Motivação, conteúdo prático, ideias, novidades exclusivas, troca de experiências e integração. Com essas palavras é possível resumir o clima da 1ª Convenção Evolua, que aconteceu no dia 29 de janeiro, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, no Stream Palace Hotel.
O evento reuniu escolas parceiras e trouxe uma variedade de sotaques de todas as partes do país. Vieram caravanas como de Alto Paraíso (RO), Manaus (AM), Itaituba e Castanhal (PA), passando por Fortaleza (CE), Arapiraca (AL), Belo Horizonte, Viçosa, Araxá e Coronel Fabriciano (MG), Aracruz (ES), São Paulo, Atibaia e Leme (SP), Campo Grande (MS), Paranaguá (PR), Blumenau (SC), Bento Gonçalves e Alvorada (RS), entre outras. Uma verdadeira efervescência de conhecimento, ideias, intercâmbio de opiniões e experiências, que explicam porque a Evolua é o maior sistema de ensino interativo do país, com uma base atual de 150 mil alunos ativos.
Na abertura do evento, a plateia foi recebida pelo diretor executivo da Evolua Educação, Luciano Cornetti. Ele agradeceu aos proprietários, coordenadores e instrutores que vieram para a Convenção e falou sobre o momento histórico para a empresa. “Como um dos sócios e diretor, quero que vocês saiam daqui com uma convicção: a Evolua é uma empresa que está sonhando grande, sempre apoiada num aprendizado por referência, com foco em melhorar os resultados das escolas parceiras em todos os aspectos”, comentou.
A Convenção aconteceu durante todo o dia com palestras e workshops, mas muitos clientes chegaram antes para conhecer a sede da Evolua em Cravinhos, fazer treinamento na escola modelo e aproveitaram para começar a troca de ideias na véspera, o que se estendeu num happy hour após a convenção.
Durante o evento, a gerente de marketing da Evolua, Daniela Lui, apresentou o workshop “Como fazer a gestão de marketing e implantar as campanhas 2016 na sua escola”. Segundo ela, o caminho que as escolas devem seguir para terem sucesso é o da diferenciação. “O empresário precisa fazer uma escolha: ou vai brigar por preços (e essa briga é cruel e perigosa) ou vai se diferenciar da concorrência com apoio das ferramentas do marketing e se colocar num patamar muito acima das outras escolas”, apontou. Assuntos como geração de valor para busca da diferenciação, perfil do aluno de hoje, investigação da concorrência, estratégias de preços, pontos de venda e comunicação estiveram no foco do workshop, além da apresentação da linha de campanhas da Evolua para Escolas Parceiras e o Lançamento da Campanha “Conquiste seu Futuro Profissional”.
“O Marketing Digital para Escolas: como usar as mídias sociais para melhoria de resultados” foi tema de palestra da especialista no assunto, Paola Miorim. Ela mostrou o impacto das redes sociais e falou sobre como ferramentas como facebook e instagram podem alavancar a performance e o crescimento das escolas. “O mundo hoje está hiperconectado e as pessoas precisam compreender a força desta conexão”. Paola destacou que o meio digital gera constantes oportunidades para as pequenas empresas trabalharem melhor a sua imagem, mais próximas do público-alvo.
Tecnologia – lançamentos de Novos Cursos e Ferramentas deram tom à fala do gerente de desenvolvimento de produtos, Anderson Ilaris, que dividiu a apresentação sobre “Oportunidades de Negócios e Crescimento para as Escolas”, com Thiago Fernandes, gerente de Expansão da Evolua Educação. Os dois falaram sobre os novos cursos que logo estarão na grade e trarão para as escolas parceiras novas oportunidades de ganhar mercado, além de ferramentas que atrairão mais alunos e atualizações importantes nos cursos.
Já o gerente de relacionamento, Thiago Mariano, mediou uma Rodada de Melhores Práticas, com apresentação de ferramentas para melhoria da performance das escolas. Ele também conduziu a cerimônia de certificação das primeiras escolas reconhecidas pelo Sistema de Ensino pela sua excelência em qualidade. Ao todo, 55 escolas receberam a Certificação Evolua. “Iniciado há mais de um ano, o processo de certificação de uma escola do Sistema Evolua envolve uma série de treinamentos e avaliações focados na melhoria da qualidade, da gestão e da performance, por meio de resultados mensuráveis”, explicou. Esses treinamentos fazem parte de um programa que passa pelas diversas áreas da escola: administrativo, financeiro, pedagógico, comercial e marketing.
No encerramento, todos participaram de um workshop sobre as melhores práticas de gestão, com o professor da FGV, Marcelo Jabur. O palestrante falou sobre gestão do tempo, vantagens competitivas, pessoas e empresas proativas que se destacam no mercado. Segundo ele, toda empresa precisa focar suas ações em “três objetivos principais: ganhar, reter e crescer”.
Avaliação
Para a gerente da escola parceira SENAP de Fortaleza, Mônica Campos, o evento foi muito importante para todos se conhecerem, trocarem experiências e darem um apoio uns aos outros. Ela coordena uma rede de seis escolas na região metropolitana da cidade e uma em Ipatinga (MG). Ao todo são 5 mil alunos.
Milena Nápoles Vilela Monteiro, proprietária de escolas em Aracruz, no Espírito Santo, aprovou a iniciativa da Evolua em realizar o evento. “A ideia da convenção foi muito legal. Nos trouxe suporte e tenho certeza de que vai ajudar muito, principalmente por conta das noções de marketing”, expressou.
Peter Alexandre M. Rauber, veio de longe e garantiu que valeu a pena. Ele é de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e dirige sua escola já há 18 anos. Há dois anos trabalha como parceiro da Evolua. “Os produtos da Evolua são fantásticos. É o melhor método de ensino que conheço, mas a qualidade não está só nos produtos. Há profissionais por trás do método que dão suporte total. Há um comprometimento muito forte, isso faz muita diferença”, revelou. Sobre a Convenção, Peter avaliou a transmissão dos conteúdos apresentados com uma troca de experiências muito válida e deixou um conselho: “para dirigir uma escola é preciso ter humildade e assumir que não se sabe tudo. Eu vim aqui para aprender”, concluiu.
2 comentários
Foi muito bom participar, parabéns pela iniciativa, espero a próxima. Renato-Atualmidia
Valeu, Renato! Obrigado pela presença e pelo elogio. Logo divulgaremos a data da próxima.