Saiba as possibilidades do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação

O mercado na área da Gestão da Tecnologia da Informação está em um bom momento, aquecido, com bons salários e boas perspectivas de emprego.

A carreira está ligada à área de informática e envolve a administração de recursos de infraestrutura de ambientes informatizados, tanto no âmbito físico quanto lógico.

Na prática, o gestor de TI define parâmetros para o uso de sistemas operacionais, bancos de dados, gerência e recursos humanos, além de fazer a gestão dos sistemas implantados.

Quem está pensando em atuar nessa área deve procurar entender os temas relacionados ao assunto e pesquisar sobre a rotina dos profissionais que atuam com Tecnologia da Informação.

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

Imagem: reprodução

O avanço das novas tecnologias e produtos digitais tem impulsionado cada vez mais a atuação dos profissionais de gestão de Tecnologia da Informação. De uma maneira geral, a pessoa que opta por essa formação coloca em prática os conhecimentos com funções como:

  • Definição de parâmetros para a utilização de sistemas;
  • Cuidado com a implantação e documentação de plataformas;
  • Controle dos níveis de serviço de sistemas operacionais;
  • Gerenciamento de recursos humanos em processos da área;
  • Gestão de projetos já implantados.

Geralmente, o profissional de Gestão de Tecnologia da Informação trabalha em áreas ligadas à engenharia, ONGs, indústrias de todos os tipos, com bons salários.

Pode-se dizer que dentre os principais cargos disputados no atual mercado destacam-se: desenvolvimento de software, gestão de projetos de sistemas de informação e infraestrutura, assistente em qualidade e segurança de informação, entre outras.

Portanto, ao que tudo indica, profissionais especialistas que dominam essas áreas podem ter mais chances de sucesso na carreira de trabalho.

Qual é a situação do mercado de Gestão da Tecnologia da Informação?

Imagem: divulgação

Com mercado crescente no Brasil, as empresas ainda encontram dificuldades para achar profissionais em Gestão de Tecnologia da Informação. Um dos principais problemas é a falta de capacitação.

Nos últimos anos, foram milhares de vagas abertas e grande parte não é ocupada por causa da falta de profissionais qualificados para as atividades. Portanto, pode-se dizer que há bastante espaço para quem se interessa pelo tema e tem disposição para investir em boas formações.

A carreira em Gestão de Tecnologia da Informação promete um futuro promissor, com possibilidades tanto no setor público quanto no privado, e até em organizações do terceiro setor.

Afinal, são diversos os exemplos de negócios que podem contar com as soluções e conhecimentos em TI, mesmo que o foco da empresa seja outro produto ou serviço, como o conserto de ar condicionado, por exemplo.

Com relação às tendências de salários, podem variar bastante, mas costumam ser um dos principais atrativos para quem procura oportunidades em Gestão de Tecnologia da Informação.

Um Gerente de TI recebe, em média, R$ 13 mil por mês, uma remuneração que pode chegar em R$ 30 mil, dependendo das dimensões da empresa. Isso ocorre principalmente devido à carência de profissionais qualificados.

Como se preparar para encarar esse mercado de trabalho?

Imagem: divulgação

Mesmo que uma área esteja precisando de profissionais, é preciso se destacar para garantir uma trajetória de sucesso.

Assim, é possível que o profissional tenha garantido contratos de trabalho valiosos, com todos os tipos de corporações como uma empresa de pintura residencial, por exemplo.

Para isso, o primeiro passo é procurar uma qualificação e uma das 200 opções de cursos de Gestão de Tecnologia da Informação oferecidos pelas instituições de ensino brasileiras.

A escolha da instituição deve ser criteriosa, levando em conta o reconhecimento da escola, além dos conteúdos programáticos e infraestrutura oferecida.

Os cursos de Gestão de Tecnologia da Informação costumam ter duração média de 2 anos, com disciplinas práticas, principalmente. Alguns exemplos são:

  • O gerenciamento de infraestrutura;
  • Gerenciamento de Projetos de Tecnologias da Informação;
  • A gestão da Qualidade;
  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos;
  • Governança e a Tecnologia da Informação;
  • Modelagem de Processos, Modelagem de Sistemas e Lógica;
  • Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação.

Algumas dicas para quem deseja entrar nesse mercado e conquistar o tão desejado sucesso na carreira são:

A) Ser criativo

Imagem: divulgação

A criatividade já é um pré-requisito para a contratação em praticamente todos os setores de atuação. 

A Gestão de Tecnologia da Informação também demanda certa criatividade, principalmente para a oferta de novas ideias em soluções para empresas de todos os tipos, como uma fabricante de contadora de cédulas, por exemplo.

Mesmo os profissionais com as melhores formações podem perder espaço quando não são criativos. Hoje em dia conta bastante pontos positivos o profissional conseguir apresentar soluções inovadoras para diferentes tipos de problemas. 

Para tanto, a elaboração de projetos em Gestão de Tecnologia da Informação sempre deve levar em conta estudos da área e o oferecimento de um trabalho diferente e inovador.

B) Mantenha-se atualizado

Imagem: divulgação

Mesmo uma empresa que não desempenha uma atividade diretamente ligada à tecnologia, como uma despachante especializada em consultoria para vistoria cautelar veicular, por exemplo, pode demandar serviços de TI.

Para atender às necessidades dos clientes com maestria, é necessário manter a atenção às atualizações do mercado, visando o oferecimento das melhores e mais inovadoras opções.

Por isso, o profissional da área de Gestão de Tecnologia da Informação deve ter boas referências, conhecer as inovações do segmento, estar por dentro das novidades, ter contato com outros bons profissionais.

Não existe a possibilidade de ter sucesso na carreira de TI sem conhecer as suas principais dinâmicas e a atualização é fundamental para qualquer profissional.

C) Faça networking

Imagem: divulgação

Como em qualquer área, o estudante já deve ter contato com profissionais no momento da formatura.

Embora o principal do networking seja feito presencialmente, com contatos, hoje em dia também é possível utilizar as redes sociais. Existem até opções de plataformas específicas para o contato profissional.

Assim, quanto mais contato uma pessoa tiver com gestores de TI, mais fácil pode ser para conhecer uma oportunidade no segmento.

Essa chance pode partir de uma empresa especializada nestes serviços ou para a realização de todos os tipos de projetos, como um projeto de home theater, para exemplificar.

Portanto, os profissionais devem criar uma conexão entre si, investindo sempre em networking.

D) Invista em sua formação

Imagem: divulgação

É preciso ter qualificações para começar, mas o ideal é que o profissional nunca pare de investir em sua formação. Fazer uma graduação, curso profissionalizante ou até investir em cursos de línguas, podem ser diferenciais para o sucesso.

Para muitas empresas, como importadoras de tecnologias para a instalação de placa solar, por exemplo, essas capacidades já não podem ser consideradas diferenciais, mas, sim, pré-requisitos.

E) Saiba gerenciar projetos e pessoas

Imagem: divulgação

Quem tem como objetivo estudar Gestão de Tecnologia da Informação e atuar na área deve saber gerenciar projetos e pessoas. 

Essas habilidades podem ser conquistadas no decorrer dos estudos e da prática. Mas, os profissionais que têm esse perfil podem encontrar ainda mais êxito na programação de CLP, entre outros serviços.

Atualmente, a nossa sociedade vive um período único, em que a comunicação e as relações humanas estão em constante transformação, principalmente com as novas fontes de tecnologia. 

Com tantas descobertas, a Gestão de Tecnologia da Informação possibilita o domínio sobre os equipamentos, motivo pelo qual a área vem se mostrando tão importante para o dia a dia e o funcionamento de qualquer empresa, como uma produtora de lâmpada de led para sanca, por exemplo.

Tantas transformações deixam o mercado de trabalho sempre aberto e aquecido. Por essa razão, as áreas de tecnologia e informática costumam ir na contramão das crises econômicas, como ficou claro nos últimos anos.

Isso explica o surgimento de novas carreiras nesse segmento, mesmo com a falta de mão de obra especializada. De uma maneira geral, a Gestão de Tecnologia da Informação se mostra tão promissora porque é necessária não só para os grandes empresários, mas também para os de pequeno e médio porte.

O fato de a área ser tão ampla é outro ponto positivo, já que existe uma grande diversidade de oportunidades de trabalho e aprendizado, geralmente concentradas em áreas de suporte, desenvolvimento de softwares e realização de projetos. 

Contudo, para garantir o sucesso, é necessário se aprofundar em conhecimentos específicos e gerais, técnicos e práticos.

Pode-se dizer que o Brasil é um ponto de referência no mercado de Gestão de Tecnologia da Informação. Na América Latina, o país se destaca com altos investimentos no setor, principalmente em hardware, software e outros serviços de TI.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta