Matemática no Brasil: resultados alarmantes

Matemática no Brasil: resultados alarmantes

O ensino e a aprendizagem da matemática no Brasil mostram resultados alarmantes. Confira.

No último dia 06 de dezembro, foi notícia no Estado de São Paulo duas matérias sobre os números da Matemática no Brasil e os resultados foram alarmantes.

Tais dados mostram como o ensino da disciplina precisa melhorar para o desenvolvimento do país. Confira:

Notas do Pisa mostram abismo entre redes de ensino pública e privada.

As notas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) apontam para uma grande diferença entre as redes pública (federal, estadual e municipal) e privada de ensino no País.

Além disso, as escolas particulares brasileiras ainda têm desempenho menor que a média de países ricos em Ciências e Matemática.

Em Ciências, a média da rede federal foi de 517 pontos, seguida pela rede particular, com 487, por exemplo.

Confira os números do artigo de Isabela Palhares e Luiz Fernando Toledo no Estado de S.Paulo:

Leia o artigo aqui

70% dos alunos brasileiros de 15 anos não sabem o básico de Matemática.

Baixo desempenho nacional na disciplina é uma das principais conclusões do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), aplicado em 72 países.
Mais de 70% dos alunos brasileiros entre 15 e 16 anos não alcançam sequer o nível básico de proficiência em Matemática, isto é, são incapazes de resolver problemas simples envolvendo números.

O baixo desempenho nacional nesta disciplina é uma das principais conclusões do PISA, por meio de um teste aplicado no ano passado em 72 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em uma comparação com outras 13 nações de características socioeconômicas semelhantes às brasileiras – filtro feito pelo INEP, do Ministério da Educação (MEC) – o País só ganha da República Dominicana.

Confira os números do artigo de Luísa Martins no Estado de S.Paulo aqui:

Confira o artigo aqui

Como apoio ao aprendizado, a Evolua Educação lançou neste ano o Evolua Matemática, conteúdo interativo e lúdico para motivar os alunos ao aprendizado da disciplina.

Conheça o Evolua Matemática

 

Deixe uma resposta