Principais ferramentas de gestão para escolas

Conheça as principais ferramentas de gestão para potencializar sua escola!

Pense em um ambiente escolar há 50 anos. Quais eram os recursos disponíveis, as metodologias de ensino e as principais ferramentas de gestão naquela época?

Se realizarmos uma breve pesquisa, praticamente nenhum recurso tecnológico será encontrado. A começar pelo computador, que só apareceu nas salas de aula no final dos anos 1990.

Ao contrário desse tempo, a atualidade reserva aos gestores escolares muitas ferramentas de gestão que podem auxiliar na administração de escolas profissionalizantes . Desde softwares de gestão financeira à grandes bancos de dados, capazes de armazenar gigas e mais gigas de informações.

Porém, antes de conhecer essas ferramentas, é importante pensar o perfil de gestão que a sua escola profissionalizante tem.

Muitas vezes, esse estilo está diretamente relacionado aos diretores da escola. Um gestor mais conservador pode ter mais resistência a experimentar novas ferramentas; enquanto um mais moderno pode ter mais facilidade para lidar com elas.

Isso não está diretamente relacionado à idade dos dirigentes, mas às experiências positivas que eles tiveram com tais mecanismos. Por isso, é importante apresentar as ferramentas de gestão escolar a todo o grupo e deixar que cada um escolha a melhor forma de usá-las no ambiente.

Conheça as principais ferramentas de gestão escolar:

Ferramentas de gestão para Controle financeiro

Para o controle financeiro, duas ferramentas de gestão disponíveis em português são muito usadas no mercado: o Hábil e o Sagu (módulo financeiro).

O primeiro é voltado ao sistema operacional Windows, oferece controle bancário do caixa (receitas e despesas) e de pagamento, permite o agendamento de compromissos financeiros e o cadastros de materiais, fornecedores e funcionários. Também é possível gerar relatórios financeiros por meio dele.

O segundo está disponível para Linux e permite agendar contas a pagar e a receber, e ainda possibilita gerar relatórios como a listagem da dívida ativa, além de previsões de lançamentos.

principais-ferramentas-de-gestao-para-escolas

Principais ferramentas de gestão para escolas

Ferramentas de Gestão Escolar de Processos

A gestão de processos da sua escola profissionalizante também pode ser facilitada por meio de ferramentas de gestão específicas.

O software I-educar permite fazer o cadastro de matrículas, realizar transferências, emitir certificados e diplomas, concretizar suspensões e construir quadro de horários e relatórios gerenciais.

Já o software FET, auxilia no desenho de planos de atividades e na organização de horários de acordo com a disponibilidade de tempo dos instrutores, dos alunos e materiais usados.

 

Ferramentas de Gestão de apoio à Formação

Também existem ferramentas de gestão que oferecem atividades de apoio à formação, capazes de relacionar os conteúdos usados pelos alunos dos cursos profissionalizantes à outras ferramentas que podem complementar o sistema de ensino interativo.

Você sabia que, por meio do Domínio Público, seus alunos têm acesso a uma série de conteúdos, de forma gratuita?

Por meio da biblioteca digital mantida pelo governo federal, que oferece um rico acervo de milhares de imagens, sons, textos e vídeos, os alunos podem acessar e usar esse conteúdo de forma complementar em sala de aula.

Outra ferramenta interessante é a plataforma digital TED, na qual são disponibilizadas palestras rápidas sobre diversas áreas do conhecimento e em 110 idiomas. Dispositivos como esses oferecem apoio e enriquecem de forma lúdica a formação. Confira aqui outros aplicativos para escolas.

 

 

3 respostas para “Principais ferramentas de gestão para escolas”

Deixe uma resposta