Saiba quais as 5 áreas que mais crescem no mercado de trabalho

Você já deve ter percebido que o mercado de trabalho está em constante transformação nos últimos anos, certo? Pensando nisso, vamos falar sobre as cinco áreas que mais crescem no Brasil.

Por qual motivo a sua escola deve estar atenda às tendências do mercado de trabalho? O que precisa fazer para aproveitar cada uma delas? Por que é importante oferecer um portfólio de cursos abrangendo essas oportunidades?

Ficou interessado em saber? Então, continue lendo!

Vamos lá? Anota aí, as novas tendências que movimentam o mercado de trabalho.

#1 – Tecnologia da Informação

Foto: imagem gratuita.

Se você acompanha nosso blog, certamente deve ter percebido que a quarta revolução industrial é tema que falamos bastante.

Principalmente, qual o seu impacto no mercado de trabalho e como se preparar profissionalmente para lidar com essas mudanças.

Com as novas tecnologias, despontaram algumas previsões curiosas sobre como a nossa vida seria afetada pelas mudanças que estariam por vir.

O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica.

A lógica do mercado de trabalho está alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas processos vão surgindo no mundo.

Por isso, tanto se fala de empresas de inovação, que nada mais fazem do que adequar-se à demanda social.

Em contrapartida, os profissionais serão obrigados a desenvolver novas habilidades em função da automação e das novas tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial, realidade aumentada e big data.

 A cada ano, o mercado de trabalho para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) ganha mais espaço. A área se tornou estratégica dentro das empresas de qualquer indústria, de acordo com especialistas de recrutamento em TI.

Para atender à demanda do mercado de trabalho, as contratações devem crescer com determinados cargos e profissionais sendo mais procurados.

Entre as que mais se destacam estão: o Gerente de TI, o Gerente de Projetos, o Gerente da Segurança da Informação, o Especialista de Business Intelligence, o Especialista em Robótica e o Desenvolvedor de Softwares, Aplicativos ou Games.

#2 – Gestão e Negócios

Foto: imagem gratuita.

Outra área em expansão nos últimos anos foi de Gestão e Negócios. Com a crescente necessidade de aumentar a produtividade geral, as empresas passaram a buscar profissionais que pudessem ajudá-las a cumprir este objetivo.

Cenários de instabilidade econômica exigem uma maior presença e acompanhamento desses profissionais. Esse é outro motivo para a carreira estar em alta. Entretanto, quem deseja atuar na área precisa ter boa capacidade de planejamento e de organização.

Ela é responsável pelo desenvolvimento de competências necessárias para a eficiência do negócio, implantando sistemas automatizados, determinando preços e metas de vendas, coordenando equipes, implantando processos operacionais e tomando decisões estratégicas.

Ajudando as empresas, instituições a atingir seus objetivos de forma bastante específica, eficaz e produtiva. Sempre gerindo todos os impactos sociais e construindo soluções.

Já na especialização, o aluno aprende a desenvolver sua visão global sobre a empresa, sendo capaz de elaborar soluções que envolvem diferentes áreas de um negócio, conduzindo-as de maneira integrada e focada em resultados.

A procura é tão grande por profissionais na área de Gestão e Negócios, que a carreira oferece diversas possibilidades no mercado de trabalho.

As principais oportunidades estão nos setores de Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão Financeira, entre outras. Assim, podendo atuar em qualquer ramo do comércio, da indústria, serviços ou setores terceirizados, empresas particulares ou órgãos públicos.

O mercado de trabalho vê no profissional de Gestão e Negócios uma importante ferramenta para superar obstáculos. Sem dúvidas, uma área bastante promissora. 

#3 – Marketing e Vendas

Foto: imagem gratuita.

Quem atua no meio do marketing e vendas, constantemente protagoniza um dos casos mais emblemáticos de relacionamento de amor e ódio no mundo dos negócios.

Para a turma de vendas, o marketing causa “poucos leads” e com “baixa qualidade”. Já o marketing, o pessoal de vendas “não faz follou-up nos leads” e tampouco sabe o esforço necessário para “gerar um lead”.  

Entretanto, são setores interdependentes que precisam caminhar juntos para garantir a saúde e sucesso da empresa. Principalmente, àquelas que desejam crescer sua presença no ambiente virtual.

Como vimos acima, o avanço tecnológico contribuiu para várias mudanças no mercado de trabalho. A Internet, especialmente as redes sociais, mudou bastante o comportamento de compra do consumidor transformando as práticas e estratégias das áreas.

No universo online, o comportamento é avaliado de várias maneiras, como por exemplo, o engajamento entre o cliente e a marca, a disseminação dos valores de seu negócio entre os consumidores, as visualizações de sua campanha, e muito mais.

O retorno acerca dos produtos e serviços é imediato: bastam algumas horas para que avaliações apareçam em blogs, fóruns ou mesmo na caixa de comentários das redes. Por isso, é preciso ser muito rápido.  

Para atender essa urgência, os profissionais de marketing e vendas estão sendo cada vez mais requisitados. Trata-se de áreas em expansão que valem a pena investir no mercado de trabalho.

Segundo a revista  Exame, dentre os profissionais em destaque estão Diretor de Marketing, Gerente de Trade Marketing, Gerente e Coordenador de Marketing, Gerente de Produto, Analista de Marketing Digital, Analista de Big Data, Representante de Vendas Internas, Diretor Comercial, Gerente Regional e Nacional de Vendas, entre outros profissionais.

#4 – Saúde e Bem-estar

Foto: imagem gratuita.

O cuidado com a alimentação, o corpo e a qualidade de vida contribuem para o crescimento desse setor na economia. Não é de hoje que as áreas de saúde e bem-estar, ao lado de beleza e fitness, estão entre os primeiros lugares nas listas de tendências em empreendedorismo.

Esse fato é comprovado por pesquisas e estudos ao redor do planeta, que confirmam que o setor acompanha as tendências mundiais de longevidade e aumento da preocupação com o próprio corpo, alimentação e a mente.

Independente do motivo, o aumento da busca por qualidade de vida ou envelhecimento da população, o comportamento dos consumidores está mudando e as atividades ligadas aos segmentos de saúde e bem-estar estão gerando ótimas oportunidades de negócios e profissões.

Entre as profissões mais em alta estão a Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Gestão Desportiva e de Lazer, e outras.

Destaque para o mercado farmacêutico, que está aquecido e ocupou a oitava posição no ranking mundial em 2017, com a previsão de alcançar o quinto lugar até 2021.

#5 – Educação

Foto: imagem gratuita.

E por último, mas não menos importante, a área de Educação também vive constantemente em crescimento.

Segundo o portal Guia de Carreira, as políticas de inclusão e expansão da rede de ensino fundamental, médio e superior no Brasil abriram um campo de atuação enorme para os professores.

Tanto que hoje é uma das profissões com maior empregabilidade no País, chegando a impressionantes 94,13% de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Entre os profissionais em alta na área estão o Desenvolvedor de conteúdos para EAD (Educação a Distância), o Tradutor e os Professores em geral.

E aí, gostou de saber quais as cinco áreas em expansão no futuro? Então, aproveita para compartilhar essas informações com todos. Deixe seu comentário com sua opinião ou contando sua experiência.

Deixe uma resposta