Você quer saber como calcular os rendimentos da sua escola? Então entenda como funciona o ROI para mensurar o retorno sobre os seus investimentos.

Saber calcular os rendimentos da sua escola é essencial para entender quais ações geram mais ou menos lucro.

Certamente quem trabalha com marketing ou gestão empresarial já ouviu falar de métricas de desempenho.

Elas nada mais são que alguns cálculos que servem para mensurar diversos aspectos, tais como o retorno das ações de marketing ou de um investimento feito pela escola.

Uma das métricas mais utilizadas é o ROI, sigla inglesa para “Return on Investment” ou retorno sobre o investimento, em português.

Em poucas linhas, a medição do ROI é fundamental para analisar se os investimentos feitos estão valendo a pena ou não.

Para as escolas profissionalizantes, essa métrica pode ser aplicada em aspectos fundamentais como a comunicação interna e externa, gestão de projetos e direção geral.

Confira agora o que é ROI, como aplicar na sua escola e quais os benefícios de acompanhá-lo:

Como calcular os rendimentos pelo ROI

O ROI pode ser medido de diversas maneiras, mas basicamente sua operação é a seguinte:

ROI: [(R) – (i)]/(i) x 100

Na equação a letra R representa o retorno, ou o ganho conseguido com a ação analisada. O valor investido é representado pela letra i, dessa maneira, se uma escola investiu 50 mil reais na criação de um novo curso e mensurou um retorno de R$ 200 mil reais, o ROI fica estabelecido da seguinte maneira:

(200.000 – 50.000) / 50.000 x 100

150.000/50.000 x 100

3 x 100 = 300%

Esse cálculo demonstra que para cada real investido na criação do curso, a escola recebeu três reais de retorno.

Ações de comunicação e marketing

Há algumas décadas, quando o marketing era inteiramente feito de forma analógica, era muito difícil medir o impacto e capacidade de retorno de uma ação.

Basicamente a empresa pagava por um anúncio ou evento promocional e apenas observava o seu volume de vendas aumentar ou diminuir, sem ter como saber se essa ondulação era causada pelas suas ações publicitárias.

Com o advento do marketing digital, surgiram ferramentas de divulgação eletrônica, e junto com elas veio a capacidade de analisar o desempenho de cada ação. Isso significa que é possível medir com precisão quantas pessoas foram impactadas e qual foi o percentual de eficiência.

Essa medida é importantíssima para as escolas, afinal, é preciso saber se a comunicação está sendo direcionada para o público certo — uma escola profissionalizante não terá retorno se seus anúncios estiverem direcionados para perfis de pessoas aposentadas, por exemplo — e da maneira correta.

É exatamente esse o poder da análise de desempenho: determinar quais ações estão gerando o retorno que a direção da empresa espera delas e o ROI entra como forma de saber se o dinheiro está sendo mal investido.

Processos cotidianos

Alguns processos adotados diariamente podem ser objetos de análise para melhorias por meio do ROI.

Vamos pensar em algo que toda escola utiliza: papel. Uma escola gasta certa quantia considerável de papel com documentos. Para economizar, é possível contratar um sistema de assinatura eletrônica, que reduz a quantidade de folhas usadas mensalmente.

Para saber se a contratação está valendo a pena, basta calcular o ROI, comparando o custo mensal com papel e o valor gasto com o sistema de assinatura eletrônica.

Esse mesmo raciocínio pode ser aplicado a contratos com fornecedores, terceirizações e para analisar o impacto financeiro da contratação de novos serviços ou ferramentas.

Tomadas de decisões gerenciais

Voltemos ao exemplo dado lá no começo para abordar a forma de fazer o cálculo. Nele falamos sobre um novo curso e seu retorno, isso significa que o ROI ajuda os gestores a mensurar até mesmo qual o impacto de suas ações mais estratégicas e profundas, como a criação de um novo programa de ensino.

Um gestor escolar prudente sabe da importância de analisar custos e retornos antes de tomar decisões importantes, e nessas horas, mais uma vez, o cálculo do retorno se torna fundamental para uma análise mais consistente.

Esses são apenas alguns dos exemplos de como avaliar os rendimentos da sua escola. Basicamente ele pode ser aplicado sobre qualquer investimento que feito e que tiver como objetivo ampliar a lucratividade de maneira direta ou indireta.

Entendeu o que é ROI? Então conheça algumas formas de lucrar mais com a sua escola:

 

 

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar