Confira 9 dicas de como utilizar todo o potencial de sua rede social para atrair alunos!
Estar online já deixou de ser uma estratégia secundária para quem quer atrair alunos. É preciso entender que os potenciais aestudantes de uma instituição estão nas redes sociais e, com isso, essa é uma estratégia cada vez mais importante, até mesmo para a sobrevivência no mercado.
No caso de uma instituição de ensino, que busca atrair alunos, em sua maioria jovens, estar presente nas mídias sociais é estar mais próximo desse público.
Ter um perfil numa rede social pode garantir muitos seguidores, mas nem sempre isso resulta no aumento das matrículas em sua instituição.
É preciso buscar dois princípios básicos: a humanização e o relacionamento. E existem diferentes formas de otimizar essa busca. Confira 9 dicas de como utilizar todo o potencial de sua rede social para atrair alunos!
1. Conheça seu público-alvo
Você está oferecendo um serviço que vai estabelecer uma relação de longo prazo com o seu cliente. Assim, é importante que você direcione bem a sua oferta para garantir que os leads tornem-se alunos.
Isso se faz com mais eficiência quando você conhece seu público-alvo: onde está, quais as mídias mais acessadas e seus principais interesses.
Definidas as personas e os comportamentos, você está pronto para alimentar seu planejamento. Mas vale destacar que alguns cuidados são necessários quando se quer conhecer alguém por meio das redes sociais.
Muitas pessoas, por exemplo, não ficam satisfeitas quando esse contato é invasivo. Assim, quando você conhece melhor seus possíveis alunos, você pode atraí-los respeitando os limites impostos por eles.
2. Defina a rede para atrair alunos
As redes sociais não estão relacionadas diretamente com o ato da venda. De fato, a ideia é usá-las para consolidar relacionamentos, cuidando do seu cliente atual e estimulando clientes em potencial a se relacionarem com sua empresa.
Assim, essas mídias podem ajudar na consolidação da marca e no aumento do capital social e financeiro da instituição.
A rede ideal é aquela onde está o seu público-alvo. As empresas costumam utilizar muito mais o Facebook por conta do número de usuários, mas há também as que preferem utilizar o Whatsapp, na busca de um relacionamento mais direto com o cliente. Outras, optam pelo Instagram para um contato com maior ênfase no conteúdo visual, com imagens e hashtags que simbolizem as qualidades de seu negócio.
3. Elabore o conteúdo ideal
É preciso que você atraia a atenção do lead a partir de um conteúdo bem pensado, que seja original e com a qualidade necessária para manter os atuais e ganhar novos alunos.
Liste tudo aquilo que pretende desenvolver de acordo com o perfil do seu público. Após isso, você pode optar por criar seu próprio conteúdo ou contratar pessoas especializadas para tal.
Um recurso interessante é contar histórias sobre a instituição. Apresentar conquistas por meio de storytelling pode mostrar os seus valores e atrair. Para isso, também são recomendados alguns cuidados:
- Não se autopromova excessivamente;
- Cuide para que o conteúdo não seja repetitivo;
- Não seja excessivamente formal;
- Faça o uso correto de hashtags.
É esse conteúdo que vai determinar o seu sucesso com o uso das mídias sociais, portanto, não economize tempo e esforço, sempre levando esses cuidados em consideração durante a sua produção.
4. Forme uma comunidade digital sustentável
Uma comunidade digital sustentável é um conjunto de pessoas diferentes que interagem e colaboram entre si. Mas isso só acontecerá se os seguidores conversarem entre si e, não apenas, com o perfil da instituição.
Por isso, é preciso que os seguidores sejam incentivados a fazer isso. Se um deles passar por um problema, também é interessante que ele se sinta à vontade para expor isso na comunidade.
Assim, outro usuário que passou por algo parecido poderá respondê-lo, resultando em um ambiente muito mais favorável para um lead se tornar aluno.
5. Conquiste capital social
É muito importante que a sua instituição seja “bem falada”, instigando uma divulgação indireta. Afinal, não há como fugir das mídias sociais, pois as pessoas as utilizam o tempo todo e elas abrangem cada vez mais usuários.
Como consequência inevitável disso, se essas pessoas vão ou não falar da sua empresa (ou falar bem ou mal), vai depender do quanto você valoriza seu capital social.
Caso você não conheça, o capital social são as redes de relacionamento baseadas na confiança e na cooperação, que facilitam o acesso de indivíduos à informação e ao conhecimento.
Em outras palavras, é essencial interagir com o seu público por meio das mídias sociais, criando um relacionamento permanente e duradouro.
6. Monitore o que acontece nas redes
Monitorar as redes sociais pode ajudar a identificar comentários e dúvidas relacionados ao seu negócio. Para isso, é possível utilizar um software que consiga capturar e ordenar as informações para transformá-las em gráficos. Assim, fica mais fácil fazer análises sobre falhas e formar planejamentos mais detalhados.
Mas não se esqueça de que o consumidor de hoje é exigente, e quer mais que apenas a garantia de retorno: ele busca por velocidade na resposta para levar uma empresa a sério e se relacionar com ela.
7. Busque feedbacks positivos e negativos
Aqueles leads que já se tornaram alunos podem dizer muito sobre seus pontos fortes. Suas ações sempre trarão uma reação, seja a curto ou a longo prazo.
Planejar bem como agir nas redes sociais vai evitar que reações negativas sejam constantes. Mesmo assim, é preciso se preparar para todo tipo de resposta e sempre dar um retorno.
Além disso, experimente criar enquetes, participar de grupos de discussões e de outros espaços na página reservados para contatos e compartilhamento de ideias pelos alunos.
E lembre-se: tenha sempre alguém disponível e especializado para esse tipo de atividade – sobretudo com boa capacidade de escrita e comunicação para atender o seu público.
8. Desenvolva campanhas criativas
Em tempos em que as pessoas estão cada vez mais inseridas na era digital, é natural que a demanda por novidades — principalmente as capazes de atrair a atenção delas —, acompanhe esse crescimento.
No entanto, aproveitar essa dinâmica para atrair novos alunos não passa apenas pela criação de discussões ou postagens aleatórias no dia a dia.
É preciso pensar no todo e considerar as vantagens e desvantagens de cada tipo de mídia social. Confira algumas possibilidades:
Campanhas e eventos no Facebook
Fazer campanhas no Facebook, por exemplo, permite trabalhar com eventos (como um dia para os clientes levarem amigos e parentes para conhecerem e matricularem os filhos na escola, ganhando descontos nas mensalidades como consequência) e divulgá-los de diversas formas.
Uma delas é convidar as pessoas para eles, incentivando para que outras também o façam, além de complementar a divulgação com postagens que façam uso de textos, imagens e vídeos.
Mensagens rápidas e assuntos em evidência no Twitter
Já o Twitter, também pode ser um grande aliado no processo, pois permite divulgar mensagens rápidas e fazer o uso de hashtags, para colocar um assunto em evidência e facilitar para que as pessoas o encontrem.
Integração com o site e entre as redes sociais da instituição
Por fim, seja criativo ao integrar todas as plataformas. Dessa forma, você conseguirá criar campanhas muito mais completas e originais, podendo compartilhar artigos do seu site e/ou blog e integrar sua página oficial no Facebook com outras plataformas, como o Instagram e o Twitter, o que facilita que as pessoas o acompanhem em todas elas.
9. Compartilhe as vivências dos seus alunos
E se muito do que acontece na instituição pode ser usado para autopromoção dela, por que não usar isso a seu favor, não é mesmo? Como fazer isso? Mostre interesse pelo seu público, afinal essa é uma atitude indispensável para que ele também mostre interesse pela escola.
E como as redes sociais são um meio de troca e compartilhamento de informações, a instituição de ensino deve usá-las para interagir com seus alunos, divulgando suas conquistas diárias e ações positivas, além de eventos promovidos com a participação de todo o grupo escolar.
Para facilitar, tente fazer isso tudo da maneira mais criativa possível, usando uma linguagem que aproxime a instituição do seu público-alvo.
Por fim, não se esqueça: as redes sociais também são um espaço de entretenimento e diversão, por isso, não faça postagens rebuscadas demais e use essas ferramentas sem medo, para atrair mais alunos.
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