Confira como a administração escolar é de suma importância para o sucesso da sua escola.

A administração escolar visa ajustar e organizar diferentes setores de uma instituição para que ela funcione de forma harmônica.

A gestão escolar deve ser praticada constantemente no cotidiano da escola para que o negócio flua sem entraves para o progresso.

Por isso, não é algo completamente simples e exige conhecimentos específicos de cada segmento da empresa.

Então, se você deseja ter uma escola que funcione bem em todos os aspectos, é essencial conhecer as melhores práticas administrativas.

Continue lendo e entenda melhor como realizar uma administração de escolas corretamente e como é importante para o sucesso do seu negócio.

O que é administração escolar

A administração é a organização e aplicação de todas as condições essenciais que uma instituição de ensino precisa para progredir cada vez mais.

Somente através dela é possível realmente mobilizar alunos e equipe para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Mas para que sua gestão flua bem e produza o resultado esperado é importante entender os pilares de uma escola.

Existem alguns pilares fundamentais para a aplicação das melhores ferramentas de gestão, que veremos a seguir.

Ao unir pilares e ferramentas é possível organizar todas as faces de uma escola de forma que a mesma atinja todo o seu potencial.

administração escolar para escolas profissionalizantes

Pilares da Administração Escolar

Administração Pedagógica

Oferecer uma forma eficiente de aprender é um fator de destaque para qualquer escola, o que mostra a grande importância da gestão pedagógica escolar.

A pedagogia é o pilar mais importante para uma instituição de ensino e por isso deve ser muito bem desenvolvida.

Estabelecer metas que tenham como foco melhorar as práticas educacionais da escola e descobrir maneiras de ensinar melhor é o objetivo da administração pedagógica.

Para isso, reúna os seus melhores profissionais para a sua equipe escolar e desenvolva práticas realmente funcionais, simples e aplicáveis em diversas situações.

Criem estratégias para ensinar melhor, otimizar processos de aprendizagem, motivar e envolver alunos e professores para um ambiente escolar harmônico.

Durante este exercício, tenha em mente que estas práticas precisam ser atualizadas constantemente a fim de encontrar as melhores opções para todos.

Gestão administrativa

A gestão administrativa é responsável por todos os recursos presentes na instituição de ensino.

Uma instituição de ensino só pode ser eficiente quando os seus recursos estão bem distribuídos e organizados.

Neste pilar a instituição deve ser vista como uma empresa e por isso deve utilizar todas as ferramentas que conseguir para ficar das melhores condições de funcionamento.

É responsabilidade desse pilar planejar estrategicamente, organizar e administrar os recursos físicos, materiais e financeiros, compras, manutenção de bens patrimoniais, por exemplo.

Além disso, organizar o ambiente escolar, usar tecnologias para melhorar processos em todos os setores e garantir o uso correto dos materiais da escola.

Aqui, você pode conferir um artigo sobre como manter a sua secretaria escolar organizada.

Administração financeira

A gestão financeira fica incumbida de cuidar de todos os gastos e ganhos da instituição de forma organizada e estratégica.

Sua função é manter a atividade da empresa com todos os recursos à disposição dos alunos e funcionários, além de oferecer lucro para a instituição.

É responsabilidade deste pilar manter o fluxo de caixa organizado, a inadimplência sob controle, definir orçamentos e prestar contas sobre gastos.

Nesta etapa também devem estar presentes todos os investimentos necessários para as diversas melhorias a serem implantadas.

Afinal, é a partir dos recursos financeiros que a escola poderá oferecer as melhores condições para o processo de aprendizagem.

administração escolar

Administração dos recursos humanos

O que representa uma instituição de ensino sem colaboradores motivados? A resposta é: absolutamente nada.

Apenas com uma equipe de ponta que receba atenção e respeito você oferecerá um ensino de qualidade aos seus alunos.

A gestão dos recursos humanos tem como papel fundamental motivar e engajar a equipe escolar com os objetivos da empresa.

É importante criar um ambiente que estimule a equipe para contribuir com o rendimento da escola. Veja algumas ideias:

  • Crie forma de engajar a equipe com o ensino, a proposta da instituição e os resultados e saiba distribuir as tarefas entre colaboradores.
  • Invista no aprimoramento dos colaboradores, além de avaliá-los e orientá-los sobre como corrigir seus erros, ressaltando pontos fortes.
  • Mantenha um clima de cooperação, entrosamento e respeito entre os colaboradores e use ferramentas que possam auxiliar nas tarefas do cotidiano.

Gestão da Comunicação

A comunicação escolar deve ir além dos muros da instituição e envolver equipe e alunos.

É através dela que os colaboradores entendem a proposta da instituição, suas prioridades e como podem influenciar nos resultados.

Além disso, com a gestão da comunicação a escola pode engajar alunos para o foco no aprendizado e motivá-los para os estudos.

Para isso, é importante tomar o cuidado de informar alunos e responsáveis sobre diversos aspectos da escola e dos cursos.

Alguns aspectos são: atividades da instituição, tarefas propostas pelos professores, notas, frequência, ocorrências, calendário de eventos e comunicados.

Gestão de tempo e da eficácia dos processos

A perda de tempo representa uma grande parcela de prejuízo para qualquer escola e representa a falta de processos.

A gestão do tempo relaciona-se diretamente com a produtividade dos setores e com a eficiência dos processos de uma escola.

No dia a dia é comum não percebermos pequenos erros, pois estamos acostumados com uma rotina.

Por isso a otimização de processos é uma forma de ter resultados ainda melhores na sua escola.

Preste atenção em todas as etapas dos processos da sua escola para conseguir mapear e identificar fatores de atraso ou que prejudicam cada setor.

Para ajudar você a administrar melhor sua escola, pense nestas perguntas e reflita sobre as respostas:

  • Quais são os maiores problemas da escola?
  • A quais setores esses problemas estão relacionados?
  • Quais tarefas precisam de mais tempo para serem concluídas?
  • Quais tarefas envolvem mais colaboradores?
  • Quais são os colaboradores envolvidos nessas tarefas?
  • Quais tarefas trazem mais retorno para a escola?
  • Quais tarefas podem ser automatizadas?
  • Como posso otimizar tais processos?

#Dica: uma tabela de prioridades pode ser um meio eficaz de organização do tempo de cada funcionário!

Conclusão

Manter a gestão escolar em perfeita harmonia e funcionando bem não é fácil, mas é imprescindível para qualquer escola que queira crescer.

A gestão é uma forma de organizar e administrar seu negócio para o sucesso, oferecendo as melhores condições para alunos e colaboradores crescerem.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar