Como calcular o ROI das minhas campanhas nas redes sociais?

São muitas as empresas que têm investido em marketing digital mesmo sem saber exatamente como calcular o ROI — sigla em inglês para Return On Investment ou em bom português, Retorno Sobre Investimento — e mensurar os resultados obtidos com as campanhas nas redes sociais.

De maneira simples, porém focada, é possível saber se ações de marketing foram positivas ou não e como podem ser melhoradas.

A internet oferece grandes possibilidades de crescimento para qualquer empresa, porém é preciso saber como investir para não desperdiçar tempo e dinheiro com estratégias pouco eficazes.

Continue lendo e descubra como calcular o ROI das suas campanhas nas redes sociais!

Por que o ROI é importante em uma estratégia de Marketing Digital?

Antes de lhe mostrarmos exatamente como calcular os resultados obtidos com os investimentos de sua campanha na internet, precisamos deixar claro por que o ROI é importante para ela.

É muito comum, e até mesmo tentador, injetar algum dinheiro em anúncios pagos na esperança de que eles automaticamente resolvam os problemas de alcance, visibilidade e lucratividade de sua empresa.

Se você não souber quanto custará conquistar cada novo cliente, é provável que essa estratégia se torne ineficiente para sua empresa.

Não basta criar uma boa campanha com um conteúdo interessante, mas também planejar como você pode atingir os resultados que tanto almeja.

Como calcular o ROI de minha campanha?

Colocando de uma forma meramente técnica, o cálculo do ROI é feito da seguinte maneira:

Lucro do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento.

Ou seja, você pega o quanto ganhou com a campanha e subtrai com o quanto teve de investir. Ao final, você divide esse total usando novamente o custo do seu investimento.

Um exemplo disso seria:

  1. Imagine que você lucrou R$4.000,00 em uma campanha na qual teve de investir R$2.000,00;
  2. Subtraindo a diferença entre o lucro e o custo, você tera como resultado R$2.000,00;
  3. Ao dividi-lo pelo custo, você terá como resultado: 2.000 / 2.000 = 1. Isso significa que seu Retorno sobre o Investimento foi de 100%.

Embora este seja apenas um exemplo fictício, saiba que é possível obter um resultado como esse no mundo real.

Investindo relativamente pouco e de maneira planejada você poderá aumentar seus lucros pouco a pouco e aprimorar suas estratégias.

Como avaliar os resultados obtidos?

Tenha a consciência de que qualquer valor negativo em seu ROI significa prejuízo. Por isso, é importante você ser realista com o quanto pode investir e quanto pode lucrar com esse investimento.

Para algumas empresas, R$50,00 de custo para cada lead conquistado pode ser um valor baixo, para outras nem tanto.

Digamos que aqueles R$2.000,00 de lucro gerado venda 40 novos serviços ou produtos para seu negócio.

Para ter real noção dos benefícios obtidos é preciso levar em conta como funciona a gestão da sua empresa e seu fluxo de caixa.

Depois de avaliar suas condições e a melhor maneira de usá-las, produza os resultados que você busca de uma maneira sensata e estratégica.

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