Gamificação na educação: principais benefícios para sua escola

A Gamificação na educação é uma estratégia que tem sido amplamente utilizada para tentar combater os gargalos na educação brasileira.

A fim de deixar as aulas mais atraentes e prender a atenção dos alunos nascidos em meio à tecnologia, torna-se uma forma bastante válida de melhorar o aprendizado não só no ensino tradicional.

Neste texto, você aprenderá tudo sobre a gamificação e saberá as melhores técnicas para aplicá-la em sua escola. Boa leitura!

Gamificação na educação: de onde veio essa ideia

O termo “gamificação” diz respeito à uma ação na qual são utilizados elementos de jogos virtuais para gerar engajamento, participação e comprometimento em áreas que não sejam o entretenimento.

Uma dessas áreas é a educação. Mas, a utilização dessa ideia só se tornou popular após a segunda metade de 2010.

Gabe Zichermann, um entusiasta da área de tecnologia, caracteriza a gamificação como a inclusão de mecânica, estilo, pensamento e/ou técnicas de design de jogos eletrônicos para envolver pessoas na solução de um problema.

Por isso, a gamificação na educação passou a ser utilizada como uma saída para as questões mais graves que afetam o ensino no Brasil. Afinal, 40,3% dos jovens brasileiros abandonaram a escola, de acordo com a pesquisa feita pela FGV recentemente.

Evolua Matemática Digital gamificado

Benefícios da gamificação para a educação

A gamificação na educação é capaz de tornar a sala de aula mais atrativa, divertida e atual. Também combate a falta de interesse, fazendo com que os estudantes aprendam de forma lúdica e natural.

Proporciona novos modelos de aprendizagem nos quais os alunos não dependem totalmente do conteúdo ou do material didático. Os três componentes se complementam.

Além disso tudo, a gamificação na educação pode desenvolver algumas habilidades em quem a utiliza:

  • Criatividade e autonomia;
  • Capacidade de resolver problemas;
  • Alcance de objetivos;
  • Trabalho em equipe;
  • Linguagem tecnológica;
  • Senso de urgência;
  • Competição saudável;
  • Melhora na concentração.
A gamificação na educação desenvolve muitas áreas do cérebro, uma delas é a competição saudável.

E tem mais! A Federação dos Cientistas Americanos revelou que estudantes podem se lembrar 90% mais de uma situação simulada que de uma conhecida pela leitura.

Portanto, a gamificação na educação tem sido amplamente explorada pelos educadores. Não precisa criar um jogo do zero. A Evolua Educação, por exemplo, cria cursos gamificados e disponibiliza aos seus licenciados.

Ficou interessado? Saiba mais logo abaixo!

Aprendizado inovador, diferenciado e eficaz

A Evolua Educação é uma empresa de soluções educacionais com mais de 20 anos na área. Aplica a tecnologia para facilitar e reduzir o tempo de assimilação de conteúdos complexos, por meio da metodologia interativa.

Tal metodologia proporciona uma experiência única em sua jornada de aprendizado. Atualmente, possui dois títulos gamificados: o Evolua Matemática Digitale o Pacote Office.

A especialista pedagógica da Evolua Natália Messina explica que estamos em um momento no qual os educadores estão em disputa constante com os celulares e tablets.

“Fazer com que os estudantes prestem atenção parece um grande desafio. Por esse motivo, a gamificação tem sido uma estratégia eficaz para promover o aprendizado”, diz Natália.

O aluno da Evolua Murilo Germano Lorençon é a confirmação de que a gamificação na educação só traz benefícios. Com 14 anos, o jovem estudante conta sua experiência com o Evolua Matemática Digital:

“É um curso muito bom, você consegue aprender bastante. E a gamificação é muito interessante porque, hoje em dia, as pessoas estão muito ligadas a jogos. Além disso, com o curso, minhas notas em matemática subiram de 6 ou 7 para 9”, diz Murilo.

E aí, gostou de conhecer os benefícios da gamificação no aprendizado dos seus alunos? Que tal levar essa super novidade para a sua escola também? Seja um licenciado Evolua e tenha sempre na mão os melhores e mais modernos títulos!

Deixe uma resposta