Marketing digital: Captando e mantendo mais alunos!
Esse é o desejo dos proprietários ou diretores de cursos livres e profissionalizantes, principalmente em tempos de crise econômica, não é mesmo?
Nesse contexto, com o avanço da internet e a popularização das redes sociais, o marketing tradicional já não é mais tão eficiente como foi no passado. As escolas que não utilizam a internet ao seu favor, estão limitando o seu potencial para atrair e reter alunos, de forma considerável.
Contudo, o marketing digital não trata só de criar páginas na internet ou contas em redes sociais, informando sobre as atividades desenvolvidas pela sua escola. Traçar estratégias bem estruturadas, portanto, é uma solução muito mais eficiente e lucrativa do que você imagina para captar alunos!
No post de hoje, listamos 3 valiosas dicas que vão ajudá-lo a embarcar de vez no marketing digital. Siga a leitura e saiba como fazer sucesso na internet!
Ferramentas do marketing digital
Google Adwords e o Facebook Ads
Os links patrocinados são uma excelente ferramenta para levar o seu conteúdo e anúncios digitais exatamente para quem você deseja alcançar.
Para isso, você pode usar o Google Adwords, que apresenta o anúncio do seu site ou blog em buscas pelas palavras-chave no Google. Ele leva em conta a localização e público alvo.
Ainda o Facebook Ads, que possibilita um aumento nas visualizações de determinados posts nessa rede social, por meio de direcionamento.
Redes sociais
As redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e outras, podem ser utilizadas para divulgar os cursos da sua escola. Além de servirem como uma excelente ferramenta de relações públicas com o público em geral.
Afinal, é possível utilizá-las não apenas para a criação de campanhas, mas também para a divulgação dos artigos e demais materiais elaborados, por meio da sua estratégia de marketing digital.
Tenha em mente ainda que nas mídias sociais e nos sites, o engajamento do público é muito maior quando se utiliza vídeos ao invés de fotos.
Ou seja, você pode produzir vídeos institucionais da sua escola, coletar depoimentos de alunos, dentre outras possibilidades.
Falando nisso, já conferiu a importância da estratégia de divulgação cases de sucesso para as escolas?
Vale lembrar que, ao divulgar os vídeos na internet, são necessários alguns cuidados: não se deve publicar os vídeos no Youtube e depois compartilhar os links no Facebook, por exemplo. Como os sites são concorrentes, o alcance se torna muito menor.
Sites e blogs
Não basta que a sua escola tenha um site. Ele precisa ser totalmente trabalhado com um design adequado e ter um espaço reservado para a publicação de conteúdo de qualidade, suprindo as expectativas do seu público.
Além disso, o site precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar adequadamente a qualquer dispositivo em que for acessado.
Desse modo, a pessoa que acessa o site a partir de um celular precisa ter a mesma sensação agradável de quem o acessa a partir de um computador ou Smart TV, por exemplo.
Encontre os seus alunos em potencial por meio marketing digital
Nas escolas, o processo estratégico que envolve o marketing de conteúdo é o funil de vendas adaptado para o segmento educacional, configurando o funil de conversão de alunos.
Essa adaptação envolve também o relacionamento da instituição com o aluno já decidido a contratar o serviço.
Ainda, existe um funil de conversão de alunos mais específico, desenvolvido para os cursos livres e profissionalizantes. Ele é dividido em quatro etapas:
- potencial;
- qualificação;
- negociação;
- matriculado.
Cada etapa representa um estágio do percurso da tomada de decisão do seu público alvo até que este já esteja inserido nos cursos oferecidos pela escola.
Interessado em conhecer cada estágio? Vamos a eles!
Potencial
No marketing de conteúdo, não se produz peças publicitárias, mas sim artigos, e-books e outros tipos de materiais educativos e de interesse do público alvo.
Nesse tipo de marketing, o público é definido por meio de personagens fictícios, conhecidos como persona. A persona representa o comprador ideal que tem as características, os comportamentos e as vontades de compra do público a ser atingido.
Nessa etapa, quem irá encontrar a instituição é a persona, principalmente por meio dos sites de busca.
Por isso, a escola livre ou profissionalizante precisa conhecer bem as necessidades e as características do seu público para conseguir atraí-lo para sua instituição.
Para alcançar o objetivo, as seguintes ações podem ser utilizadas:
- Conteúdos específicos para a persona no site, no blog e mídias sociais da escola;
- A utilização de links patrocinados em site de terceiros, que são acessados pelo público alvo;
- etc.
Qualificação
Quem chegou nessa fase é porque decidiu que quer estudar. Optando por um dos cursos que a sua escola oferece. Então, vamos agora para o segundo passo, que é o de esclarecer todas as dúvidas do aluno.
Esse momento é muito importante porque pode influenciar de forma significativa na retenção dos estudantes.
Por isso, estabeleça um relacionamento de maior proximidade com o candidato. Assim, é importante para fazê-lo perceber que a sua escola pode atender às exigências dele. O relacionamento pode acontecer pelo contato feito com os conteúdos do site e blog da empresa.
Negociação
Se o aluno já decidiu estudar na sua escola pelo fato dela atender às suas necessidades, o próximo passo é a aproximação do candidato com a instituição para obter mais informações específicas sobre o curso.
Assim, esse é o período em que a área de marketing é acionada e em contato com o aluno em potencial, informará das vantagens da escola, fazendo-o perceber que fará a melhor escolha.
Matriculado
A fase final do funil é com o aluno matriculado. Porém, ele ainda deve ser acompanhado para não acabar se transferindo para a escola concorrente. O seu concorrente, pode oferecer alguma vantagem justamente para tirá-lo da sua instituição.
Nessa fase já começa o trabalho de retenção do estudante na sua escola.
Estabelecer um relacionamento mais pessoal é uma estratégia crucial para a finalização do funil de conversão de alunos. Assim, você pode enviar uma carta do diretor ou professor do curso dando boas vindas, informar a senha para o acesso à plataforma da escola, etc.
Mantenha o seu aluno até o fim do curso
Muitas escolas focam suas estratégias de marketing apenas na fase de captação. Quando o estudante faz a sua matricula no curso, a relação aluno/escola muda. Consequentemente, o vínculo se perde e isso pode aumentar o número de evasões.
Por isso, manter as estratégias de marketing durante o curso é imprescindível para favorecer a retenção de alunos.
Como já vimos, nas etapas do funil, algumas fases tem que ser bem trabalhadas.
Assim, os imprevistos desagradáveis poderão ser contidos se o aluno estiver bem informado. Principalmente, sobre as questões que envolvem o curso e assim, diminuindo os problemas em relação à taxa de retenção.
Sobretudo, outras estratégias podem ser utilizadas, tendo em vista que muitos alunos encontram dificuldades para continuar durante o curso.
Nesse caso, mapeando quais são os principais motivos dessa evasão, a instituição consegue se preparar adequadamente para amparar esse estudante e evitar que isso aconteça.
Por exemplo, se alunos que fazem o curso durante o dia, conseguem um trabalho e precisam trancar a matrícula. Nesse cenário, a sua escola pode começar a oferecer cursos noturnos, como opção ou oferecer cursos com horários flexíveis.
Seguindo os 3 pilares do marketing digital, certamente sua escola conseguirá aumentar muito a captação e a retenção de alunos.
No entanto, lembre-se de contratar profissionais ou agências especializadas para a adoção dessas estratégias.
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2 comentários
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Oi, Patricia. Tudo bem?
Que bom que você tem interesse no Webinar.
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