Saiba como utilizar todo o potencial das mídias sociais para atrair alunos!

Estar online já deixou de ser uma estratégia secundária para aumento de lucratividade. Hoje, ela é uma alternativa cada vez mais importante, até mesmo para a sobrevivência de qualquer negócio.

No caso de uma instituição de ensino, que busca atrair alunos, em sua maioria jovens, marcar presença nas mídias sociais é se aproximar desse público.

Ter um perfil numa rede social pode garantir muitos seguidores, mas nem sempre isso resulta no aumento das matrículas em sua instituição. É preciso buscar dois princípios básicos: a humanização e o relacionamento.

Por isso, confira nossas 10 dicas de como utilizar todo o potencial de sua rede social para atrair alunos!

1. Conheça seu público-alvo

Você está oferecendo um serviço que vai estabelecer uma relação de longo prazo com o seu cliente. Desta forma, é muito importante que você direcione bem a sua oferta para garantir que os leads tornem-se alunos.

Isso se faz com mais eficiência quando você conhece bem o seu público-alvo: onde está, quais as mídias mais acessadas, seus principais interesses, dificuldades e como se relaciona. Assim, você pode definir personas e comportamentos para alimentar seu planejamento.

2. Defina a rede

As redes sociais não estão relacionadas diretamente com o ato da venda. Mas ajudam na consolidação da marca, criam relacionamentos com as pessoas e auxiliam no aumento do capital social da instituição.

A boa rede é aquela onde está seu público-alvo. As empresas costumam utilizar mais o Facebook por conta do número de usuários. Mas há aquelas que optam, por exemplo, pelo Whatsapp por conta do relacionamento direto com o cliente.

O fato é que cada rede possui características próprias e, dependendo da necessidade da empresa, ela pode definir estratégias diferentes de atuação. Sendo assim, defina com base no perfil do seu público.

3. Elabore o conteúdo certo para atrair alunos

É preciso que você atraia a atenção a partir de um conteúdo bem pensado, que seja importante para ele. Do contrário, o contato não continuará e não haverá chance dele se tornar aluno. Por isso, pense o material com cuidado e seguindo os dados coletados.

Um recurso importante é contar histórias sobre a instituição. Por exemplo, citar casos de alunos que se capacitaram profissionalmente na sua escola e conquistaram um emprego. Apresentar conquistas desse jeito mostra os seus valores e atrair simpatias.

Vídeos têm se tornado cada vez mais populares na rede. Como eles costumam ter uma absorção de conteúdo mais fácil do que os textos, é bem provável que ao criar campanhas de vídeos sua informação seja melhor assimilada pelo público.

Facebook, Twitter e Instagram já permitem o uso dessa ferramenta em seu sistema, o que tem servido para muitas empresas divulgarem informação de maneira mais leve e assertiva para os consumidores.

Uma dica: invista em vídeos que entretenham seu público. Como são pessoas mais jovens e costumam acompanhar canais mais voltados ao entretenimento no YouTube, você pode seguir essa linha para viralizar seu conteúdo.

4. Forme uma comunidade digital sustentável

Uma comunidade digital sustentável é um conjunto de pessoas diferentes que interagem e colaboram entre si. Mas, isso só acontecerá se os seguidores conversarem entre eles e, não apenas, com o perfil da instituição.

Por isso, é preciso que os seguidores sejam incentivados a agir dessa maneira. Se um deles passar por um problema, é interessante que ele se sinta à vontade para expor isso na comunidade, para que outro usuário, que passou por algo parecido, o responda. Assim, cria-se um ambiente mais favorável para um lead se tornar aluno.

5. Conquiste capital social

É muito importante que a sua instituição seja “bem falada” no ambiente online, o que nada mais é do que uma publicidade indireta, que contribui de maneira significante para atrair alunos interessados em seus serviços.

Este é o capital social: redes de relacionamento baseadas na confiança e na cooperação, que facilitam o acesso de indivíduos à informação e ao conhecimento.

Mas só é possível manter esse capital desenvolvendo um bom conteúdo e com uma boa comunicação sobre a sua escola.

6. Atente-se às tendências

Uma das principais características do ambiente online é a sua capacidade de inovação. Dessa forma, de tempos em tempos uma novidade surge e conquista significativa audiência. Por essa razão, é preciso ter atenção especial às tendências que começam a aparecer e procurar entender as peculiaridades de cada canal.

Por exemplo, quem se adaptou ao Orkut, como meio de promover uma empresa, certamente teve que repensar suas ações quando o Facebook se tornou a rede social mais importante.

Os canais têm suas características específicas e por isso se adaptar a eles é uma vantagem. Esteja sempre de olho nas tendências para não ser surpreendido.

7. Ofereça serviço de atendimento

As redes sociais sociais têm um enorme potencial para manter relacionamento com o consumidor. Quando você percebe isso, entende que elas são ferramentas tão, ou até mais, importantes que o balcão de atendimento da sua escola ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Sendo assim, é preciso organizar sua atuação no ambiente online de modo que o atendimento oferecido por sua empresa seja útil aos consumidores.

Se cliente acessa o perfil da sua escola no Facebook, faz uma pergunta e recebe uma resposta rápida e esclarecedora, você obtém um importante diferencial competitivo em relação à sua concorrência.

Por isso, não deixe de preparar sua equipe para lidar exclusivamente com o atendimento via redes sociais.

8. Trabalhe com cronogramas e periodicidade

Além de oferecer conteúdos de qualidade, é importante garantir a frequência dessas postagens. Não deixe de criar uma rotina de publicações para mostrar ao seu público que você tem presença online.

Como nas redes sociais existe espaço para muitas pessoas e empresas, é natural que uma postagem eventualmente se perca entre tantas informações disponíveis. Quando você trabalha com uma periodicidade as chances da sua mensagem chegar às pessoas é muito maior.

Uma dica é trabalhar com, no mínimo, três publicações por dia e em horários diferentes. Você pode criar uma postagem diferente para cada. Isso certamente ajuda a aumentar a sua visibilidade na rede.

9. Monitore para atrair alunos

Esteja sempre atento ao que terceiros falam em relação ao seu empreendimento nas redes sociais! Monitorar pode ajudar a identificar comentários e dúvidas.

É possível utilizar um software que consiga capturar e ordenar as informações e transformá-las em gráficos. Assim, fica mais fácil fazer análises sobre falhas e formar planejamentos mais detalhados.

Mas não se esqueça de que é importante cuidar dos comentários e das dúvidas direcionados à sua instituição. O consumidor de hoje exige velocidade na resposta para levar uma empresa a sério.

10. Busque feedbacks

Aqueles leads que já se tornaram alunos podem dizer muito sobre seus pontos fortes. Procure esses alunos e os questione diretamente sobre as qualidades de sua instituição. Mostre também o conteúdo da rede social e peça opiniões sobre ele.

Além disso, é possível criar enquetes, participar de grupos de discussões e de outros espaços na página para contatos e alunos expressarem ideias.

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