Na hora de abrir a própria escola, muitas vezes surge a dúvida: Vale a pena licenciar ou franquear a metodologia de ensino da minha escola? Entenda neste texto as diferenças entre os modelos de negócios.
Ao iniciar o próprio negócio, muitas pessoas optam por não partir do zero. No caso de uma escola, é neste cenário em que elas passam a procurar novas formas de empreender.
Trabalhar a própria marca até que se torne famosa demora e exige habilidades específicas de marketing, além de muito conhecimento em gestão.
Com uma franquia ou licenciamento, o empreendedor passa a trabalhar com um material pronto e um “Know How” já aprovado pelos consumidores, muito atrativo para quem não tem vastos conhecimentos em marketing.
Utilizar uma marca forte e reconhecida é uma boa opção para quem quer empreender com sucesso no setor da educação.
Oferecer um método de ensino já estabelecido emprega maior credibilidade e qualidade aos produtos e serviços oferecidos pela escola.
Um exemplo é o método interativo, que você pode conferir aqui.
Franquear ou licenciar cursos? Quais são as diferenças?
Para escolher qual é a melhor opção para o seu negócio, é preciso entender as diferenças entre as mesmas. Conheça:
Franquia
Aqui, o empreendedor tem um alto investimento em um negócio cuja marca e metodologia de ensino já estão consolidadas. Esse modelo funciona da seguinte forma:
O cliente compra um “pacote” com gestão já aplicada e bem-sucedida, fornecedores cadastrados, treinamento, padrão de atendimento e serviço, além de projetos arquitetônicos e decorativos prontos.
Por ser um pacote fechado, não é possível realizar qualquer personalização no negócio, como uma ação específica, ou até mesmo modificar a fachada, por exemplo.
Licenciamento
O empreendedor que já possui um negócio no ramo – uma escola, por exemplo – adquire o direito de vender os produtos e serviços de uma marca consagrada, podendo trabalhar com o conteúdo como desejar.
Um licenciado recebe suporte pedagógico, comercial e administrativo, além de conteúdos e materiais didáticos de qualidade, treinamentos para equipe e campanhas de publicidade.
Muitas empresas utilizam o licenciamento de produtos para ampliar os lucros, pois a escola não fica presa a um sistema já padronizado, como nas franquias. Ou seja, é possível personalizar o negócio e a metodologia de ensino.
Exemplo:
Levando em conta a liberdade que o licenciado tem, ele pode fazer uso do material para tornar a metodologia de ensino mais rica, criando novas estratégias, trabalhos, feiras, além de realizar a promoção de ações externas com alunos.
Uma vez que ele tem o suporte do material em mãos, o licenciado pode deixar o aprendizado em sala de aula mais rico.
Qual metodologia de ensino dá retorno?
Ao escolher entre franquear ou licenciar cursos, é preciso ficar atento também ao retorno financeiro que o negócio terá. Entenda:
Quando o empreendedor se torna um franqueado, ele vira “sócio” da marca e tem de fazer um investimento alto, o que lhe impõe um “break even” (equilíbrio das contas) demorado.
Esse é um jogo de paciência, porque o franqueado não compra apenas o produto -a metodologia de ensino-, mas a linha completa e padronizada do negócio. No final das contas, apesar de todo o retorno (muitas vezes demorado), todo seu trabalho fica atrelado à marca da franquia, que não é sua.
Já com o negócio próprio, ao licenciar cursos as perspectivas de retorno são maiores perante os custos, já que o investimento é menor.
A utilização de uma marca forte e de qualidade que atraia mais alunos somado ao baixo investimento citado acima resulta num retorno financeiro rápido e maior em relação à franquia.
Assim, o valor da marca própria aumenta, possibilitando o crescimento do negócio e o surgimento de novos investidores.
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