Outubro Rosa na Evolua

No dia 18/10 realizamos uma ação de conscientização do Outubro Rosa aqui na Evolua. A enfermeira Larissa Siqueira Gaspar bateu um papo com nossos colaboradores sobre o diagnóstico e a prevenção. Foram dois momentos: um café da manhã na unidade de Cravinhos e um café da tarde lá em Santa Rita.

Muita informação importante foi aprendida pelos nosso evolucionários como, por exemplo: o câncer de mama é o segundo motivo de morte entre as mulheres; um dos maiores fatores de risco é a genética e 1% dos homens podem desenvolver o câncer de mama. Sim, é verdade! A proporção é tão pequena que acaba nem virando estatística, mas acontece.

Outro ponto importante que Larissa ensinou foram os 12 sintomas a que devemos nos atentar: endurecimento das mamas, formação de sulco (afundamento), erosões na pele (parecendo espinhas), vermelhidão e dor, liberação de fluido desconhecido, buracos, protuberância (caroço), veia crescente, afundamento do mamilo, assimetria das mamas e pele com aspecto de casca de laranja.

Embora não seja totalmente evitável, o diagnóstico precoce é fundamental. Para que isso aconteça, é necessário realizar o autoexame frequentemente e fora do período menstrual. Notando qualquer sintoma estranho, a recomendação é procurar um médico para fazer exames mais precisos e, se for o caso, começar o tratamento imediatamente.

Assista à entrevista com Larissa Siqueira Gaspar

Deixe uma resposta