Investir num método de ensino que respeite o ritmo do seu aluno pode reduzir o abandono escolar, que é um dos maiores problemas enfrentados por instituições de ensino.
Sabemos que o abandono escolar é um dos problemas mais sérios envolvendo escolas de todas as modalidades, mas como a escolha do método de ensino pode resolver este cenário?
Continue a leitura deste artigo e entenda como isso acontece na prática.
O abandono escolar
Hoje em dia, não é difícil ver pessoas com dificuldades em manter uma boa frequência escolar durante todo o ano.
A grande quantidade de compromissos que temos todos os dias acaba por limitar o tempo para cada área da vida como trabalho, família e estudos.
As faltas vão surgindo aqui e ali, trazendo dificuldades no acompanhamento dos estudos e, consequentemente, defasagens no aprendizado.
Com a sequência de faltas, o aluno passa a ter ainda mais matérias para estudar, o que resulta em uma saturação de conteúdo a ser visto.
Aos poucos o aluno deixa de acompanhar as matérias e a sala, suas notas começam a cair e por fim ele desiste do curso.
Uma forma de mudar este cenário é escolher um método de ensino que respeite o ritmo do aluno, como veremos a seguir.
Método de ensino interativo que respeita o ritmo do aluno
Escolher um método de ensino não é fácil, pois existem diversas opções no mercado, portanto é importante medir os prós e contras de cada um.
Para o problema quase que crônico do abandono escolar, o método interativo pode ser uma boa solução.
O método de ensino interativo traz diversos benefícios para alunos e escolas, e a individualização é um dos seus aspectos mais importantes.
Por ser realizado no computador e de forma individual, as aulas dos cursos podem ser vistas e revistas de acordo com o ritmo do aluno.
O aluno só avança para sua próxima aula ao finalizar completamente a matéria atual, ou seja, mesmo faltando o estudante continuará seu curso de onde parou.
Ou seja, o método interativo acompanha o aluno ao liberar a próxima aula quando assim que ele der continuidade aos seus estudos.
Desta forma o aluno está sempre em contato com as suas matérias atuais e não há um acúmulo de conteúdo.
Logo, faltas e atrasos não comprometem o andamento nas matérias de forma que o aluno não desiste do curso.
Satisfação e retenção escolar
Quando o aluno de fato aprende tudo que é ensinado no seu ritmo, ele aproveita muito mais os novos conhecimentos.
Isso auxilia no aumento da satisfação do aluno em relação ao curso e à escola, o que resulta em uma maior retenção escolar.
Ou seja, tanto estudantes quanto escola podem se beneficiar bastante do método de ensino interativo.
Os alunos passam a aprender verdadeiramente e saem das escolas mais capacitados para o mercado de trabalho, enquanto que as escolas conseguem melhores taxas de retenção, resultando no sucesso do negócio.