família e escola

Como aproximar família e escola?

Saiba como aproximar família e escola

O sucesso de toda instituição de ensino baseia-se, sobretudo, no fortalecimento das relações com os alunos e seus familiares. Além disso, aproximar família e escola também garante vantagens para o ensino, contribuindo para que os alunos se sintam confiantes e motivados.

Descubra aqui como melhorar esse contato e garanta resultados satisfatórios para sua instituição!

Realize eventos para família e escola juntas

Eventos educacionais acabam aproximando família e escola, por aumentar a confiança, favorecer a comunicação e a troca de experiências.

Essas características auxiliam na resolução de problemas – como a evasão escolar – e colaboram para que a instituição seja vista com mais respeito pelos alunos e por seus familiares.

A escola pode realizar atividades esportivas, culturais, sociais e educacionais, como: gincanas do conhecimento, palestras, festas, dinâmicas familiares, encontros, confraternizações etc.

Uma maneira de deixar os familiares e alunos ainda mais confortáveis no ambiente escolar, é realizar esses eventos na própria sede da instituição.

Família e escola

Exponha o trabalho dos alunos

Essa estratégia é uma forma muito inteligente de mostrar aos pais os frutos do esforço de seus filhos, além de estimular os próprios alunos a criar e desenvolver seus projetos. É um modo brilhante de deixar os pais ainda mais satisfeitos e mostrar a eles que a instituição empenha-se em seus planos educacionais.

Faça reuniões

As reuniões podem parecer estratégias pouco eficientes, mas elas geram benefícios tanto para os pais quanto para a instituição. Elas deixam a relação mais transparente entre as partes envolvidas e possibilitam o diálogo sobre as conquistas e dificuldades presentes na realização do trabalho.

É um meio, portanto, de informar sobre o desempenho dos alunos, ouvir os pais e buscar alternativas e soluções para as dificuldades encontradas.

Algumas dicas para um reunião proveitosa:

  • informar a pauta com antecedência;
  • informar a data e o horário com antecedência;
  • marcar horários que sejam convenientes para a escola e para os pais;
  • buscar meios de comunicação alternativos para informar sobre as reuniões;
  • incentivar os pais a darem um feedback (em relação aos seus anseios, ao funcionamento institucional etc),
  • manter o ambiente escolar bem cuidado e organizado.

Família e escola

Apresente a escola para a família

A apresentação da instituição à família é uma das maneiras mais corretas e adequadas de se iniciar e manter um bom relacionamento profissional. Por isso, convide os pais para conhecer as instalações, a equipe educacional e demais funcionários.

Durante o primeiro contato entre escola e família, é importante:

  • explicar a finalidade de cada espaço;
  • citar detalhes sobre a rotina educacional;
  • explorar um pouco mais sobre os cursos profissionalizantes disponíveis;
  • compartilhar algumas regras de funcionamento.

Isso é algo muito importante uma vez que permite aos familiares se apropriar do espaço, deixando-os mais à vontade e confiantes na seriedade do trabalho da instituição.

Exponha os planos, projetos e resultados

É extremamente interessante que os familiares sejam informados sobre os projetos da instituição, os planos anuais e os resultados obtidos.

Alunos mais velhos podem realizar amostras de seus trabalhos como uma forma de apresentarem à família seus rendimentos. Em outros casos, reuniões específicas sobre resultados são uma maneira de deixar os pais por dentro dos números que tratam do desempenho da instituição, garantindo que tenham ainda mais certeza da seriedade do trabalho prestado pelo sistema de ensino.

Apresentações mais interativas, com gráficos, imagens e tabelas facilitam a compreensão das informações e tornam a reunião mais fluida e proveitosa.

Por isso, realize ao menos uma vez ao ano uma reunião de resultados gerais, apresentação de perspectivas e planejamento de estratégias e garanta uma aproximação ainda mais efetiva da família e escola.

Deixe uma resposta