Trilha de aprendizagem: o que é e quais os benefícios para sua escola

Uma trilha de aprendizagem pode conduzir à profissionalização do aluno, deixando-a personalizada e garantindo a eficiência do ensino.

Conceitos e características de uma trilha de aprendizagem

Trilha de aprendizagem ou conhecimento diz respeito à forma como os cursos profissionalizantes são estruturados, visando à personalização do ensino e têm foco no objetivo do aluno.

Caracteriza-se por despertar a autonomia no estudante, fazendo com que ele trace a própria jornada de conhecimento de acordo com seu objetivo profissional; desenvolve as habilidades profissionais mais rapidamente, pois traz simulações do mercado de trabalho com atividades interativas; têm horários mais flexíveis, justamente porque cada aluno vai montar sua grade de acordo com a disponibilidade; baseada no progresso contínuo dos alunos e que coloca as noções assimiladas em prática.

Para explicar melhor sobre o tema, Eduardo Cassago, gerente de operações educacionais da Evolua Educação, comenta como são montados os certificados e cursos da nossa empresa, levando em conta essa ideia de trilha de aprendizado.

“Primeiro, analisamos o mercado para identificar quais são as necessidades dos clientes. Assim, conseguimos estudar, planejar e definir os próximos lançamentos de cursos. Em seguida, avaliamos como o mercado recebe esse curso. Quais as principais competências e habilidades, que o futuro profissional precisa desenvolver para encaixar-se no mercado. Na produção do curso, contamos com uma base literária, criada com a ajuda de profissionais que atuam na área e pedagogos”.

Como montar uma trilha de aprendizagem

Kelce Costa, gerente pedagógico das escolas modelo da Evolua, explica que trilha de aprendizagem é o caminho que o aluno vai percorrer dentro da escola para adquirir uma formação e chegar a uma determinada profissão. Ele também ensina como isso é realizado na Evolua:

“Nós estudamos o perfil do aluno, assim descobrimos em qual modelo de aprendizado mais se encaixa. Se for uma pessoa que se identifica bastante com tecnologia, sugerimos o curso de Tecnologia Fundamental e, depois, Design Digital. Outro exemplo, se o aluno tiver menos de 12 anos e vai demorar para entrar no mercado de trabalho, oferecemos o curso de robótica. Assim, desenvolverá o raciocínio lógico e vai prepará-lo para área do futuro.”  

Costa ainda explica que para montar uma trilha de aprendizagem, você precisa pensar nos cursos que possui e que podem acrescentar uma determinada profissão. 

E aí, gostou do artigo? Agora que já sabe o que é uma trilha de aprendizagem, que tal entender tudo sobre o Ensino Interativo? Separamos um e-book exclusivo e gratuito para você iniciar seus estudos sobre o assunto.

Clique aqui e baixe o e-book grátis.

Deixe uma resposta