Os influenciadores digitais são protagonistas no cenário da propaganda atual. Com audiências que chegam na casa do milhão, esses produtores de conteúdo ampliam qualquer mensagem. Para uma marca, ser mencionada em um post de um influenciador vale ouro. Considere incluir algum desses nomes na sua próxima campanha de divulgação online.

A opinião de um influenciador — também chamado pelo termo em inglês, influencer — vale muito na internet. Essas pessoas cativam seus públicos oferecendo conteúdos relevantes, comentando as melhores escolhas e mostrando um pouco de sua vida. Aqui, separamos alguns influenciadores digitais.

É como se fosse um amigo aconselhando a experimentar um produto — mas com um potencial de impacto imenso. Entenda mais no post que preparamos!

Aproveite também para conferir como fidelizar alunos através das mídias sociais esse post sobre mídias sociais.

Quem são os influenciadores digitais?

Eles não são necessariamente famosos, embora alguns tenham status de celebridade. Influencers conquistam relevância por apresentar conteúdos que interessam seus públicos, formando uma base de seguidores através das redes sociais. Os mais famosos estão no YouTube e no Instagram. Confira os 98 canais mais relevantes no Brasil aqui.

Os influenciadores digitais geralmente produzem posts ou vídeos em que expõem suas opiniões e suas rotinas. Em parceria com marcas, atrelam produtos a esses conteúdos. Dessa forma, a mensagem atinge um grande número de potenciais clientes, através da disseminação das redes sociais. Os índices de sucesso são curtidas e visualizações.

O segredo dos influenciadores é a intimidade que criam com seus públicos. Por isso, tudo o que recomendam ganha um enorme potencial de sucesso. Diferentemente da publicidade tradicional, que se vale de atores ou celebridades “distantes” da audiência, o influenciador digital fala diretamente com o consumidor. Você pode conferir cases de sucesso sobre digital influencers aqui.

Como inserir os influenciadores digitais no contexto da educação?

YouTubers Instagrammers específicos da área de educação são raros no Brasil. Mas existem canais e perfis que tratam de assuntos que podem ser relacionados à área. Profissão, por exemplo. Que tal propor uma parceria para um influenciador digital que fala sobre a escolha profissional, divulgando os cursos direcionados ao mercado de trabalho? Ou um curso profissionalizante?

Mas isso não significa que a atuação desses profissionais fica restrita em relação à educação. Qualquer digital influencer de grande audiência pode se interessar em oferecer conteúdos relacionados ao ensino e à profissionalização, dois assuntos de interesse bastante amplo. Basta escolher aquele que fala com o público que você almeja conquistar. Aqui, você pode conferir 10 dicas incríveis de mídias sociais para atrair alunos.

Para identificar esses influenciadores, utilize ferramentas como Trackr, Klout ou Twitalyzer. Esses serviços cruzam dados como seguidores, curtidas, assuntos abordados e vão lhe apontar os mais adequados para a sua campanha.

Defina uma estratégia digital

Você quer divulgar a escola, como um todo, ou um curso ou produto específico? Tenha isso em mente quanto criar a parceria com o influencer. Ofereça materiais, como textos e imagens, que servirão de guia para o profissional. Que tal um vídeo abordando escolha profissional ou um post no Instagram com dicas para escolher o melhor curso?

O digital influencer pode trabalhar via publipost — que é pago — ou mediante troca, quando ele se interessa por algum serviço oferecido por você. Normalmente, possuem agências ou empresários que negociam essa parte. Confira algumas informações importantes sobre o publipost  aqui.

Defina com ele a melhor forma de tocar a campanha: quais serão os assuntos abordados, quantos post serão feitos, quais os objetivos a serem atingidos. E não esqueça de conferir as métricas, ou seja, os dados de audiência que o profissional precisa lhe informar ao final do trabalho.

Você pode acessar essa matéria pra entender como o marketing digital pode te ajudar na captação de alunos.

Com estas dicas e uma boa parceria, você vai alavancar seu negócio lançando mão da ajuda dos influenciadores digitais. Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais para ampliar esse debate!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar