Captar alunos e, depois, mantê-los na sua escola não é uma tarefa tão simples quanto parece. Um bom jeito de conciliar as duas coisas é com um programa de indicação.
É preciso conquistar a confiança dos seus possíveis clientes de maneira que entendam que a sua escola será a melhor opção que farão e, depois, demonstrar com serviços e ações de fidelização que a opção continua sendo a melhor.
Por isso, é necessário pensar em ferramentas de captação de alunos e considerar as ações de retenção.
O que são programas de indicação?
Nenhuma lealdade no mundo dos negócios vem de graça e não basta que você fique aguardando que os seus clientes venham até sua escola ou indiquem-na por aí. É preciso ser proativo.
O recomendado é que você encante e recompense os seus clientes se quiser mantê-los fiéis aos seus serviços. Um programa de indicação é uma forma muito eficiente de fazer isso e também de conquistar novas matrículas.
O principal objetivo é estimular alunos e responsáveis a participarem ativamente do processo de inscrição, indicando novos alunos em troca de benefícios, que podem ser desde descontos na matrícula até sorteios de prêmios.
Antes de começar, é preciso definir bem quem será o seu público-alvo e quem poderá recomendar a sua escola; elaborar um canal para essas ações, definir o tempo para o tratamento da indicação e decidir como serão recompensadas as que forem bem-sucedidas.
Por que ter um programa de indicação na minha escola?
Responder a esta pergunta é muito simples: porque cria uma relação de proximidade com os alunos e consegue mantê-los motivados a seguirem o curso no qual se matricularam, culminando em sua rematrícula.
Clientes que chegam ao seu negócio através de indicações são quatro vezes mais suscetíveis a indicar sua escola para outras pessoas. Normalmente, eles gastam 200% mais que outros fregueses, segundo um estudo feito na Universidade da Pensilvânia.
Criar um programa de indicação que beneficiem os atuais alunos da sua instituição faz com que eles se sintam especiais ao receber um benefício e motivados a indicarem a sua escola.
Desta forma, os alunos novos que chegarem por meio de recomendações se sentirão acolhidos e bem recebidos pela escola. E o resultado disso é um ciclo de indicações e novas matrículas.
Vantagens: da captação de novos alunos à retenção
Você acabou de ver, acima, os motivos para implantar um programa de indicação na sua instituição de ensino. Agora, confira o que mais você pode ganhar com eles:
A) Investimento mais baixo
O custo que se tem com um programa de indicação é bem menor do que o que se gastaria com campanhas muito maiores para captação.
Quando falamos do custo do programa, podemos levar em conta todo o seu processo de criação que vai desde a divulgação até os possíveis brindes.
Portanto, ao optar por oferecer benefícios ao aluno que indica você tem a certeza de gastar somente com o que lhe trará retorno concreto.
B) Boas taxas de retorno
Geralmente, um programa de indicação traz boas taxas de retorno por possuírem uma estratégia direcionada e com objetivos bem definidos.
Em outras palavras, é um plano certeiro: você sabe exatamente o que espera com a oferta, sabe que seus clientes podem corresponder e tem praticamente certeza de surgirem novas oportunidades de negócios a partir disso.
C) Criação de vínculos estáveis
Há ainda a questão da construção de relacionamentos sólidos com o público, o que vai efetivamente contribuir para sua boa reputação em um longo prazo.
O cliente que se sentir especial e beneficiado se tornará mais fiel e ajudará a aumentar a credibilidade da sua escola, facilitando seu trabalho de prospecção e contribuindo imensamente para o sucesso do seu negócio.
Comece hoje mesmo
Há duas maneiras de um cliente fazer indicações: poucas acontecem de maneira natural, reconhecendo a qualidade da sua escola. Mas, a maioria somente ocorrerá se você tiver um bom programa de indicação.
O programa deve ser oferecido no ato da matrícula do aluno. Quando ele fechar um curso com sua escola, você deverá pedir que recomende um ou mais amigos para também estudar na sua instituição.
A ideia é que você ofereça brindes para cada indicação que efetivar a matrícula na escola. Assim, quanto mais recomendar, mais ele poderá ganhar.
Não peça aos seus alunos para indicarem sua escola sem oferecer-lhes algum suporte, que pode ser um cartão de visita, um link para o seu perfil em uma rede social, um panfleto ou qualquer tipo de material que descreva o que você faz e reforce o encaminhamento. O importante é que o aluno sinta que poderá tirar suas dúvidas em canais confiáveis e conheça todas as regras do programa.
O que oferecer?
Os incentivos são as formas de “recompensa” que você vai oferecer em troca das indicações e podem variar conforme o que achar melhor para o seu caso, mas nunca deixando de lado a fidelização. Então, listamos abaixo 3 opções:
Os incentivos são as formas de “recompensa” que você vai oferecer em troca das indicações e podem variar conforme o que achar melhor para o seu caso, mas nunca deixando de lado a fidelização. Então, listamos abaixo 3 opções:
- Descontos nas mensalidades;
- Benefícios, como bolsas de estudos;
- Brindes, que são dados após o fechamento do novo contrato.
Neste cenário, destacam-se as escolas profissionalizantes que souberem encantá-los, apresentarem uma proposta de qualidade, com a melhor relação de custo-benefício e, ainda, conseguirem manter proximidade após a efetivação da matrícula. Tudo isso ajudará não só na captação de novos alunos, como também, evitará a evasão escolar.
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