. Nas redes sociais é muito mais interessante, do ponto de vista comercial, concentrar sua mensagem em um público mais restrito.

Em geral, o alcance acaba sendo inversamente proporcional à relevância, sendo assim, a dica aqui é restringir o público de acordo com critérios como idade, local em que se encontra, seus interesses e características comportamentais, entre outros. Dessa maneira você consegue direcionar seu conteúdo de forma precisa em relação aos interesses das pessoas e assim obter resultados mais relevantes.

2. Segmente seu público

Essa especificidade pode ser feita de maneira prática. Por meio da sua lista de clientes, usando o e-mail ou telefone, você consegue segmentar o seu público dentro do Facebook.

Basta criar uma lista usando os dados desses clientes, salvá-la em formato CSV ou TXT, acessar a guia “Públicos”, no Gerenciador de Anúncios, clicar em “Criar Público”, selecionar “Público Personalizado” e, na sequência, “Lista de Clientes”. Carregue o arquivo salvo e espere cerca de 30 minutos para ter seu público personalizado.

3. Dê destaque às informações mais importantes

A cada postagem, concentre-se na mensagem principal, de modo a atribuir a ela um protagonismo em relação a tudo o que for menos relevante dentro do anúncio.

É importante lembrar que, como se trata de uma rede social em que você disputa espaço com uma avalanche de conteúdos, menos é mais, ou seja, quanto mais precisa for a postagem e direta em relação ao que é relevante, maiores serão as chances de as pessoas prestarem atenção nela. Se for preciso, divida as informações em várias postagens (sempre tomando cuidado para não exagerar na frequência) e distribua o seu conteúdo periodicamente.

4. Faça testes

Antes de anunciar, você pode seguir alguns passos para avaliar o que acontecerá depois que o lead clicar em seu anúncio. São eles:

  • confira se a segmentação está correta;
  • verifique se existem erros ortográficos nas postagens;
  • analise os textos para saber se eles estão compatíveis com a proposta de valor da sua oferta;
  • avalie se a landing page está funcionando corretamente.

Nem todas as ações que podem funcionar para uma empresa podem funcionar para outra. Assim, esteja sempre testando as opções. Trabalhando com a lógica da tentativa e erro, você consegue avaliar se os anúncios podem ser úteis para os seus interesses ou não.

5. Observe o comportamento da concorrência

Nas redes sociais é muito comum ver conteúdos semelhantes. Isso pode trazer prejuízos para os seus interesses, pois as pessoas tendem a se concentrar numa única solução. Sendo assim, procure trabalhar com autenticidade em sua página. Para tanto, é necessário saber o que os concorrentes fazem para não correr alguns riscos como publicar mensagens parecidas.

Além disso, é no conhecimento de mercado que você consegue identificar brechas para mostrar que seu serviço é exclusivo e assim conquistar clientes.

6. Trabalhe com ferramentas

Por fim, a dica é contar com recursos capazes de automatizar o processo. Ferramentas como o Adespresso, que permite criar variações de um único anúncio em função da segmentação, o Addicted, que oferece ideias para contemplar esse público específico e o Facebook Lead Ads, que funciona como um mecanismo para obter leads, são excelentes recursos que você pode utilizar para tornar sua campanha mais efetiva e menos trabalhosa.

Use também os recursos próprios do Facebook para analisar resultados dos anúncios. Comparando qual tipo de conteúdo ou imagem atrai mais pessoas, você pode tornar suas campanhas futuras ainda mais eficientes.

Gostou dessas dicas de como gerenciar anúncios no Facebook? Conhece alguma ferramenta que pode ajudar neste trabalho? Deixe um comentário para contar suas experiências ou tirar suas dúvidas.

 

 

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