Portfólio de Cursos: O que é e como posso investir?

desenvolvimento de escolas

O tradicional padrão de ensino das escolas costuma ser muito questionado sobre sua efetividade. Oferecer um extenso portfólio de cursos e atividades extracurriculares pode ser um grande diferencial para uma instituição.

Estimular os alunos a desenvolverem novos conhecimentos e descobrirem novas capacidades é crucial para que eles tenham destaque no mercado de trabalho. Quanto mais multidimensional for o raciocínio dos alunos, mais preparados eles serão para a vida profissional.

Sendo assim, as escolas devem cada vez mais investir na possibilidade de oferecer um amplo porfólio de cursos profissionalizantes, além do ensino tradicional. Acompanhe o post e saiba como isso pode ser positivo para os negócios das escolas!

O papel das atividades extracurriculares no portfólio

A escola tem uma grande importância na vida do aluno. Ela é a principal referência de aprendizado e, por anos, é ela quem fornecerá todo conteúdo necessário e tido como relevante.

Entretanto, as instituições de ensino podem fazer muito mais que o tradicional ensino, dividido pelas disciplinas fundamentais que estamos acostumados.

Atividade Extracurricular é tudo aquilo que não consta na tradicional grade de disciplinas na escola profissionalizante. Essas atividades somam muito à vida dos alunos, trazendo novas visões culturais, melhorias nas relações sociais e uma rotina mais leve na escola livre.

A evasão escolar, causada muitas vezes por dificuldades de aprendizado, é um dos principais problemas dos alunos. Então por que não ajudá-los a ter uma melhor aceitação quanto à escola?

Conheça alguns tipos de atividades extracurriculares para constituir o seu portfólio de cursos e como elas podem ser importantes captação de novos estudantes:

Visitas técnicas

Sair da sala de aula é importante para ter o contato direto com o campo de trabalho relacionado ao curso. O ideal é levar os alunos para visitarem empresas que trabalhem diretamente com as áreas relacionadas aos cursos profissionalizantes presentes na escola.

Essas empresas podem ser de TI, do setor automobilístico, agências de marketing e, até mesmo, setores específicos de uma instituição, como o RH e o Financeiro.

portfolio de cursos

Cursos práticos

Oferecer cursos práticos é muito interessante para as escolas profissionalizantes, pois possibilitam ao aluno “colocar a mão na massa” ou “aprender um ofício” na área em que está buscando formação.

Aulas de conversação

É fundamental o foco na qualidade da conversação dos alunos que estudam idiomas, já que falar uma nova língua é a principal dificuldade no aprendizado. Portanto, oferecer aulas de conversação é muito interessante para os alunos, pois ajuda a treinar escuta, pronúncia e a memorização de vocabulário.

Testes vocacionais e suporte

É fundamental que os alunos estejam seguros de suas escolhas profissionais. Além disso, é importante oferecer informações completas e todo o suporte informativo acerca da carreira que o aluno escolheu, como situação do mercado, áreas de atuação e formações necessárias.

A importância de um vasto portfólio de cursos para a vida profissional do aluno

Assim como as atividades extracurriculares, os cursos complementares são um grande chamariz para as escolas. Uma instituição que apresenta uma boa variedade de opções destaca-se bastante, principalmente por fugir do ensino tradicional.

Mas qual a relevância para o aluno em si? Não há como negar que o aprendizado das disciplinas comuns é fundamental, mas em alguns casos são os cursos que farão a grande diferença na vida do estudante.

A especialização, além de desenvolver habilidades específicas dos alunos, também auxilia a elevar os níveis de interesse nas disciplinas tradicionais, pois o ensino se torna equilibrado e menos repetitivo.

Os cursos profissionalizantes

É importante que esse portfólio das escolas seja preenchido por cursos profissionalizantes, ou que encaminhem o aluno a uma decisão quanto a sua área de atuação profissional. Além de oferecer mais possibilidades de aprendizado com qualidade, um bom número e diversidade de cursos é ótimo para a imagem da escola.

É muito comum que pais procurem instituições capazes de preparar o aluno para o mercado profissional ainda na escola. Áreas como informática, química, idiomas e enfermagem costumam estar presentes nas escolas, mas cada vez mais é fundamental diversificar essas escolhas.

Dar ao aluno a possibilidade de aprender novas atividades e habilidades profissionais ainda no período escolar é fundamental para que ele se posicione quanto às escolhas que fará no futuro.

 

Deixe uma resposta