A competição no mercado de trabalho não atinge apenas quem está em busca de uma vaga de emprego, mas também as escolas que oferecem cursos profissionalizantes. Como captar alunos de forma crescente e, consequentemente, aumentar o lucro da sua empresa nesse cenário? É preciso investir em setores que contribuirão positivamente com a imagem da sua escola.

Adotando medidas que incentivem a política de boa vizinhança, assim como de marketing, será possível ampliar o quadro de estudantes. No entanto, captar alunos muitas vezes é uma tarefa difícil para vários gestores escolares.

Pensando em auxiliá-lo nesta empreitada, elaboramos este post com cinco estratégias sobre como captar alunos, que certamente serão muito úteis no dia a dia da sua escola. Vamos a elas!

Incentive projetos sociais, musicais ou eventos solidários para alunos

Uma forma bem eficaz de manter o nome da sua escola em evidência e ainda ganhar a confiabilidade da comunidade é por meio do incentivo de projetos que estejam acontecendo no bairro.

Esteja presente com a logomarca da sua escola em um plantio de árvores, entrega de agasalhos, visitas em asilos, shows musicais, apresentações artísticas, enfim, apoie boas ideias. Dessa maneira, haverá um sentimento positivo da vizinhança em relação à escola, podendo gerar novas matrículas. A oferta de vagas sociais também é uma dica neste sentido.

Faça parcerias com outros estabelecimentos

Sabendo-se que os cursos profissionalizantes, muitas vezes, contam com a mesma grade curricular nas diferentes escolas do ramo, vale a pena oferecer diferenciais. Um deles pode ser um terceiro idioma em um horário específico, ou atrativos como um curso rápido gratuito ou promocional.

Parcerias com outros estabelecimentos de ensino estimulam novas matrículas e ajudam a captar alunos por conta das vantagens oferecidas — de descontos a novas formações. Outro aspecto importante é contar com parcerias com o comércio e indústria, incentivando a qualificação profissional dos colaboradores.

Estimule, ainda, os alunos a indicarem amigos e familiares. Um exemplo é conceder gratuidade ou descontos na matrícula de quem recomendar a escola. Para atingir as preferências dos alunos e pais, invista em uma pesquisa que traga resultados assertivos sobre as necessidades, auxiliando nas tomadas de decisões.

Faça campanhas em escolas de ensino regular para captar alunos

Visitar escolas do ensino regular (fundamental e médio) ajuda na captação de novos alunos. Afinal, é possível apresentar o portfólio dos cursos em palestras, oferecendo vantagens aos estudantes que se matricularem, de descontos a isenção na matrícula.

Outra dica é investir em marketing de conteúdo para captar alunos, além de fidelizar os já matriculados. Ofereça conteúdos de qualidade, inéditos e que contenham assuntos de interesse dos estudantes, seja por meio de vídeos, atualização do blog e redes sociais.

Como captar alunos divulgando os bons resultados

Divulgar os bons resultados da sua escola profissionalizante é uma das dicas sobre como captar alunos. Mostre que o investimento em um curso técnico é a bola da vez no mercado de trabalho, já que os alunos entram na empresa sabendo fazer o que é necessário, otimizando o tempo de ambas as partes envolvidas no processo.

Outro ponto fundamental é realizar palestras abertas à comunidade com especialistas, para abordarem a importância das escolas profissionalizantes na formação, além de destinarem dicas sobre o mercado de trabalho. Divulgue, ainda, cases de sucesso de alunos ou ex-alunos que estejam atuando em estágios ou já estejam devidamente empregados em empresas do ramo.

Crie banners na internet, divulgue nas redes sociais, anuncie em meios de comunicação que falem a linguagem do seu público-alvo e mostre os motivos que merecem a atenção dos pais e estudantes em relação a sua escola.

Envolva as famílias dos alunos nas atividades

Este é um dos aspectos que merece um carinho especial. Como o ano letivo é marcado por várias comemorações e datas especiais sintonizadas com a educação, nada melhor do que promover eventos que motivem a participação de pais e alunos.

Promova semanas da tecnologia, do comerciário, da indústria, enfim, mobilize os alunos para que apresentem suas ideias e projetos à comunidade. Dessa forma, muita gente ficará interessada e, certamente, se matriculará na escola, afinal, as pessoas gostam de fazer parte. Quanto mais mobilização houver, melhores serão os resultados!

Se você gostou das dicas sobre como captar alunos, mas ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências, deixe aqui o seu comentário!

 

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