Como atrair alunos para escolas com o Vendarketing?

Atrair alunos para a escola é o objetivo de todo gestor de escolas profissionalizantes, não é mesmo? Porém, com a correria do dia a dia e o tempo que se leva para gerenciar uma escola desse tipo, fica difícil encontrar soluções para captar alunos novos. Para ajudar nessa tarefa, uma boa ideia é pensar sobre vendarketing!

Nunca ouviu falar nesse conceito? Então fique atento, pois nesse artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é vendarketing?

Você já deve ter notado que o termo é um mix das palavras “vendas” e “marketing”. Essa expressão é conhecido também como Smarketing, nome em inglês que junta “sales” + “marketing”.

Como o nome reflete, a ideia por trás do vendarketing é juntar as duas áreas de forma a alinhar as ações estratégicas, os processos, as metas, e aumentar a eficiência da aquisição de novos clientes – ou, no nosso caso, novos alunos.

Basicamente, isso quer dizer trabalhar vendas e marketing de forma harmoniosa, potencializando resultados.

como atrair alunos para escola

como atrair alunos para escola

 

Como a união de venda e marketing auxilia na hora de atrair alunos para a escola?

Como mencionado, deve haver um alinhamento entre os times responsáveis por vendas e por marketing. Tendo isso em mente, está na hora de elaborar as estratégias.

O marketing, nesse caso, tem a função de atrair e captar pessoas interessadas em fazer um curso profissionalizante. Para isso, existem algumas ações que podem ser utilizadas, como:

  • Campanhas em redes sociais;
  • Blog com conteúdos interessantes para o público-alvo;
  • Melhorar posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca;
  • Anúncios na internet.

Todas essas ações têm a finalidade de captar alunos interessados, por meio de algum tipo de cadastro que peça e-mail ou telefone. Esses contatos captados são passados para a área de vendas, que terá mais eficácia em vender para quem realmente está interessado.

Ao mesmo tempo, o time de vendas deve passar os feedbacks e informações relevantes para as próximas campanhas de marketing.

É possível ter bons resultados com uma equipe enxuta?

Sim, é possível. Especialmente no caso de pequenas empresas, é comum que haja uma pessoa responsável por mais de uma área. Por exemplo, pode acontecer de um colaborador desempenhar tarefas de vendas, de marketing e até administrativas.

O importante nesse caso é que hajam metas e objetivos para cada função. Além disso, planejamento, organização e controle são fundamentais para conseguir desempenhar todas essas funções de maneira eficiente.

O conceito de vendarketing é o mesmo para esse caso; a diferença é que, na prática, uma única pessoa deve entender que ela vai trabalhar as campanhas e as informações de marketing de maneira a gerar insights para suas vendas.

Por outro lado, ela deverá conseguir analisar os novos cadastros de alunos e cruzar informações com as campanhas de marketing realizadas, com o objetivo de identificar o que está dando certo e os pontos de melhoria.

Trabalhar vendarketing, ou seja, venda e marketing de forma integrada, tem como principal recompensa o alcance de mais resultados com menos esforços. Esse tipo de estratégia é uma forma de captar alunos realmente interessados em ingressar na escola profissionalizante.

Você já usa vendarketing na escola profissionalizante? Comente sua experiência em nosso blog e ajude a tornar a experiência de outros leitores ainda mais rica!

Além dessa estratégia conheça dicas excelentes de atendimento que vende com o especialista Jaques Grinberg. Baixe a aula agora!

Deixe uma resposta