Entre as estratégias de captação de clientes, o marketing sazonal é uma das mais interessantes. Quando se trata do meio educacional, ela pode ser aplicada perfeitamente. Os períodos podem variar, mas o importante é que a instituição saiba utilizar a data da maneira mais adequada, despertando o interesse do aluno em potencial.

É possível ter um aumento significativo na taxa de matrículas em diversos momentos durante o ano com o marketing sazonal. Que saber como? Acompanhe o post e conheça mais sobre essa estratégia.

Entenda o conceito de sazonalidade

Sazonal: adjetivo que se refere a algo temporário, que acontece em determinadas épocas. Neste caso, datas comemorativas, eventos ou períodos específicos.

Esses períodos podem ser as estações do ano, datas como Natal, dia das crianças e até mesmo férias. Alguns eventos também têm sua sazonalidade definida. A Copa do Mundo de futebol, por exemplo, acontece de quatro em quatro anos, assim como as eleições presidenciais.

Saiba mais sobre o marketing sazonal

Alguns produtos e serviços têm sua procura maior em determinadas épocas do ano ou datas propriamente ditas. Um exemplo simples é a Páscoa. Nesse período que antecede a data são vendidos muitos chocolates e ovos de Páscoa. Sabendo disso, o marketing em cima desses produtos é intensificado.

O marketing sazonal é uma estratégia de vendas ou conversão voltada para aproveitar determinadas datas ou períodos para impulsionar a venda de produtos ou serviços.

Há uma infinidade de possibilidades que podem ser aproveitadas utilizando a sazonalidade para aplicar uma estratégia de marketing, valorizando seu produto e deixando evidente sua relevância dentro daquele período ou data.

Aproveitando as oportunidades

É importante ter em mente que o marketing sazonal vai muito além de datas comemorativas ou períodos específicos. Uma boa estratégia define antecipadamente quais datas podem ser aproveitadas e já prepara as ações.

Entretanto, é preciso estar atento aos acontecimentos para ter ações pontuais e factuais. Saber aproveitar situações de última hora é a chave para se destacar a frente dos concorrentes.

Estar sempre atento às demandas da sociedade ou os acontecimentos que estão em pauta no país é fundamental para sempre produzir ações de marketing atrativas.

Aplique o marketing sazonal no segmento de ensino

O segmento de ensino tem seus próprios períodos de intensificação das ações de marketing. Início e fim de ano talvez sejam os principais. Entretanto, como o segmento de ensino é vasto, é preciso estar atento às oportunidades e ter flexibilidade para aproveitar períodos de alta demanda. Alguns exemplos devem ajudar.

Os períodos de fim de ano são ótimos, pois as instituições podem aproveitar a época para propor a matrícula visando o próximo ano letivo. O mesmo pode ser feito no mês de junho, na virada de semestre. Tanto para escolas quanto para faculdades e cursos, o período representa o ingresso na segunda metade do ano.

Para cursos esse período é ainda mais proveitoso, pois a maioria não segue um calendário regular, de janeiro a dezembro.

As escolas profissionalizantes também têm ótimas possibilidades de marketing sazonal. A maioria das profissões têm suas datas comemorativas, o que é ótimo para promover os serviços da sua instituição.

Agora que você já sabe a importância do marketing sazonal, curta nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!

 

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar