Retenção escolar: Dicas infalíveis para um planejamento escolar de fidelização de alunos

Retenção escolar: Dicas infalíveis para um planejamento escolar de fidelização de alunos

A evasão de alunos é um dos motivos que mais ameaçam a sobrevivência de uma instituição de ensino. Lembre-se que quando o estudante abandona o curso significa que os esforços investidos para conquistá-lo passam a ser vistos como um baita prejuízo. Por isso, é importante que você tenha estratégias para retenção escolar bem definidas.

Se você não sabe mais o que fazer para aumentar a retenção de alunos em sua escola, saiba que boa parte da solução está nas mãos da sua equipe. Pensando nisso, este post foi escrito com a missão de ajudá-lo na tarefa de instruir seus colaboradores a lhe ajudarem nessa importante tarefa. Mas, antes, algumas informações e conceitos precisam ser citados e estarem na sua mente.

Então, vamos lá!

Afinal, o que é retenção escolar?

Para começar, a evasão é um dos grandes desafios, atualmente, no setor educacional. Em época de crise no Brasil, a taxa de abandono de alunos cresce em todos os níveis do ensino, especialmente em escolas técnicas e profissionalizantes.

Nesse cenário, não adianta voltar todos os esforços para campanhas de captação e deixar de lado as estratégias que contribuem para a retenção de alunos. Como? Elaborando e aplicando medidas preventivas que fazem diferença no dia a dia do aluno na escola, evitando sua desistência dos estudos.

Por isso, é extremamente importante que a instituição esteja bem preparada para agir antecipadamente a fim de evitar a evasão do estudante. Repare nos “sinais de alerta” que indicam fortemente que o estudante está propício a deixar o seu curso profissionalizante. Esse é o primeiro e, talvez, o mais delicado passo para reter esse aluno.

Por que e como reter mais alunos na sua escola?

Entenda que a sua escola precisa manter os que já estão matriculados, pois de nada adianta trazer vários estudantes se não conseguir mantê-los. Infelizmente, por causa da rotina cada vez mais atribulada, muitos gestores não dão a mesma atenção para reter que à conquista de alunos e quando percebem já é tarde demais para reverter o quadro, e a crise financeira já tomou conta da situação

Mas, nem tudo está perdido. Para mudar esse cenário, um conjunto de estratégias e ações de sucesso pode ser adotado para aumentar a retenção na sua escola. Continue lendo e veja como uma equipe bem preparada faz toda diferença.

“Ah, entendi! Mas, então, quais são os motivos para esse aluno abandonar a minha escola?” Segundo especialistas IBGE, as principais causas de evasão escolar no ensino profissionalizante são relacionadas às áreas financeira, pedagógica e pessoal. Confira:

  • Pedagógica:
    Baixo índice de aprendizagem.
    Dificuldade com a metodologia das aulas.
  • Financeira:
    Falta de recursos para custear a mensalidade e materiais do curso.
    Outros fatores de ordem econômica.
  • Pessoal:
    Falta de maturidade para o estudo.
    Baixa satisfação em relação ao conteúdo estudado.
    Decepção com a metodologia de ensino ou com a escolha do curso.
    Insatisfação com a escola.

Prepare sua equipe para reter mais e estar bem engajada

Agora que já entendeu porque manter o aluno é tão importante para garantir a sobrevivência da sua escola, chegou a hora de treinar a sua equipe e colocar em prática algumas estratégias e ações de sucesso.

Nesse momento, você provavelmente está se perguntando: “o que a minha tem a ver com a evasão escolar?”. Eu te respondo: “Tudo!”. Saiba que ela tem papel fundamental no processo de retenção, pois uma equipe motivada e bem instruída permite que atraia os melhores resultados de satisfação dos alunos nas fases: captação, retenção e fidelização.

Para isso, selecionamos 9 dicas quentíssimas que vão te ajudar a construir um planejamento escolar eficiente para você reter mais alunos na sua escola. Anote aí: Estratégias e ações de sucesso para retenção

  1. Previna a saída do aluno prestando um bom atendimento e procure saber como está avaliando a instituição.
  2. Verifique sua situação escolar (notas e frequência) e financeira. Efetue ações para impedi-lo.
  3. Ofereça refinanciamento das parcelas para alunos com dificuldades no pagamento das mensalidades.
  4. Proporcione programas de bolsas e estágios na própria escola aos alunos com dificuldades no pagamento das mensalidades.
  5. Desenvolva um relacionamento próximo dos pais mostrando a evolução do aluno.
  6. Acompanhamento especial para aluno com dificuldades na aprendizagem.
  7. Disponibilize bolsas e descontos para famílias, além de irmãos.
  8. Invista em programas de fidelização com direito a descontos por indicação.
  9. Convênio com empresas para oferta de estágios e empregos.

Você viu que, apesar das dificuldades encontradas pelos gestores em manter os estudantes em suas escolas, é possível reverter a evasão escolar e ter sucesso na retenção escolar por meio de um planejamento cuidadoso, detalhista e criativo.

E aí, este artigo foi útil para você? Ao entender melhor sobre a retenção escolar e os indicadores de evasão abordados pelo post, você com certeza está preparado para implantar upgrade no gerenciamento da sua escola, não é mesmo?

Agora que aperfeiçoou seus conhecimento no assunto, aproveite e descubra “Como criar um elo com seus alunos e fazer com que indiquem a sua escola”, basta clicar aqui.

Ah, não se esqueça de deixar a sua opinião registrada aqui nos comentários! Também aproveite para conferir outros posts em nosso Blog Interativo.

Deixe uma resposta