Você sabe o que, exatamente, um Assistente de Departamento Pessoal faz?

Você sabe o que, exatamente, um Assistente de Departamento Pessoal faz?

Como foi visto aqui no blog do Ensino Interativo, a profissão de Assistente de Departamento Pessoal é de grande importância para as empresas, já que o setor é indispensável para a organização e o bom funcionamento de uma instituição.

Além de ser o elo que mantém uma relação saudável entre empregador e empregados, os profissionais da área de Departamento Pessoal atuam na capacitação e no desenvolvimento dos colaboradores.

Assistente de Departamento Pessoal: uma carreira que se adaptou às demandas do mercado

Bastante demandada, essa área desenvolveu-se ao longo da história do mercado de trabalho e das relações empregatícias no Brasil. Até a década de 1990, a carreira seguia o chamado modelo burocrático, no qual o trabalhador ficava atrás de um computador o dia todo cuidando da folha de pagamento, da contratação e demissão, carimbando documentos e formulários. Desde que foi implantada no Brasil em 1943, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sofreu uma série de mudanças e a mais recente é a Reforma Trabalhista, aprovada em 2017.

Com essas alterações e também com o surgimento de novas tecnologias como os softwares que auxiliam na gestão empresarial, as funções na área de Departamento Pessoal foram repensadas para se adaptarem às novas necessidades mercadológicas. Cada vez mais competitivas e exigentes, as empresas deixaram de buscar apenas por pessoas qualificadas. Hoje, elas buscam parceiros para atuarem em conjunto.

Com tantas atualizações e modificações, o que mais se exige e busca de um Assistente de Departamento Pessoal é sua capacidade de solucionar problemas. E um dos desafios da área é encontrar profissionais que tenham essas habilidades bem desenvolvidas.

Como funciona um Departamento Pessoal e quais as funções do assistente

Para entender melhor o que faz um Assistente de Departamento Pessoal é necessário, antes de mais nada, saber como é dividida essa área e quais as etapas da profissão. Então, vamos lá!

O Departamento Pessoal é dividido em três setores: admissão, responsável pelos recrutamentos, seleção, integração e o registro dos funcionários; compensação, que cuida da jornada de trabalho, folha de pagamento, benefícios e a tributação; e, por fim, o setor de desligamento, que encerra os contratos e lida com as questões da Justiça de Trabalho.

Já os profissionais que atuam nesses setores são: o Coordenador de Departamento Pessoal, quem coordena a equipe; o Analista de Departamento Pessoal, acompanha as convenções coletivas e trabalha com a legislação trabalhista e previdenciária, e o Assistente de Departamento Pessoal, que vai auxiliar na administração de pessoal, folha de pagamento, rescisão de contratos, benefícios e as demais questões burocráticas.

Ser um Assistente de Departamento Pessoal é uma excelente forma para quem quer se lançar na carreira e não sabe por onde começar e a média salarial nacional, atualmente, está em torno de R$ 1.630,00. Para isso, você pode iniciar fazendo um curso profissionalizante reconhecido pelo mercado de trabalho e iniciar uma carreira de sucesso na área de Departamento Pessoal.

Seja um Assistente de Departamento Pessoal com a excelência dos cursos da Evolua

A Evolua, empresa especializada em cursos profissionalizantes, é apaixonada por educação e, por isso, procura descomplicar o ensino através do seu Método Interativo, baseado na integração multimídia do conteúdo a ser ensinado. Assim, os objetivos pedagógicos e o ambiente de estudo criam situações que motivam o aprendizado, utilizando recursos interativos como textos, áudios, ilustrações e animações.

Temos o prazer de anunciar que está chegando, em breve, o novo curso de Assistente de Departamento Pessoal, cujo objetivo é oferecer aos alunos os conceitos e a operacionalização da área por meio desse método interativo. No curso da Evolua, o aluno estudará conceitos sobre o mercado de trabalho, órgãos fiscalizadores, sindicatos, Normas Regulamentadoras, bem como entenderá o que é um Contrato de Trabalho, de terceirização, de estágio e de menor aprendiz.  Além disso, aprenderá a fazer marcação de ponto, realizar cadastro de funcionário e as demais funções a área.

Agora, se você é aluno e busca por um excelente curso profissionalizante, vá até a escola com a metodologia interativa da Evolua mais próxima e informe-se sobre o lançamento do novo curso de Assistente de Departamento Pessoal. Aproveite ainda para conhecer os outros cursos do portfólio.

Caso você seja um dos parceiros da Evolua, fique atento ao blog do Ensino Interativo e aguarde o lançamento desse novo produto na sua escola.

Deixe uma resposta