gestão-escolar

Gestão Escolar: Como manter o alto desempenho da minha escola?

Como realizar um bom planejamento escolar e melhorar o desempenho escolar? Um fator primordial para isso é fazer um planejamento estratégico para o ano, avaliar o desempenho do período anterior e propor melhorias com base nesses dados.

Para isso, toda a equipe precisa estar engajada e comprometida com a gestão escolar, a fim de atingir os objetivos propostos no início do ano. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe as dicas que preparamos para você qualificar a gestão escolar!

Planejamento estratégico escolar

O primeiro item essencial para melhorar o desempenho da instituição de ensino é planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano.

Isso significa considerar todos os elementos essenciais para o funcionamento escolar: situação financeira, cursos oferecidos, número de alunos necessários, promoções, investimentos, entre outros.

É preciso anotar todos os itens, traçar os caminhos que devem ser percorridos para chegar ao objetivo final e monitorar as conquistas da gestão.

Por exemplo: se é preciso captar mais 50 alunos, quais os passos necessários para chegar lá? Talvez o gestor possa adotar estratégias de marketing e fazer promoções para atrair novos estudantes. Mas essa decisão deve ser analisada por ele com cautela e inserida no planejamento.

Gestão financeira eficiente

Para um negócio ter sucesso, é preciso manter as contas em dia. Sendo assim, é necessário controlar as entradas e saídas de caixa, reservar uma quantia mensal para investimentos ou dificuldades momentâneas e criar metas para aumentar a lucratividade. Disponibilizamos aqui uma ótima planilha de fluxo de caixa.

Para tanto, pode-se utilizar planilhas de Excel para fazer os balanços mensais ou adotar um software de gestão financeira. Este último dará mais agilidade para controlar os custos e facilitará na hora que você precisar fechar balancetes e analisar resultados.

Motivação da equipe profissional

Contrate profissionais qualificados para a sua equipe escolar para desempenharem as atividades do cotidiano. Incentive os funcionários a buscarem atualização profissional e mostre para eles que o sucesso da gestão escolar também depende da motivação diária.

Apresente os objetivos para o ano e solicite a contribuição deles para a escola alcançar os resultados esperados. Funcionários entusiasmados podem ajudar a atrair e reter alunos, pois ninguém gosta de estudar em um ambiente frio, onde as pessoas estão sempre mal-humoradas.

Ofertas de cursos diferenciados

Procure oferecer cursos voltados para o perfil dos seus alunos, que possibilitem um aprendizado rápido e intuitivo.

Utilize metodologias dinâmicas e diferenciadas para que os estudantes se sintam motivados a frequentar a escola profissionalizante. Os jovens já não têm muita paciência para métodos tradicionais, por isso uma boa opção pode ser optar pelo sistema interativo.

Desenvolvimento de estratégias para manter alunos

Trace estratégias para manter os alunos em sua escola. Você pode oferecer cursos diferenciados, preços reduzidos, metodologias dinâmicas e benefícios para aqueles que pagam as mensalidades em dia, por exemplo.

Motive os estudantes, crie oportunidades e mostre as vantagens dos cursos oferecidos pela sua instituição de ensino. Outra possibilidade é criar uma parceria com empresas para que seus alunos tenham mais chances de obter um emprego assim que obtiverem a certificação.

Monitoramento da gestão escolar

Você se lembra daquele planejamento estratégico realizado no início do ano? Então, ele só será efetivo se o gestor avaliar os resultados frequentemente. Você pode definir metas utilizando essas ferramentas.

Faça avaliações trimestrais e analise os resultados obtidos. Ao monitorar os dados é possível melhorar alguma estratégia no decorrer do ano para que suas metas sejam alcançadas. Conheça seus problemas, a situação da sua escola e procure aperfeiçoar o trabalho sempre!

Portanto, ao fazer um plano anual, adotar cursos diferenciados e ter profissionais engajados é possível ampliar os resultados de sua escola profissionalizante.

Gostou das nossas dicas para melhorar o desempenho escolar?

planejamento escolar

 

 

Deixe uma resposta