Tudo o que você precisa saber sobre a profissão de desenvolvedor de aplicativos

Tudo o que você precisa saber para ingressar na profissão de desenvolvedor de aplicativos

A profissão de desenvolvedor de aplicativos é uma novidade no mercado tecnológico que vem se fortalecendo à medida que cresce o número de usuários de sistemas operacionais mobiles.

De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumidores, 9  a cada 10 brasileiros possuem celular, sendo 90% deles usuários do sistema Android e 5,8% do iOS.

Por causa de tantos dados relevantes e notando o crescimento dessa profissão, separamos algumas curiosidades sobre ela como o tipo de trabalho exercido, as habilidades necessárias para ser um desenvolvedor de aplicativos e muito mais.

O surgimento da profissão de desenvolvedor de aplicativos

Foi-se a época em que as profissões mais procuradas do mercado limitavam-se apenas às tradicionais como médico, engenheiro e advogado. Com o surgimento e avanço de tecnologias, muitas novas carreiras surgiram também e a demanda por profissionais dessas áreas cresce exponencialmente.

Se você busca fugir do tradicional e trabalhar com algo realmente inovador, conheça algumas das profissões que surgiram com o avanço da tecnologia:

a) cientista de dados – é o profissional que organiza, decifra e extrai informações a partir de dados que as empresas geram por meio do Big Data;

b) analista de marketing digital – é ele quem entende o público-alvo da empresa e desenvolve ações para alavancar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição na internet;

c) desenvolvedor web – atua na criação de sistemas para internet ou na adaptação de sistemas já existentes;

d) influenciadores digitais – são pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais e se transformaram em formadores de opinião e criadores de tendências de consumo;

Dentre essas e as demais carreiras que vêm ascendendo no mundo tecnológico, também se destaca a profissão de Desenvolvedor Mobile ou, simplesmente, desenvolvedor de aplicativos

Entenda o que faz um desenvolvedor de aplicativos

Um programador é o profissional que tem a responsabilidade de utilizar as linguagens de programação a fim de criar coisas completamente novas e dar utilidade a esses equipamentos que tanto usamos (computadores, celulares, tablets).

O desenvolvedor de aplicativos, ou desenvolvedor mobile, é um programador que vai atuar no desenvolvimento de aplicativos ou sistemas, programando nativamente ou por meio de outras linguagens, para dispositivos móveis (celulares e tablets).

É ele quem vai analisar as necessidades do cliente, traçar o planejamento e o desenvolvimento do app, implantação de ferramentas e recursos, e configurar testes.

Habilidades necessárias para ser um bom desenvolvedor mobile

Esse profissional tem que ter o conhecimento técnico e lógico para desenvolver soluções tão completas quanto as usadas em desktop e web, mas pensando nas adaptações necessárias para que caibam literalmente no bolso dos usuários.

Além dessas habilidades, para exercer a profissão de desenvolvedor de aplicativos o profissional necessita de algumas outras que listamos abaixo.

  • Raciocínio lógico,
  • Saber se comunicar,
  • Capacidade analítica,
  • Saber trabalhar em equipe,
  • Ser proativo e ter iniciativa,
  • Capacidade de organização
  • Lidar bem com prazos e metas,
  • Capacidade de analisar e resolver problemas de forma eficaz e
  • Multitasking (profissionais que tem a habilidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo).

Destacam-se também aqueles profissionais que tenham noções de SEO, Google Analytics e linguagens compatíveis com mobile.

E apesar de não ser obrigatório, muitas empresas consideram como diferencial a graduação em Ciência da Computação, Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.

Seja um bom desenvolvedor de aplicativos com o curso da Evolua

O êxito na profissão de desenvolvedor de aplicativos não depende apenas de ter as habilidades necessárias para a área ou ter uma grande ideia. Esteja à frente fazendo um bom curso profissionalizante e comece de imediato na carreira.

Para isso, a Evolua está desenvolvendo um curso especialmente voltado a ensinar todas as técnicas para criar, desenvolver e analisar aplicativos para dispositivos móveis. Se você ficou interessado, não deixe de acompanhar aqui mais detalhes do novo curso. Em breve, mais novidades!

2 respostas para “Tudo o que você precisa saber para ingressar na profissão de desenvolvedor de aplicativos”

  1. michel disse:

    Gostaria de ser informado quando lançarem o curso sobre desenvolvimento de aplicativos

    1. Evolua disse:

      Olá, Michel. Tudo bem?
      Inscreva-se na nossa Newsletter.
      Nela, você recebe mensalmente todas as novidades do Blog e dos projetos da Evolua. 😉

Deixe uma resposta