Uma escola também é uma empresa, por isso, passa por períodos de decisões importantes que precisam ser tomadas. E tais decisões impactam o futuro da instituição.
Portanto, é importante que, nesses períodos, haja muito cuidado quanto às escolhas e as decisões. Um caminho errado pode prejudicar todo o futuro da escola, sendo necessária uma análise profunda de sua realidade.
Para isso, é importante considerar os prós e os contras das mudanças que se pretende realizar na instituição.
Além disso, é importante considerar o impacto que essas mudanças terão para pais e alunos, bem como para os funcionários.
Para conseguir dimensionar essas decisões e realizar esse estudo, muitas escolas fazem a análise SWOT. Por meio dela é possível entender a real situação da instituição, avaliando o contexto do cenário onde está inserida.
Por meio dessa análise é possível obter dados importantes que ajudam a definir objetivos e metas. Tudo isso porque essa ferramenta de gestão faz o planejamento estratégico das empresas e seus novos projetos.
Neste artigo, vamos explicar o que é essa análise, para quê ela serve dentro de escolas e outros tipos de empresa e como ela pode ajudar uma instituição de ensino.
O que é análise SWOT?
SWOT é uma sigla que, em inglês, significa “Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Em português, ela é conhecida pela sigla FOFA, que significa a mesma coisa “Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças”.
Todas as métricas dessa análise são basicamente divididas em duas categorias, sendo ambiente interno e externo.
O ambiente interno, local onde a escola ou empresa, tem o controle de seus resultados.
No caso de uma escola, é o local onde ela controla a qualidade de seus professores e o impacto dessa qualidade no aprendizado dos alunos.
E também o ambiente externo, que engloba fatores que estão fora do controle da instituição, como clima, taxa de juros, mudança de legislação, crises econômicas no país e no mundo entre outras.
Dentro do ambiente interno estão presentes as forças e fraquezas da escola; já no ambiente externo estão as ameaças e oportunidades.
Forças
São as características fortes que a escola ou empresa tem e que são vantagens sobre seus concorrentes. Pode-se usar como exemplo uma escola que:
- Tem salas de aula com aparelhos modernos;
- Possui sistema de gestão on-line;
- Aprova muitos alunos no vestibular;
- Tem baixo índice de inadimplência.
Nesses casos, essas características tornam a instituição de ensino mais forte do que os seus concorrentes.
Fraquezas
As fraquezas são as características que uma escola ou uma empresa possui, que a desfavorece perante a concorrência.
Um exemplo pode ser um alto índice de inadimplência ou uma instituição que não estabelece um bom relacionamento com os pais.
Oportunidades
Para escolas e empresas, as oportunidades são cenários favoráveis trazidos pelas influências externas.
Um exemplo disso pode ser aumento da procura por colégios bilíngues, ou então escolas que ofereçam intercâmbio ou high school.
Um cenário desse tipo pode, até mesmo, ser bem aproveitado por uma escola de idiomas. Ela pode divulgar melhor os seus cursos, aumentando a sua taxa de matrícula.
Ameaças
Estas são as circunstâncias que criam um ambiente desfavorável para a instituição, estando completamente fora de seu controle.
Um exemplo disso é um cenário de crise financeira com aumento das taxas de desemprego.
Tal situação pode levar a uma inadimplência maior por parte dos pais e responsáveis pelos alunos, ou ainda uma queda no número de matrículas.
Levando em conta esses fatores, torna-se ainda mais fundamental entender a importância da análise SWOT para escolas e muitas empresas.
A importância dessa análise
A análise SWOT é considerada uma das metodologias mais clássicas em administração e marketing.
Isso porque ela é muito utilizada no planejamento estratégico dos colégios e das empresas que desejam mudar o seu posicionamento.
Por meio dela é possível executar novos projetos, mesmo para pequenos negócios que ainda estão começando a desbravar o mercado.
Sendo assim, ela é importante porque consegue entender com riqueza de detalhes o cenário real em que a escola está inserida.
Além disso, identifica suas características internas, reduzindo riscos ao dar novos passos.
Ela também é importante para que a instituição de ensino consiga traçar estratégias de marketing mais efetivas, para alcançar muitos objetivos.
Dentre eles podem estar o aumento das matrículas, melhor colocação no mercado em que atua, ou ainda, se transformar em uma instituição especialista em aprovações no vestibular ou ENEM.
Diversos são os objetivos que a administração de um colégio pode ter.
O fato é que a análise ajuda as escolas de diversas maneiras, o que faz dela uma estratégia indispensável para essas instituições.
Como a análise SWOT ajuda as escolas?
As mudanças estratégicas que acontecem dentro de uma instituição de ensino podem ser muito delicadas. Isso porque essas mudanças interferem diretamente na vida escolar dos alunos.
Portanto, a aplicação de novos conceitos precisa acontecer de maneira consciente, sempre embasada em dados massivos sobre o mercado de atuação e a real situação da escola.
Dessa maneira, a análise SWOT ajuda os gestores do colégio a compreender de maneira mais ampla qual é a sua posição em relação aos seus concorrentes.
Também permite que eles conheçam profundamente o cenário para que possam se antecipar aos riscos e oportunidades externas.
Essa antecipação ajuda a indicar as melhores alternativas para agir, influenciando positivamente na tomada de decisão.
Isso permite que escolas possam se precaver em meio a uma crise.
Também estarão mais preparadas para aumento de taxa de inadimplência, o que as permitem uma preparação que reduz os impactos na área financeira.
Isso acontece porque a escola passa a ter condições de reservar uma verba destinada a diversas necessidades como reformas, trocas de materiais, entre outros.
Um dos pontos positivos dessa análise também é o fato de que ela é uma ferramenta simples, versátil e eficiente.
Por isso, ela passa a conhecer a realidade da instituição em sua totalidade, mesmo com pontos negativos.
Ela permite, por exemplo, que a instituição perceba se tem perdido muitos alunos e a razão dessa perda, como a falta de uma estratégia de retenção, por exemplo.
Outro fator que pode levar à perda de alunos é uma falta de comunicação com os pais. Seja qual for a razão, é possível encontrá-la por meio dessa análise para que as devidas ações possam ser tomadas, dentro de um prazo hábil.
Quando o gestor da escola toma conhecimento dos pontos fracos, consegue organizar melhor suas equipes.
Além disso, passa a encontrar maneiras que melhoram a comunicação com sua equipe, clientes ou, no caso da escola, com os pais dos alunos.
Como consequência disso há uma melhora nas estratégias de marketing voltadas para a retenção e rematrícula.
Portanto, é essencial que a escola ou a empresa aprendam mais sobre a análise.
Isso porque é fundamental estar por dentro dela para que haja um planejamento estratégico seguro, principalmente em momentos de transformação e readequação.
Nesses momentos é importante fazer a análise quantas vezes o gestor julgar necessário, pois somente dessa maneira é possível tomar decisões assertivas e criar as melhores estratégias.
Além disso, essas estratégias podem estar relacionadas ao objetivo de conquistar novos alunos.
Se aplicada ao marketing, a análise SWOT o torna um recurso ainda mais rico e eficiente, que pode trazer muitas vantagens.
Dentre elas a possibilidade de atrair novos alunos ao mesmo tempo em que retém os alunos mais antigos. Afinal, mantê-los despende menos gastos para a instituição do que conquistar novos.
A análise é uma ferramenta indispensável para manter a integridade de uma instituição de ensino, independentemente dos fatores externos e melhorando os fatores internos.
Ela permite uma visão completa e fiel da realidade da escola, para que as melhores decisões sejam tomadas. Mais do que garantir a saúde financeira da instituição, isso traz a possibilidade de aprimorar os serviços oferecidos para os alunos.
A partir disso, a instituição não só consegue manter uma realidade financeira e administrativa muito melhor, como também fortalece a sua imagem perante o seu público-alvo.
Atingir esse patamar de qualidade fica muito mais fácil por meio de uma análise completa e minuciosa que só a análise SWOT pode oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.