Muitas escolas profissionalizantes consideram os ambientes digitais como áreas de distração e lazer.
Porém as mídias sociais são mais do que quadros de divulgações de eventos, notícias ou um espaço para que alunos postarem suas opiniões sobre a instituição. As redes não só têm o poder de fazer com que os alunos sejam seguidores da escola, como também podem ajudar atrair futuros alunos.
Neste artigo vamos citar as mídias sociais mais conhecidas da internet e levantar os pontos positivos que possam agregar na fidelização de alunos e atrair novas matrículas para a escola profissionalizante.
Não use este canal só para divulgar fotos ou abrir espaço para discussões sem finalidade e sem resultados. Use o Facebook como seu aliado!
Crie canais de comunicação direta com seu aluno disponibilizando vídeos explicativos, partes das aulas e dicas de material complementar que possam ajudá-lo a melhorar o desempenho nas aulas.
Destine uma pessoa como administrador do canal para inserir alguns insights durante o dia, por exemplo, dicas de aprimoramento, enquetes e pesquisas de satisfação. Além disso coloque o administrador como responsável também pela moderação dos posts e mensagens. Para que possa responder rapidamente as questões dos alunos com orientações corretas e seguras.
Estimule os próprios alunos a divulgarem na página o resultado de seus progressos durante o curso, seja em forma de artigos, trabalhos desenvolvidos em aulas ou na forma de depoimentos sobre os benefícios alcançados com o curso.
O Twitter pode se tornar um poderoso canal de fidelização de alunos, então saiba usá-lo em potencial.Não crie uma página só para divulgar promoções ou campanhas, bem como evite postar links com longo espaço de tempo entre eles, a exemplo de dias ou semanas.
O Twitter é uma mídia social dinâmica e requer postagens constantes, por isso busque colocar no mínimo 10 postagens por dia com links para assuntos relevantes dos cursos ministrados pela escola.
Use a conta para divulgar um material gratuito como trechos de aulas gravadas em vídeos, conteúdos complementares e exposição de trabalhos aplicados nas aulas, dando ênfase ao progresso dos alunos.
Siga apenas contas que tenham total vínculo e assunto tratado nos cursos, ou que estejam de acordo com as ideais da escola. Sendo assim não siga celebridades, empresas concorrentes ou canais que não agreguem nenhum conhecimento aos seus alunos.
Em comparação as duas mídias sociais acima, o Whatsapp atualmente tem o poder maior de compartilhamento de informações no mundo digital.
É necessário disponibilizar um número de celular exclusivo para ser usado neste ambiente e deixar sob a responsabilidade de um funcionário que tenha o conhecimento de monitorar as informações relevantes e também evitar discussões foram do contexto da escola. Dando também todo poder e liberdade de incluir e excluir participantes.
É permitido que se crie outros grupos que se relacionem a escola, como grupos de cursos para que os alunos troquem informações e compartilhem conhecimentos em comum sobre as disciplinas.
Evite que os grupos de Whatsapp sejam utilizados para divulgação de vídeos inapropriados, além de textos ou notícias que não agreguem conhecimento ou ainda que prejudiquem no discernimento dos os alunos.
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