escola-x-aluno

Por que a relação escola x aluno precisa ser repensada?

A relação escola x aluno tem que ser repensada, uma vez que são várias as mudanças que a tecnologia trouxe à sociedade e refletem em diferentes setores. Um deles é, com certeza, a educação.

Revendo a relação escola x aluno

Transformações exigem esforço e o abandono da zona de conforto. Por isso, muitas vezes, é mais cômodo deixar a relação escola x aluno como está. Afinal, por que mexer nela?

A resposta é simples: cada geração tem estímulos e reações diferentes. Fizemos um artigo explicando as características das gerações y e z e porque elas são relevantes para a sua escola. Nele, fica evidente que a forma como esses jovens lidam com a tecnologia interfere em todas as áreas de suas vidas, incluindo a educação.

Há muitas formas de acessar informações, atualmente: smartphones, tablets, computadores, entre outros. Se as escolas não aceitarem esse novo modo de ser dos seus alunos e não pensarem em soluções que incluam a tecnologia, provavelmente, não conseguirão manter um diálogo concreto com eles.

Motivos pelos quais a metodologia tradicional não funciona mais

Quando se fala em escola, qual imagem vem à sua cabeça? Uma sala grande, alunos sentados em filas, uma lousa e um professor que retém todo o conhecimento, certo? Além disso, o ensino é o mesmo para todos e não leva em conta as diferentes capacidades de aprendizado de cada um, não é mesmo?

Essa é a metodologia tradicional de ensino que se resume a, basicamente, aulas expositivas, exercícios teóricos e testes de conhecimento (provas). Mas, pesquisas vêm mostrando que esse método não é tão eficiente como antes.

De acordo com um estudo realizado pela Academy of Sciences of the United States of America, alunos submetidos a aulas tradicionais (formato palestra) têm mais propensão à reprovação que os estudantes que têm contato com métodos de aprendizado mais ativos e estimulantes.

É por isso que o ambiente escolar tem evoluído muito no mundo e, no Brasil, está se adaptando. Só cresce o número de instituições de ensino que adotam computadores, tablets, gamificação de cursos e plataformas on-line para estudos. Dessa forma, cada aluno pode se tornar coautor em sua própria jornada de aprendizado.

Para engajar seus alunos e garantir a retenção deles, a solução é oferecer uma metodologia de ensino que tenha sentido para eles e lhes seja útil. Levando em consideração os pontos abordados acima: as características de novas gerações totalmente modeladas pela tecnologia e como isso influi na forma que querem aprender.

 O ensino interativo como solução nas escolas profissionalizantes

Vamos ao que interessa: conheça uma metodologia de ensino que une tecnologia, inovação, é moderna e se encaixa perfeitamente no ensino profissionalizante. Estamos falando do ensino interativo, no qual a aprendizagem do aluno acontece entre sua interação com o computador.

Essa metodologia é focada em processos que garantem a assimilação rápida e eficaz de conteúdos complexos. O estudante aprende por meio de aulas virtuais, interagindo com quizzes, jogos e conteúdos multimídia que deixam o aprendizado muito mais interessante.

Suas principais vantagens são:

  • Os horários de aulas podem ser flexíveis;
  • A metodologia se adapta às necessidades de cada aluno;
  • Não precisa de período fixo para matrículas e início de aulas porque é totalmente individual;
  • O conteúdo acompanha a presença nas aulas, por isso, faltas não são prejudiciais;
  • As dúvidas podem ser tiradas de forma pessoal;
  • Aumenta a captação e retenção de alunos na sua escola.

Tudo isso resulta em alunos engajados no processo de aprendizagem e muito mais focados nos conteúdos que realmente querem aprender.

A boa notícia é que, além das vantagens citadas acima, o ensino interativo é o que oferece melhor custo-benefício à sua escola profissionalizante. Sabe por quê?

Pois ele não exige uma estrutura complexa com muitos funcionários e diversas salas de aula. O que faz dele um método acessível e que dá a você, gestor, a chance de aumentar a captação.

Conclusão

 Viu só? Hoje você aprendeu que a solução para acompanhar as mudanças na relação escola x aluno é ter a tecnologia como a principal aliada na hora de ensinar. E que a melhor forma de fazer isso é utilizando o ensino interativo. Fique ligado no blog e acompanhe todas as nossas dicas sobre educação interativa no Brasil e as inovações na área.

Abaixo, temos um e-book especialmente pensado para quem quer aprender todos detalhes desse método de ensino e saber os segredos da captação de alunos por meio dele. Baixe agora mesmo, é gratuito!

Baixe agora mesmo o e-book e aprenda as vantagens do ensino interativo para a sua escola.

Deixe uma resposta