Como tirar proveito dos diferenciais competitivos da minha escola?

Os diferenciais competitivos são motivos de orgulho para qualquer escola profissionalizante. Afinal, se uma é igual aos demais da sua categoria, quando deixa de existir, é bem provável que ninguém sinta falta, não é mesmo? Em um caso assim, outra escola similar substituiria sem problemas essa que saiu do mercado.

Já quando uma escola profissionalizante se distingue da maioria, ela passa a ganhar notoriedade por alguns aspectos-chave, que devem ser evidenciados pelas campanhas de marketing da marca. Confira, no post de hoje, o que é diferencial competitivo e saiba como usá-lo a favor da sua escola!

O que é diferencial competitivo?

Características únicas de uma escola podem ser consideradas diferenciais competitivos, porém, elas devem ser percebidas de forma positiva pelo público. Logo, de nada adianta ter uma proposta de atuação apenas “diferente” se ela não é notada pelas pessoas como algo que agrega valor.

Às vezes, uma situação contrária também existe — ou seja, se a escola profissionalizante tem importantes vantagens competitivas, mas deixa de divulgá-las para um maior número de possíveis alunos. Nesse caso, até poderia haver pessoas interessadas no que a escola oferece, mas deixam de comprar devido à falta de conhecimento dos benefícios ofertados.

Preço, produto ou serviço, qualidade, atendimento, equipamentos, metodologia, profissionais, localização, dentre outros pontos, podem ser usados como diferencial competitivo. A escolha de um ou de outro aspecto dependerá do real oferecimento por parte da escola profissionalizante e da comparação com a concorrência.

Como usar as características únicas a favor da escola?

Um erro das escolas ao querer apresentar um diferencial competitivo é citar somente características “vazias” de significado para o público, como o uso de equipamento de alta geração. Em vez disso, é necessário enfatizar os benefícios que essas características proporcionam para as pessoas.

Uma escola profissionalizante pode, por exemplo, enaltecer como um sistema interativo de ensino facilita o aprendizado do estudante por meio de recursos multimídia em vez de apontar apenas as características tecnológicas de uma plataforma de cursos.

De modo geral, o diferencial competitivo deve ser usado como uma vantagem que o cliente terá ao adquirir determinado produto ou serviço da instituição. Como os contextos de atuação das escolas profissionalizantes são diversos, conforme cada região do país, é importante analisar criteriosamente o segmento em que se trabalha para que haja a identificação correta de um diferencial competitivo que gere impacto positivo no público.

diferenciais competitivos

Como criar vantagens competitivas?

A matriz SWOT, que é uma ferramenta de planejamento estratégico para a análise de cenário, pode ser muito útil na descoberta e na elaboração de vantagens competitivas para um negócio. Com essa matriz, a escola pode identificar os pontos fortes e os fracos do ambiente interno, além das oportunidades e as ameaças do ambiente externo.

A partir do resultado desse estudo, a instituição poderá atuar para reforçar um diferencial competitivo ou trabalhar para criar uma vantagem. Como cada tipo de benefício será útil em um contexto, não há uma receita pronta para criá-los.

Para algumas pessoas, por exemplo, o fato de poder se matricular em um curso quando quiser, sem precisar esperar uma turma ser aberta, pode ser uma vantagem. Já para outras, estudar à noite pode ser um benefício. Portanto, conhecer o público-alvo a fundo é uma maneira eficiente de descobrir necessidades dos potenciais alunos e, assim, criar diferenciais competitivos que tragam soluções para esses clientes.

Criar diferenciais no serviço, utilizar uma nova tecnologia que otimize o trabalho, aperfeiçoar a relação entre os profissionais que atuam na instituição também são fatores que contribuem para o sucesso e fidelização dos alunos.

Uma das maneiras de se fazer isso é por meio das pesquisas de opinião. Perguntar aos alunos e pais o que eles acham que deve melhorar na escola, por si só já demonstra a preocupação dessa com relação aos serviços oferecidos.

Além disso, oferecer um sistema mais humanizado que se encaixe nas necessidades dos alunos também é essencial. Vale ressaltar que o diferencial está justamente em oferecer um serviço mais personalizado, visto que as necessidades nesse sentido estão crescendo.

Um canal de comunicação moderno e aberto também é imprescindível. Já pensou criar uma rede social onde os profissionais da educação da sua escola pudessem trocar experiências e ao mesmo tempo dar um feedback aos alunos? Além de diminuir o tempo gasto com os informes e reuniões presenciais, é possível manter ambas as partes em contato mais próximo.

Outro diferencial é trabalhar em um segmento específico. Veja o exemplo de algumas instituições que possuem turmas específicas de preparação para alguma área do mercado, como o marketing digital. Encontre algo que os outros ainda não possuem e introduza na sua escola. Veja que o importante é ser o melhor naquilo que você se propõe a fazer!

Qual a importância do diferencial para as escolas profissionalizantes?

Hoje, o mercado cobra bastante do profissional para que ele se atualize. Consequentemente, essa necessidade é repassada às escolas profissionalizantes, que precisam oferecer ao aluno um ensino de alta qualidade.

Com a demanda crescente por mão de obra qualificada, o mercado deseja que os candidatos às vagas estejam alinhados às necessidades das empresas. Logo, o diferencial da escola que oferece esse tipo de opção é formar alunos mais preparados para atuarem como mão de obra qualificada.

Além disso, é por meio delas que muitos jovens descobrem a sua verdadeira vocação. Com isso, ele tem mais segurança para escolher em qual ramo atuará, dando a oportunidade dele já nesse início fazer algo que realmente desperte o seu interesse.

Aquelas escolas que estão atualizadas e contextualizadas sobre as necessidades do mercado, inclusive, conseguem mais alunos. Para isso, é fundamental estar atento às novidades e lançamentos que rodeiam a sociedade contemporânea, sempre buscando novas maneiras de ensinar e instrumentos mais modernos, visando o melhor aproveitamento dos alunos e destaque em meio aos concorrentes.

Vale destacar que os métodos inovadores de ensino também facilitam essa inserção profissional, bem como os dados sobre o quanto o mercado valoriza essa especialização. A possibilidade do aluno de aprender no próprio ritmo, ter mais autonomia para buscar informações externas, embasado por incentivo das próprias escolas, além de mais oportunidades do que se estivesse sem nenhuma instrução mostram a importância da educação profissional.

Enfim, os diferenciais competitivos são essenciais para as escolas que desejam se manter e se destacar no mercado. Por isso, o contato constante com o mercado para conhecer as demandas que estão surgindo é o primeiro passo rumo ao sucesso. Ademais, investir constantemente em qualidade e aprimoramento são dois fatores ajudam a formar profissionais melhores, pense nisso!

E então, gostou do nosso artigo sobre diferencial competitivo? Para continuar acompanhando mais novidades do mercado e saber mais sobre assunto, curta a nossa página no Facebook!

 

 

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar